Negócios em Tempo de Crise
Gerir uma empresa nestes momentos é muito complicado. É necessário ter uma visão sistêmica do negócio e um trabalho de formiguinha dos gestores para uma boa gestão
Enquanto alguns se mostram temerários quanto à situação econômica que é uma realidade e se escondem atrás dos problemas, outros acreditam que as oportunidades aparecem nestes momentos e buscam alternativas e apresentam soluções para se adequar a esta realidade.
Apostar nos talentos internos e não sair descartando os mesmos apenas pelos valores de salários pode ser uma ameaça. Neste momento, podemos estar dispensando os “POTES DE OURO” das Organizações. Devemos tratar estes talentos como investimentos que geram resultados e não despesas
Algumas ações podem contribuir melhorar os resultados e ajudar a traçar um caminho para driblar a crise econômica. Abaixo, indico algumas dicas que podem ajudar a mudar este cenário:
- Seja criativo
Ser criativo neste momento de crise, com produtos e serviços inovadores, apostando na expertise dos talentos internos e valorizando as boas ideias, pode gerar melhoria nos processos internos e com redução de custos e\ou aumento das vendas e consequentemente melhoria dos resultados.
- Crie, siga e monitore; um bom planejamento
Não adianta ser criativo se não sei onde quero chegar. Logo, crie um bom planejamento que sirva de linha de ação para suas metas, e acompanhe seus resultados, criando métodos para estimular as equipes a atingir os mesmos.
- Analise bem os investimentos
Analise bem os investimentos. Invista aquilo que é realmente necessário para atingir suas metas. Lembre-se que não podemos confundir despesas com investimentos, o que ocorre muito hoje nas empresas, parando praticamente tudo. Às vezes precisamos investir para conseguir um bom retorno, desde que bem “PLANEJADO”.
Lembre-se, investir no “CAPITAL HUMANO” é fundamental.
- Faça a gestão da informação
Ter uma gestão eficiente das informações, possibilita a tomada de decisão rápida. Gerir em crise então ter informações bem estruturadas se torna fundamental.
Ter informações estruturadas não é ter relatórios e dados em mão e sim informações que possibilitem gerar conhecimento, pois conhecimento são as informações que geram algum tipo de resultado, mostrando se um negócio ou produto é viável ou não; se é possível economizar em um processo ou como a empresa se portará no mercado.
Criar mecanismos que facilitem isto para a gestão das empresas se torna fundamental, integrando as informações de todos os sistemas e bases de dados existentes.
Muitas empresas hoje têm diversos sistemas e bases de dados; mas a maioria ainda não tem uma base estruturada que possibilite uma gestão eficiente e rápida. Isto se torna fundamental neste cenário.
- Avalie, avalie, avalie, com antecedência e aja rápido
Muitas empresas em tempo de crise, por não terem se planejado adequadamente, não terem se prevenido com reservas para momentos de crise, por não estarem avaliando constantemente os cenários e a conjuntura em que se encontram antecipadamente, mudando o rumo (linha) de seu planejamento, tomam ações em “TOQUE DE CAIXA”.
Começam a demitir funcionários, suspender investimentos, cortar compras, cortar despesas, dentre outras ações; colocando o clima organizacional em pleno stress, enquanto que, se os 5 itens sugeridos estivessem sendo executados, possivelmente os tempos de “GRANDE CRISE” seriam tempos de “GRANDES OPORTUNIDADES”.