No mundo corporativo requer persistência
Como tomar decisões num momento de crise? Busca-se soluções desesperadoras, vejo a banda passar, como o dito popular diz: "se ficar o bicho come se correr o bicho pega", qual caminho a seguir?
Em situações de crise é o melhor momento do gestor avaliar até então a construção do seu negócio, como a sua empresa está preparada para uma queda de faturamento, forte concorrência desleal, governo incerto e administrar o seu equilíbrio emocional para tantas adversidades no Brasil.
Neste momento devemos compreender a maturidade da empresa, isto é, continuamos ainda à administrar uma ideia ou um negócio, qual a visão de futuro que temos da nossa empresa? Existem empresas constituídas há anos no mercado e ainda são administradas como empresas crianças.
O posicionamento estratégico da empresa é muito importante, pois os produtos e serviços oferecidos devem estar alinhados para vantagem competitiva de liderança em preços, diferenciação, foco em nichos específicos, de acordo com Porter, grande estudioso em Estratégia Competitiva, os seus clientes que devem perceber o valor agregado daquilo que a sua empresa oferece, senão você está fadado ao fracasso.
A empresa é um corpo que demanda uma investidura a um único modelo chamado Cultura, isto é, a forma de ser, valores e crenças, sem perder a sua flexibilidade no mercado atender a real necessidade de todos os participantes do negócio, não somente aos interesses do dono.
As suas vendas caíram, mas as suas reflexões devem estar acima de tudo para superar um momento totalmente atípico, recomendo que as estratégias devem ser compartilhadas, riscos mensurados, processos revistos e sem jogo de culpa dentro da organização, mas sim responsabilidades e atribuições bem definidas.
Enfim, vivemos tempos difíceis, mas não podemos deixar de acreditar naquilo que construímos e ao pensar que iniciamos do quase nada, com uma dose enorme de Persistência.
Não desista e sim persista!!!!