No mundo e nos negócios ou você é a solução ou o problema
Quais eram os seus objetivos quando decidiu empreender? O que o fez optar por um mundo novo, repleto de incertezas deixando de lado família, amigos, noites de sono, arriscando seu dinheiro sem saber ao certo se teria sucesso?
O que você está fazendo para tornar esses objetivos uma realidade? Você está realmente fazendo o que precisa ser feito ou vive apenas uma aventura perigosa?
Existem dois perfis principais de empreendedores. Os que definem um objetivo e caminham firmemente em sua direção independente das dificuldades, e aqueles que começam empolgados e no primeiro obstáculo relaxam e começam a vegetar até fracassar.
Os que sabem aonde desejam chegar e caminham nesta direção sabem que precisam de um planejamento, muito conhecimento, muita dedicação, muito trabalho e que obstáculos fazem parte do dia a dia de qualquer empreendedor.
Os que não sabem aonde desejam chegar, vivem vagando por palpites, achismos, empréstimos, promoções, maus resultados e sempre em busca de algo ou alguém que justifique o seu fracasso. Em qualquer situação possuem uma justificativa pronta para qualquer problema.
No mundo e nos negócios ou você é a solução ou o problema. Não existe uma terceira opção. Você é o único responsável pelo sucesso ou fracasso da sua operação. Suas decisões o levaram aonde você está.
Muitos afirmam que sairemos melhores desta pandemia, que o mundo será um lugar melhor para se viver. Também temos observado o desespero de alguns empresários para que possam reabrir a sua operação com a expectativa de voltar a produzir, vender e resolver todos os seus problemas. Mas, o que estamos fazendo para termos um mundo melhor pós pandemia? O que mudou em você, em mim, que justifique esta afirmação. Para quem deseja o fim do isolamento social, qual a mudança realizada no seu modelo de gestão? Quais erros cometidos no passado já foram identificados e corrigidos?
Na verdade, nos dois cenários, estamos mais uma vez terceirizando a nossa responsabilidade. Viveremos em um mundo melhor, mas se os outros mudarem. Minha empresa conseguirá sobreviver, mas os clientes, o governo, o político, o banco, os fornecedores, etc, precisam fazer alguma coisa que me ajude a sobreviver.
Apenas como ilustração, uma pesquisa do SEBRAE afirma que mais de 74% dos empresários que estão com dificuldades financeiras neste período, já apresentavam problemas antes da pandemia. No campo social também temos evidencias. A violência, a saúde, a empatia, o cuidado com os mais necessitados, a corrupção, o respeito às leis. O que mudou?
Podemos sim sair melhores deste furação. Nossas empresas podem sim serem organizadas e lucrativas, mas para que isso aconteça de verdade, cada um de nós precisa assumir as suas responsabilidades seja como cidadão ou empresário, e não apenas esperar (e até cobrar) que os outros mudem para aí sim, vivermos em um mundo melhor.
visite nosso site: arildoramos.com
siga-nos no instagram: @arildoramosoficial