Mortes e concorrência no FoodService.

No alt text provided for this image

O mercado de bares e restaurantes tem passado por diversas transformações devido à chegada da tecnologia, essas transformações fazem com que os serviços oferecidos de comida fora de lar melhorem exponencialmente. E além de criar novos mercados já estão criando concorrência.

Em contrapartida com as redes sociais os bares, restaurantes e casas noturnas têm cada vez mais capacidade de alcançar maiores públicos e divulgar seus eventos em uma escala macro, através da tecnologia, criando páginas no facebook, instagram, twitter ou mesmo criando seus próprios apps, sites, links patrocinados, entre outras ferramentas disponíveis, ou seja, hoje a capacidade de atingir muitas pessoas com via rede sociais e internet é extremamente utilizado e os bares, restaurantes e casas noturnas precisam dessas ferramentas para gerar receitar e assim atrair clientes.

Aí vemos a controvérsia, o mercado é tão grande e com uma concorrência feroz, oceano vermelho, como aquele descrito na Teoria de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2005), com os tubarões lutando pelas fatias de mercado e o tornam vermelho de tanto sangue (concorrência). Ou seja, existem ferramentas para alavancar as vendas, porém elas tornam-se caras e ineficazes quando colocadas em um oceano vermelho. 

Por se tratar de um número grande de concorrentes por mais que a comunicação tivesse tido uma evolução do antigo folder para o post, patrocinado ou não, ainda sim o estabelecimento pode fazer muito pouco à curto prazo diante de um dia atípico de pouco movimento, ou mesmo quando o seu negócio deixa de ser “badalado”. O que torna extremamente frustrante a sua participação ativa para alavancar o negócio e gerar receita.

Outro ponto importante que enxergamos como uma oportunidade de mercado é que existe uma forte concorrência e pólos regionais que são conhecidos por alocar os bares e restaurantes o que torna a competição extremamente difícil e cara. Pois o que o estabelecimento irá oferecer são os mesmos produtos e serviços (com pequenas parcelas de diferenciação), igual aos outros estabelecimentos, porém em locais descentralizados a busca por visibilidade tende a ser mais cara, adicionando ainda a sua força de entrar competitivamente no mercado!

E aí colocamos um outro fator, se você está fora das regiões mais bem vistas para tal tipo de segmento o seu negócio começa a ruir…triste realidade. Aí a importância da tecnologia!

Mas, as famosas foodtechs elas fazem bem? 

Podemos claramente enxergar a contribuição desses unicórnios para o setor, porém a que preço? Pelo menos 1/4 do seu faturamento é levado por essas empresas, que chegam para ajudar, porém a um custo alto, bem alto por sinal. 

Mesmo assim, a mortalidade dos restaurantes e bares aumentam a cada ano, o que torna as estatísticas assustadoras. Vamos as fatos: 

  • 60% dos negócios (físicos) fecham em menos de 5 anos. (IBGE)
  • 50% dos bares e restaurantes fecham antes de completar 2 anos de vida. (ABRASEL — Associação brasileira de bares e restaurantes)
  • 28% dos bares e restaurantes fecharam o segundo semestre de 2019 operando no prejuízo. (ABRASEL)

O mercado de foodservice está em expansão e a oportunidade é enorme para novas tecnologias serem desenvolvidas e ajudar ainda mais esses negócios a se manterem de pé! 

Por todos esses motivos está surgindo a kanGO! Para resolver parte desses problemas apresentando e se tornar a ferramenta ágil, direta e com preço justo para todos os negócios do Brasil!

Viemos para tornar o seu negócio mais integrado com o mercado e trazer establidade ao negócio...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos