Mudando para uma Cultura Inclusiva
Para que a diversidade e a inclusão aconteçam realmente na sua organização é preciso uma mudança de cultura.
É fundamental mudar da cultura tradicional para uma cultura inclusiva que certamente transformará a identidade da organização.
Todos nós gostamos de ficar na nossa zona de conforto, queremos segurança e a mudança significa sair desta zona, se abrir para novas ideias, novos pontos de vista que muitas vezes podem ser diferentes ou contrários aos seus.
Além disto, a cultura da inclusão muitas vezes esbarra num líder ou gestor, que consciente ou inconscientemente, adia o tema por não ter ideia do quanto a diversidade e a inclusão impactarão a empresa de forma positiva.
Este é um processo de transição, de transformação, ou seja, de dar uma nova forma para uma cultura que muitas vezes é machista e está enraizada.
Este processo é difícil pois mobiliza o ego e trabalha profundamente as crenças dos colaboradores, portanto precisa ser conduzido de maneira suave.
É importante identificar influenciadores e lideres que apoiem a diversidade para formar um comitê de diversidade. Convide também pessoas que acreditam que este tema não é assim tão importante.
Invista tempo em criar um ambiente de confiança, envolvendo os participantes do comitê para que todos possam harmonizar seus valores e crenças com o novo propósito da empresa, construindo de forma colaborativa a cultura da inclusão.
Desta forma o comitê se sentirá co-criador deste processo, fortalecendo o vínculo entre os participantes a favor e contra. Com o tempo, os líderes que não apoiavam a causa se tornarão disseminadores do tema.
Lembre-se que sua empresa é um organismo vivo que requer muito cuidado e o tema diversidade e inclusão demanda acima de tudo respeito.
Agora pense, quem você vai convidar para começar este processo de mudança de cultura na sua corporação?
Cris Kerr é especialista no tema diversidade e equidade de gênero.
Formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP com MBA na FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e Pós-MBA em Formação de Conselheiras pela Saint Paul Escola de Negócios. Cursando Mestrado em Sustentabilidade na FGV.
Tem formação em mentoria, coaching, PNL e é facilitadora de processos em organizações em Art of Hosting.
Diretora de RH na OLIVER Latin America | Gestão de Recursos Humanos
6 aOs desafios para a equidade racial são grandes, visto que no Brasil existe o preconceito velado. Mas é preciso realmente ter atitude para mudar este cenário. Venho tentando contribuir com a Diversidade Étnico - Racial, mas não está sendo uma tarefa fácil.
Administrador - Consultor - Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF - PROMOVE Soluções Empresariais ( PJ própria ) - Direção de IES e Escolas - Direção em empresas de Serviço.
6 aJá está na hora das portas se abrirem para nova cultura de Inclusão e Diversidade...