MPT: Manutenção Produtiva Total- Palestra gratuita em São Paulo, no CIATE.
Um dos sucessos do Sistema Toyota de Produção (STP) pode ser creditado aos programas de MPT ou TPM (Total Productive Maintenance) que surgiu no Japão.
No dia 18/07/2017, terça-feira, a partir das 14 h até 17 h, vou dar uma palestra sobre o tema, no CIATE, primeiro andar do "Clube Japonês", na rua São Joaquim 381, em São Paulo. Se inscrevam pelo tel. 11- 3207 9014. Perto do Metrô São Joaquim. Quem quiser me conhecer pessoalmente é uma boa oportunidade mútua.
O Lean Manufacturing busca constantemente a diminuição ou eliminação dos desperdícios. Uma máquina parada por quebra é um desperdício muito grave, pois ela é um investimento que custou dinheiro e foi comprada ou fabricada para fazer produtos ou serviços. O Lean busca fluxo contínuo. Como conseguir isso com máquinas quebrando? Como implantar Kanban com máquinas quebrando? Nesta palestra vamos ver como a função manutenção evoluiu no mundo e no Japão, berço do Lean, até por necessidade. A medida que a industrialização foi evoluindo apareceu a necessidade de departamentos de Manutenção, pois o pessoal da produção tinha que produzir. No início os próprios artesões consertavam suas máquinas. Na década de 1940 o tipo de manutenção praticado nas indústrias japonesas era basicamente a corretiva: se ocorria uma falha, uma quebra, o pessoal da Manutenção tinha que consertar as máquinas e os equipamentos o mais rapidamente possível. Na década de 1950 os japoneses sentiram que não poderiam continuar assim e foram buscar (de novo) nos EUA o conhecimento de como melhorar o desempenho da manutenção. Aprenderam que eles aplicavam a MP (Manutenção Preventiva). Mas eles foram além, fazendo um hibrido de MP com a Manutenção Preditiva e colocando mais ingredientes. A pioneira a aplicar foi uma empresa química, a Toa Nenryo Kogyo, que ajudou a formar um grupo de estudo sobre o tema, com várias empresas, origem do JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance), que é a organização que promove e premia as iniciativas de manutenção. Seiichi Nakajima é considerado o “pai” do TPM. Ele foi uma das pessoas que foi aos EUA estudar a Manutenção Preventiva. Era diretor da Toyota. Existe até um Nakajima Prize entregue a pessoas. Vejam como ele foca o talento das pessoas. Ele escreveu o famoso livro sobre TPM. Em 1964 foi entregue pela primeira vez um prêmio para a empresa que tivesse o melhor estágio do que se chamou de Manutenção Produtiva Total. Até 2014 cerca de 3.000 empresas no Japão e no exterior ganharam este premio.
A Pirelli Cabos, do Brasil, foi a primeira empresa no exterior a ganhar esse prêmio, em 1996.
Apareçam na palestra que vou contar sobre os pilares do TPM!
Supervisor de Planejamento Automotivo - Alto Nivel de Conhecimento e Grande domínio dos processos automotivos
7 aOportunidade de atualização dos conceitos de Manutenção total produtiva
Consultor | TPM | Melhoria Contínua | Lean | Processos | Gestão de Manutenção
7 aEssa palestra será ótima, além de eu amar essa metodologia, podemos compartilhar experiências e ideias sobre os Pilares. Como moro no interior e tenho alguns compromissos amanhã não poderei ir, mas nas próximas será uma honra conhecer você Hiroaki Kokudai e também outras pessoas. Abraços!
Coordenador Industrial | Grupo Boticário
7 aHalison Pereira Anderson Guedes dos Santos
Engenheiro de Manutenção Automotiva | MLA I - ICML |
7 aTenho muito interesse também, sou da área de Manutenção e um admirador dos ideais Lean. Vejo que temos muito o que me melhorar ainda. Pode ser que eu não consiga comparecer mas vou fazer um esforço!!!
Há interesse, o problema é o horário. Bem no horário comercial.