O VEÍCULO E A SENSAÇÃO DE PODER

O VEÍCULO E A SENSAÇÃO DE PODER

O veículo é o bem que mais nos dá a sensação de poder, e infelizmente, não somos preparados para isso.

Até os empresários e gestores não sabem como lidar com isso, já que os funcionários que foram contratados para resolverem uma demanda da empresa, pois são técnicos, supervisores, engenheiros, representantes ou motoristas daquele tipo de veículo como caminhões, ônibus e carretas, enfim…, trabalham na rua, no trânsito, e, ao invés de resolverem a demanda da empresa, as necessidades da mesma, acabam trazendo problemas, como multas, acidentes e transtornos. Não por não conhecerem as regras de trânsito, mas sim por não saberem lidar com a sensação de poder que o veículo nos dá.

Para você entender um pouco melhor, amigo condutor: lembra de quando você assumiu um volante pela primeira vez? No caso do motociclista, a mesma coisa: a Maravilhosa Sensação de andar em velocidade com alguns poucos comandos?

Você se lembra, de quando trocou de veículo pela última vez? Pegou um veículo mais novo, maior ou mais potente…Qual foi sua sensação? Como foi maravilhoso o seu entusiasmo?

A Psicologia explica isso também!

O veículo é o bem que mais nos dá Sensação (falsa) de Poder.

E este é o problema: E estamos em contato com esse bem diariamente e, com um veículo mais novo ou mais potente, a necessidade de se expor para todos, o seu bem maior, fica algo incontrolável emocionalmente por nós.

As montadoras sabem muito bem disso. Não é a toa que as propagandas de veículos mostram uma fantasia que, com aquele veículo você tem mais “status”, como que se o mundo parasse pra você, por conduzir aquele veículo específico.

Mas não se engane!

Dirigir é algo racional! Você fez vários testes teóricos e práticos para mostrar que entendeu e assimilou regras de trânsito como também comandos do veículo no CFC, antiga autoescola. Assina um documento ciente disso!

Mas quando você pega a chave do carro ou da moto e liga o motor do veículo, se você não estiver muito equilibrado emocionalmente, você não vira somente a chave da ignição. Vira também a chavinha, no seu cérebro, do racional para o emocional.


É o que temos percebido nas manchetes de nossos noticiários e em nossas ruas, avenidas e estradas.

É muito fácil perceber isso quando estamos em uma via em baixa velocidade, respeitando as regras de segurança e alguém passa por nós em alta velocidade demonstrando o quanto não consegue ou sabe lidar com um bem que foi feito para ganhar velocidade com poucos comandos, ou seja, é muito fácil ganhar velocidade.

O difícil está aí! E aí é onde podemos observar quem realmente controla o veículo ou é controlado por ele.

Pois o mais difícil, e isto te eleva dos demais, é demonstrar que você que controla esse veículo para te levar de um lugar para o outro e não ele que te controla.

E quando você ver alguém com essa falta de controle sobre o veículo, lembre-se que você também já passou por isso, já se deixou levar pela falsa sensação de poder que o veículo falsamente te proporciona e então, veja que legal, será mais fácil lidar com essa atitude inadequada do outro.

Pois, se continuarmos agindo assim, sem saber administrar essa falsa sensação de poder que o veículo nos proporciona, depois que bater, que machucar, que sangrar....será tarde para lembrar que o trânsito é feito por pessoas e não por veículos!

Será tarde para entender que Trânsito é Deslocamento de Vidas!

E o veículo foi feito para agilizar isso. E não o contrário!


Temos muito a conversar. São várias questões que contribuem para isso.

Se essa é a sua realidade ou de sua equipe, conte comigo! Acabei de criar um Canal no TELEGRAM para compartilhar muito conteúdo sobre Segurança no Trânsito, CLIQUE AQUI para acessar ou busque como "Segurança no Trânsito - Salete Romero" ou ainda receba periodicamente meus Boletins de Segurança por e-mail clicando aqui.

Acesse e compartilhe com sua equipe, amigos e familiares.

Vamos juntos, fazer de cada dia, um dia especial em prol da Vida no Trânsito.

Um abraço e conte sempre comigo!


Salete Romero - Especialista em Segurança no Trânsito para Empresas

www.condu.com.br

jesiel Oliveira

Fiscal de SSMA-SESI MG Tecnico Segurança Trabalho Sênior Técnico em Metalurgia Green Belt

4 a

O trânsito somos nós;o veículo é uma ferramenta,que se mal conduzida pode ser fatal.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos