Multitasking é a maior mentira que você já ouviu
Você provavelmente já ouviu alguém dizer com orgulho, ou até foi dito por você mesmo, que se considera uma pessoa "multitasking". Deixa eu te contar: muitas pessoas têm a ideia errada sobre o termo.
É claro que atividades passivas você consegue realizar simultaneamente com atividades que exigem concentração. É possível terminar aquele projeto e escutar música ao mesmo tempo. Mas quando aquele colega manda um email perguntando sobre o término de uma planilha, por exemplo, é que as coisas se complicam. A interrupção pode matar uma ideia e confiar na memória pode ser uma furada.
Se o pedido do seu colega puder ser atendido rapidamente, em até 2 minutos, considere fazê-lo. Caso contrário, escreva um email curto ao mesmo dizendo que ele o terá depois. Para não esquecer, crie um evento ou um reminder. O Google Agenda pode ser útil nesse caso.
Priorize as atividades. Aquela planilha que lhe foi pedida é pra que data? É urgente? Ela pode ser realizada logo após algo similar, situação em que você já vai estar no ritmo de trabalho pra ela? Responda a si mesmo essa perguntas e defina o melhor momento.
De nada vai adiantar todo esse planejamento e concentração se você não terminar atividades. Desligue as notificações do WhatsApp e do Facebook e FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO. Mas lembre-se: uma atividade por vez! Mesmo que você tenha vários braços, o seu cérebro é um só! Não o deixe confuso! No mais, fique com o pé atrás quando falarem "sou multitasking" e ria (internamente) dessa pessoa.