A Mudança que se impunha!
"O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio", José Saramago
Iniciei a minha vida profissional por conta própria, ou como empreendedora como agora se diz, em 2006. Em outubro desse ano, abri aquela que foi a minha primeira empresa, numa 6ª feira 13. Dizem que deu sorte!
Na altura estava desempregada, e após diversas entrevistas em que me ofereciam de vencimento menos, ou o mesmo, que no início da minha carreira profissional 15 anos antes, decidi aproveitar a oportunidade e lançar-me no que era o meu Sonho de Criança: ter uma empresa e um negócio próprio. Neta e filha de empreendedores e empresários tinha em mim o bichinho do negócio. O meu avô materno, analfabeto, sempre se dedicou à produção e comercialização de produtos hortícolas. Tinha os seus terrenos na zona de Loures e todos os dias fazia aquilo que ele dizia com orgulho “quando andava no caminho de Lisboa”, à chuva ou ao sol, com a sua carroça e a vender de porta em porta. Refiro o pormenor do analfabetismo, porque mesmo sem ler nem escrever, o meu avô geriu o seu negócio, criou valor e riqueza, construiu património imobiliário (vivendas Vindima) que ainda hoje está na nossa posse e permitiu à sua família, e sobretudo à minha Mãe, uma vida confortável, uma vez que não tendo estudado mais que a 4ª classe, aprendeu uma profissão, na altura algo importante, costureira, que também lhe permitiu durante algum tempo ter o seu próprio rendimento. Além disso, a sua marca pessoal ainda é lembrada por muitos e é assim que sou muitas vezes identificada: a neta do Vindima.
Pelo lado do meu pai, esta veia empreendedora acentuou-se. Filho também ele de agricultores, depressa decidiu que queria ser diferente e foi aprender, com apenas a 4ª classe uma profissão: cortador de carnes, aos 14 anos. Aos 34 anos decidiu aproveitar uma oportunidade e abrir o seu negócio próprio. Pediu dinheiro emprestado ao sogro e ao ex-patrão, para juntar ao que tinha economizado. Na primeira semana do negócio foi assaltado e levaram todo o equipamento que havia na loja, o que na altura equivalia a muito dinheiro. Longe de desistir e voltar ao antigo emprego, onde tinha, e teve sempre a porta a aberta, (o ex patrão foi meu padrinho de casamento, tal era a amizade), recomeçou como contava muita vez, com uma balança de pesos e com uma simples caixa para colocar o dinheiro. Recuperou, teve sucesso, e uns anos mais tarde mudou para um espaço maior. Criou valor e adquiriu património que ainda hoje existe na família. Deixou uma marca comercial que continua a ser usada pelo meu irmão, que continuou o seu negócio:
o Talho do João. Também aqui referi a 4ª classe do meu Pai para dar ênfase à sua capacidade de gestão financeira e de negócio com os poucos conhecimentos que tinha.
Porque faço toda esta história da minha família? Porque quis estudar não seguindo a linha familiar do comércio. Fui a primeira da família de pai e mãe a tirar um curso superior. Para mim era algo que fazia parte dos meus sonhos de menina ao mesmo tempo que sonhava com o meu negócio.
Quando abri a minha empresa tinha decidido que iniciar sozinha era um risco, pelo que me associei a um grupo empresarial como franchisada, onde estive 6 anos. Este início foi importante para criar competências que até então não tinha: negociação e venda, gestão de pessoas, liderança e tantas outras que fui desenvolvendo ao longo dos anos. Como esta empresa tinha uma atividade diferente da que sempre me apaixonou e onde tinha percurso profissional: Pessoas, Empresas e Formação decidi mudar o rumo e avançar para, pela primeira vez, uma atividade empresarial sem rede, sozinha. Foram tempos duros e desafiantes. Perdi estabilidade profissional e financeira. Perdi bens materiais porque sempre acreditei que o caminho era o que sempre tinha sonhado: o meu próprio negócio. Fui trabalhadora no estrangeiro para outras empresas que me abriram portas como parceira. Conheci o melhor e o pior das pessoas. Perdi amigos, que não o eram tanto assim, ganhei Amigos e sobretudo aprendi a não confiar, ou a estar mais atenta aos outros. Hoje ainda trabalho com, e para quem me ajudou e deu a oportunidade de recomeçar quando precisei. Foi o relembrar, sempre, a resiliência dos meus antepassados e das minhas raízes que me deram forças para me re-erguer. Nestes mais de 11 anos de atividade de marca própria, desenvolvi diferentes áreas de negócio, fundei duas associações, criei projetos diferenciadores, participei em livros e palestras, estive na rádio, na TV, em jornais e revistas. Tenho um percurso profissional do qual me orgulho e que é fruto de muito trabalho e de ver sempre o futuro com positivismo, e sobretudo, Fé no que ainda está para vir.
2024 tem sido, mais uma vez, um ano desafiante a vários níveis. Estou de novo em mudanças e reajustes. Às vezes temos que ir mais devagar para ir mais longe. Mas no meio deste processo nasce o que há muito se impunha. Associar o meu nome de forma evidente à marca comercial. Já tive várias imagens mas o meu nome sempre se foi sobrepondo a logos e marcas, pelo que agora, e seguindo uma tradição familiar passa a ser o meu nome a marca comercial que defendo e promovo diariamente. DULCE FORTE Consulting Group é agora a marca que quero deixar neste mundo e que os meus filhos possam um dia referir com orgulho.
Recomendados pelo LinkedIn
#empreendedorismo #criacaodenegocio #novasoportunidades #pessoas #people
Associação das Empresas Familiares
6 mContinuação de muito sucesso!!!!
Psicóloga
6 mSucesso!
Sócio Gerente - Gestor no Centro de Imagiologia do Alentejo
7 mMuitos parabéns pelo percurso Dulce, essencialmente pelo reconhecimento das origens e o impacto positivo que as mesmas contribuíram para a Dulce que conheci e que acompanho (à distância) regularmente. Há princípios e valores que nem toda a gente consegue manter ao longo dos anos e das experiências de vida; os teus mantêm-se intactos! Fico grato por te teres cruzado na minha vida profissional. Obrigado. Beijinhos
Président Directeur Général chez ContiFina S.A. depuis 1997
7 mParabéns Dulce, tens um percurso profissional exemplar ! 👌
🔸Business Strategist 🔸 Helping Business Owners to reach their potential and scaling up their businesses 🔸 Keynote Speaker 🔸 Executive, Team and Business Coach
7 mMuitos Parabéns Dulce Forte 🐝