Mulher no Trânsito, Perigo Distante!
Sabemos que a mulher hoje é tão presente no trânsito, quanto o homem. Aliás, mesmo com as restrições sanitárias, a mulher realiza múltiplas tarefas dentro e fora do lar e, dessa forma, está cada vez mais envolvida com o deslocamento.
Já é do conhecimento de todos que as seguradoras de veículos oferecem descontos para mulheres pois as mesmas se envolvem menos em acidentes de trânsito e, embora muitos não entendam, isso é facilmente justificado pelo instinto maternal.
Lógico que temos mulheres e mulheres, aliás, no meu ponto de vista, toda generalização não é bem vinda, mas a mulher costuma receber buzinadas e algumas reclamações porque na dúvida, ela não vai,... na dúvida, ela freia! E isso costuma incomodar o homem e até surpreendê-lo mas, como disse, o instinto maternal se apresenta em momentos que, para quem está se deixando levar pelo poder que o veículo provoca, a mulher incomoda e dá a impressão de que não sabe o que está fazendo.
Mas fiquem atentos, colegas:
Muitas empresas já perceberam os ganhos em contratar uma mulher para algumas funções entre elas a condução de motos, caminhões e carretas.
Para mim, a melhor definição: Trânsito é Deslocamento de Vidas!
Se ela, Mulher, já deu a Vida a uma criança, ou não , de qualquer jeito já está impregnada, já nasceu com esse instinto maternal que não a deixa se arriscar sem a certeza que tudo está garantido para a Manutenção dessa e de todas as Vidas no trânsito.
Nós, mulheres, não somos melhores do que ninguém, mas esse cuidado que temos com todos, deve ser uma boa referência para diminuirmos os números de acidentes que nos tiram justamente a Vida. A Vida que tanto valorizamos.
E não tem problema se você não for uma de nós, colega. Faça como nós e rasgue qualquer preconceito, como fizemos apesar de muitas críticas. Mas faça tudo o que é melhor para garantir o seu deslocamento seguro. E então:
Caminhe, pedale, pilote, dirija como uma mulher!
A Vida Agradece!
Salete Romero
Especialista em Psicologia do Trânsito
Especialista em Segurança no Trânsito