Mudanças Climáticas, você está preparado?
Estamos vivendo momentos caóticos, no que tange, a mudanças climáticas e com uma clara tendência de piora, e os sinais são claros, basta observar. No meu período de mestrado, li muitos artigos científicos, de mestrado e doutorado discorrendo sobre o tema, mas não é deles que quero me aprofundar, pois, entendo que pouco podemos fazer para mudar o que está feito, mas sim, podemos nos preparar.
Em países que sofrem de abalos sísmicos, tsunamis, inundação, tornados entre outros, há claramente definido a necessidade de se preparar. Cada qual tem sua preparação específica, mas o conceito é um só, sobreviver por 72 horas sem auxilio externo.
No meu tempo de Vale Fertilizantes, convivíamos com o risco de vazamento de amônia e para tanto, criamos um Shelter in Place (Abrigo no Local), que consiste, como o próprio nome, em se ter um abrigo no local, completamente autossuficiente para 120 pessoas por um período de 6 horas. Você pode me perguntar, mas que local? No local da emergência.
Passado poucos meses desta implementação, eu tive que aplicar este conceito para uma comunidade e para minha própria casa. O primeiro um vazamento de amônia no Guarujá onde orientei a Defesa Civil para ensinar a comunidade a selarem um cômodo da casa, ter um rádio, celular, água e comida por algumas horas e ficarem dentro de suas casas. O segundo um incêndio em produtos químicos no Porto de Santos cuja pluma vinha diretamente para minha janela. Em ambos os casos, o conceito de Abrigo no Local funcionou, mas há casos em que isto não é recomendado e necessitamos evacuar o local.
Sim, estou misturando mudanças climáticas com acidente tecnológico somente para exemplificar minha preocupação com o "estar preparado".
Identificar os principais riscos e estar preparado para sobreviver é uma questão de vida ou morte. De fato, devemos observar o que acontece ao redor do mundo. Após a explosão do vulcão em Tonga, dois efeitos foram notados no Brasil, a pressão atmosférica subiu e o nível do mar subiu em 8 centímetros.
Recomendados pelo LinkedIn
As mudanças climáticas chegaram e vão mudar não somente o clima, mas a economia. Estar preparado, não resolverá o problema, mas minimizará os impactos para a sua vida e de sua família.
Você está preparado?
Ainda este mês farei algumas LIVES com profissionais da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para ajudar-nos a estarmos preparados.
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Paulo :)