Mulheres e mães na tecnologia
Pense em alguém jovem, que sempre jogava e tinha várias referências sobre videogame, que ama animes, filmes de heróis, que sempre se considerou uma pessoa nerd, e que resolveu se aventurar nas terras da tecnologia. Agora depois dessa descrição, você sinceramente pensou em uma mulher? E mais, pensou em uma mãe?
Pois bem, nas linhas acima eu não falei sobre um personagem, eu relatei quem sou.
Quantas vezes por conta da construção social você pensou que só homens pudessem ocupar cargos na TI?
Ada Lovelace, nasceu em 1815, seu pai desapareceu desde que ela era apenas um bebê e por isso foi criada pela sua mãe sozinha e que era além disso, uma mulher que estudava muito a matemática e que incentivou muito a pequena a estudar. Um dia seu mentor lhe mostrou uma máquina de cálculos e a jovem começou a escrever infinitas páginas de códigos da máquina e com isso, inventou um método para calcular uma sequência de números que antes ninguém nunca havia pensado. Ada, criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.
Mas mesmo assim, poucas pessoas se lembram e falam sobre ela, e esquecemos que basicamente tudo na tecnologia que temos hoje, foi possível pois ela abriu as portas antes, sendo a primeira pessoa, mulher, programadora do mundo.
Uma vez fiz uma experiência e falei para algumas pessoas da minha bolha social a seguinte pergunta: “Me fala, como você imagina uma pessoa da área de tecnologia?” Eu recebi sempre a mesma descrição, um homem, que usa óculos, que é nerd e parece hacker, que vive no computador ou jogando videogame, que é muito bom em matemática e que geralmente tirava notas exemplares na escola. Sinceramente, nunca escutei falar “UMA MULHER”.
É importante dizer que hoje, estamos cada vez mais sendo incluídas nessa equação e não só mulheres, mães também, porém infelizmente ainda somos minorias.
Colocando esses dados em números, segundo pesquisa feita pelo IBGE, apenas 20% de todo o mercado de trabalho de TI são ocupados por mulheres, e mesmo com grau elevado de instrução em relação aos homens, as mulheres ganham 34% menos. Em outra pesquisa feita pela Catho e com colaboração da UPWIT em 2018, 51% das mulheres ouvidas dizem já ter sofrido algum tipo de discriminação em seu ambiente de trabalho. Esses dados são importantes pois além de termos que suportar cargas maiores, com jornadas duplas e triplas, com cuidados domésticos e familiares, as empresas acham de bom tom desvalorizar as profissionais de gênero feminino.
Não obstante, mesmo com tantos levantamentos que poderiam até desencorajar, todos os dias existe uma onda de mulheres entrando no mercado da tecnologia, e cada vez mais empresas e instituições de ensino percebem a importância de abrir caminhos e colocarem mais mulheres em suas empresas ou cursos.
Recomendados pelo LinkedIn
E apesar da demanda e alta procura, ainda me deparo com vários depoimentos quase que injustos, por exemplo, soube de uma amiga próxima que participou de um processo em uma grande empresa de tecnologia que haviam poucas mulheres candidatas e pior, elas foram submetidas a perguntas simples, nenhuma pergunta técnica foi direcionada as participantes, apenas aos homens que ali também estavam em busca de uma oportunidade. Soube também dela participando de um outro processo, em que foi submetida a testes e um amigo nosso não fez nenhum teste e foi contratado.
Eu percebo, como mulher migrando de carreira e buscando uma colocação no mercado de trabalho que todos os dias existe essa diferença de tratamento. Não são em todas as empresas que contamos com empatia e respeito, e isso se intensifica quando somos mães, pois as empresas ainda pensam que só nós somos responsáveis por nossos filhos.
“O que você fará com seu filho para trabalhar?”
“Com quem ficará?”
E isso tudo como se não fossemos cuidar de nossa rotina incluindo tudo isso se contratadas.
Portanto, gostaria de deixar aqui meu apelo para que deem mais oportunidades, que não seja apenas propaganda e marketing, que precisam contratar mulheres, e isso seja representado em números reais, que possamos crescer com salários iguais e justos.
Lugar de mulher é onde ela quiser e principalmente na tecnologia. Reconheçam, indiquem e contratem mulheres!
Desenvolvedor Back-End | Python | Django | Django REST Framework | JavaScript | Axios
3 aParabéns pelo artigo e espero que escreva mais, esse artigo com certeza vai servir de inspiração e reflexão para muitas pessoas.
Analista de Testes Pleno | QA | teste funcional | garantia da qualidade de software | outsystems | testingOn | Scrum | kanban
3 aUauuuu amei Bru, parabéns pelo artigo que seja primeiro de muitos vc tem muito potencial, suas palavras são necessárias😍😍
Investigações Cibernéticas | Inteligência de Fraudes | OSINT | Antifraudes | Documentoscopia Digital | Cyber Threat Intelligence
3 aExcelente artigo, Bruna! Podemos tirar reflexões bem interessantes com o texto.
Desenvolvedor de pessoas e códigos em Java, C#, JS e afins...
3 aVocê profissional de tecnologia, homem ou mulher, olhe quantas mulheres participam de seu squad/equipe. Detalhe, veja se encontra uma mulher negra ou indígena, mãe (muitas mãe solo) trabalhando em sua equipe. Qual será o motivo? Pense, reflita, reAJA!!!! Por um mais equidade!!!