Muito além do discurso: a prática diária de ESG
Crédito da imagem: Shutterstock

Muito além do discurso: a prática diária de ESG

Não é de hoje que a preocupação com ESG na Bain vai além de insights e orientações estratégicas que damos a nossos clientes. A sustentabilidade é parte central da nossa estratégia e é incorporada nas nossas ações todos os dias, e prova disso são nossas conquistas recentes: 

  • 10 anos de neutralidade de carbono;
  • 68% de redução das emissões de Escopo 1 e Escopo 2 desde 2011;
  • 100% do consumo de energia de recursos renováveis;
  • #1 Lugar para trabalhar pela Glassdoor;
  • Investimento de US$ 500 milhões em apoio pro bono a mais de 260 organizações sem fins lucrativos;

Mas queremos ir muito além. Por isso, estamos lançando o Further, um plano para contribuir com um mundo mais sustentável, equitativo e inclusivo. Esta ambição vem de décadas trabalhando para criar um impacto transformador contra os desafios mais urgentes do mundo, incluindo os efeitos radicais das mudanças climáticas, desigualdades estruturais e degradação ambiental.

Em 2020, a Covid-19 aumentou a urgência dessa missão. Os times da Bain trabalharam em todo o mundo para aumentar o fornecimento de equipamentos críticos e expandir as opções de tratamento para a Covid-19. No Brasil, a Bain esteve envolvida em ações de: 

Combate ao racismo. A Bain se uniu a outras grandes empresas no Brasil para criar o MOVER, Movimento pela Equidade Racial. O movimento inédito une concorrentes e parceiros de diversos setores da economia para promover a equidade racial, em um plano de ação que ambiciona gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas. O investimento soma R$ 15 milhões por ano, nos próximos 3 anos.

Igualdade. Em parceria com a aceleradora BlackRocks Startups, a Bain fez um estudo que detalhou os obstáculos para a diversidade racial dentro do ecossistema empreendedor e destacou a importância de incluir perfis diversos, bem como os passos necessários para alterar esse panorama. 

Valorização dos pequenos comerciantes. Para ajudar o Brasil a atravessar o período inicial da pandemia com o menor impacto possível, a Bain se uniu à coalizão voltada a apoiar o pequeno varejista. Ao lado de grandes empresas fundou o Movimento Nós. Ao valorizar estes empreendedores, os participantes do movimento beneficiaram mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas. 

Temos grande orgulho de participar e liderar importantes projetos, principalmente em um período tão desafiador quanto este que enfrentamos. Agora, é hora de ir além, dando sequência às nossas ações em ESG, ao mesmo tempo que guiamos nossos clientes para que possam superar seus desafios por um ambiente de negócios cada vez mais sustentável, com boas práticas de governança corporativa e respeito ao meio ambiente. 


Monica Lamas

CCO | CEO | Board Member | CCA IBGC

3 a

Muito legal.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Stefano Bridelli

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos