A mudança de rota a partir da inovação no meio do sertão.

A mudança de rota a partir da inovação no meio do sertão.

Olá amigos, tudo bem com vocês? Estou aqui encerrando meu planejamento semanal neste fim de domingo e decidi escrever um pouco sobre o que estamos construindo em nossa cidade desde julho de 2022: estamos construindo uma nova estrada.

Calma, não é uma estrada comum. Desde 2022 que a cidade está envolvida em uma jornada que precisa de muitos anos para chegar a algum destino consolidado, sabemos disso, porém como todo bom pensador fala: "a felicidade não está no final da viagem, está no caminho", estamos levando muito a sério esta tese.

No fim da década passada e início desta, o Sebrae decidiu construir uma teoria de Ecossistemas Locais de Inovação, uma metodologia inspirada nos cases de sucesso de cidades do Paraná (de todos os tamanhos), um acerto que ainda não tem como ser transformado em números.

A partir de julho de 2022, nós tivemos acesso a metodologia em Currais Novos e a forma de visualizar o futuro da cidade se modificou instantaneamente, unimos os principais atores para pensar o projeto:

  • Academia: com presença forte da universidade federal, do instituto federal, das faculdades privadas, das escolas da rede privada e pública;
  • Poder público: com a presença da Câmara Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e até do gabinete do prefeito;
  • Iniciativa privada: com a presença muito forte da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, associados e outras empresas locais.
  • Sociedade em geral: com a presença de comunidades de empreendedorismo, associações, entidades, instituições, profissionais autônomos, etc.

Todos os atores descritos acima estavam trabalhando o seu próprio futuro de maneira isolada e a partir da criação do nosso ecossistema todos passaram a dialogar na mesma trilha com foco em uma Currais Novos do futuro.

O objetivo passou a ser:

  • Como gerar talentos dentro dos centros de ensino para resolver problemas da iniciativa privada e do poder público na cidade e região?
  • Como a iniciativa privada pode contribuir com o amadurecimento da formação de talentos na cidade?
  • E como o poder público pode manter o solo fértil para o desenvolvimento de soluções criativas dentro do território?

Tudo isso passou a ser um norte para os envolvidos. Hoje nós temos uma clara visão de futuro. Estamos em mudança de rota, queremos formar os nossos talentos para contribuir diretamente na resolução de problemas reais da nossa própria cidade, queremos o poder público pensando no futuro apoiando a partir de legislações, programas e ações, queremos a iniciativa privada se renovando a partir das novas gerações que estão assumindo responsabilidades.

"Tá ok, mas em 1 ano e meio o que vocês conseguiram de fato?"

Eu descrevo algumas conquistas para vocês:

  • A diretoria do campus da UFRN em Currais Novos está trabalhando para a inclusão de um novo curso superior na área de tecnologia da informação, uma forma de gerar mão de obra qualificada para um mercado crescente e que será primordial para a longevidade do ecossistema.
  • O IFRN Campus Currais Novos está transformando projetos de conclusão em soluções para além dos muros da instituição com alunos criando novos negócios ou trabalhando para outros.
  • Estamos aumentando a quantidade de startups em todas as áreas (turismo, comércio, saúde, etc.) saímos de 3 startups em 2022 para 28 startups em 2024 (em várias fases, principalmente ideação).
  • Estamos implantando uma legislação local de incentivo a permanência de empresas de base tecnológica no município. Queremos exportar tecnologia a partir do nosso território e já temos vários exemplos palpáveis em operação.
  • Teremos o primeiro laboratório de inovação na rede estadual de ensino do RN.

Estamos investindo em infraestrutura para democratizar o acesso a esse cenário, desde laboratório de inovação em escolas públicas até o primeiro Hub com incubadora e aceleradora com uma prefeitura mantenedora no estado do RN.

São muitos projetos sendo desenvolvidos por cada ator presente neste ecossistema. Inclusive, na semana passada quando participei de um encontro online e falei sobre isso, fiz questão de destacar como sabemos que cada passo é importante, não nos preocupamos com a distância, apenas com a efetividade do passo.

Sabemos que vocês já conhecem ecossistemas fortes por aí afora, em outras cidades, estados ou países, mas saber que estamos participando de um processo que modifica uma realidade no semiárido nordestino, no meio do sertão, a partir da inovação é instigante e animador.

Não sei onde chegaremos daqui alguns anos, mas sei que talento nós temos de sobra, chegou a hora de potencializar esses talentos para gerar riquezas para o nosso próprio território e para as nossas pessoas.

E aí, bora acompanhar essa jornada conosco?

Gilberth Gabriel

Desenvolvedor Back-end (Node.js | JavaScript | Typescript | MongoDB | SQL)

7 m

O trabalho que está sendo realizado em Currias Novos é espetacular e vai gerar muitos frutos positivos para nossa região, principalmente a longo prazo. O Nordeste não pode ficar para trás quando o assunto é tecnologia e inovação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos