Motores de busca ou mídias sociais: onde investir meu budget de propaganda?
Essa pergunta sempre acompanhou o profissional de marketing ao longo de toda sua carreira: a escolha de Sofia. Onde investir seu budget? Publicidade? Marketing direto? Talvez eventos? TV, rádio, jornal ou revista?
Se antes as opções já eram muitas, imagine agora com as plataformas digitais: internet, redes sociais, mobile, etc. O que já era difícil ficou ainda mais desafiador. Saber onde aplicar seu dinheiro pra ter o melhor retorno possível.
Mas no post de hoje vamos simplificar um pouquinho. Vamos partir da premissa que você decidiu investir parte do seu budget em publicidade digital mas não sabe se deveria fazê-lo no Google ou no Facebook, por exemplo. Em termos de utilização, não será por aí que você terá sua resposta: ambas crescem exponencialmente em todo o mundo. O mercado de anúncios pagos na web cresce nos EUA a uma taxa de 26% ao ano. E a publicidade nas redes sociais não fica atrás: espera-se que ela represente neste ano 29% dos gastos digitais.
Vamos então tentar dar uma clareada nesse assunto apresentando os prós e contras de cada uma das duas opções. Verifique o que mais se aproxima dos seus objetivos de negócios e das características da sua empresa e de seus clientes.
1 - Motores de Busca
Prós
- A maioria dos consumidores que descobrem a sua marca através de um motor de busca está lá com a intenção de comprar, resultando em aumento do tráfego e conversões mais elevadas.
- Pesquisa permite marketing direcionado. Você não tem que sair à procura de seu público-alvo; as palavras-chave que eles usam os encaminham para você.
- Usando analytics você pode descobrir exatamente que palavras e frases os consumidores estão procurando e alterá-las em seu conteúdo.
- É a maneira mais rápida e prática de colocar a sua marca e os seus produtos nos motores de busca da web.
Contras
- A concorrência é feroz. Ela exige um investimento substancial de recursos e de tempo, especialmente em um mundo onde algoritmos de SEO estão mudando continuamente.
- É preciso estar no alto da primeira página de resultados para ser notado. Pesquisas demonstram que 75% das pessoas não navegam para a segunda página.
- Algumas das palavras-chave que você realmente queria para se posicionar bem podem estar fora de alcance por tempo indeterminado.
- SEO é um investimento de longo prazo e requer paciêcia pois os resultados não são imediatos.
2 - Mídias Sociais
Prós
- Você não tem que pesquisar sobre o seu público. Informações como sexo, idade, localização, interesses, trabalho, amigos e muito mais são fornecidas pelas redes sociais. Descobrir o seu público-alvo nunca foi tão fácil.
- Recomendações ajudam na conversão. 75% dos indivíduos com idade entre 18 e 26 anos utilizam recomendações em redes sociais para decidir sobre compras.
- Sua reputação está em suas mãos. Com as redes sociais, a sua resposta positiva a uma crítica negativa não é apenas instantânea, mas como você lida com a situação é testemunhada por um público amplo.
- Ela nutre a fidelidade à marca. 71% dos consumidores são mais propensos a tomar decisões de compra com base no que eles descobrem sobre marcas em mídias sociais.
Contras
- Embora a adoção das mídias sociais seja enorme, um grande número de consumidores ainda não têm um perfil social. Não entre nesse jogo apenas por jogar. Certifique-se antes que seu público-alvo está lá.
- A maioria dos usuários de uma rede social a utiliza para "socializar" e não para fazer compras. Como resultado, as taxas de conversão em redes sociais vão ser muito mais baixas do que nos motores de busca onde a "intenção" é mais presente.
- Bem mais desgastante e trabalhoso. Estatísticas revelam que 64% dos profissionais de marketing digital passam seis horas ou mais por dia em mídias sociais.
- Bem mais difícil de medir resultados de vendas.
Conclusão
Você deve estar se perguntando: e agora, o que eu faço? Motores de busca ou mídias sociais? Aposte na velha máxima de começar usando os dois. A grande vantagem é que, nas plataformas digitais, você tem como saber o que realmente lhe trouxe retorno.
Mas se você me permite um conselho, aí vai: use os dois. A combinação de ambos pode ser a melhor resposta que você irá experimentar. Mídias sociais são uma excelente plataforma para construção de marca. Motores de busca para gerar vendas. Mas não é razoável imaginar que o consumidor vá comprar mais de uma marca que ele já conhece bem? Pense nisso e mãos à obra!
Espero que as informações lhe ajudem a pensar e refletir mais sobre que táticas melhor se encaixam em seus objetivos de negócio.
E se precisar de ajuda, chame a Contenuti. Clique aqui e deixe suas informações na página Fale Conosco do nosso novo site. Entraremos em contato para marcar uma reunião.
Fonte: Thomas Coppen - jeffbullas.com
Fonte imagem: facebookblog.nl