Uma mensagem aos jovens

Uma mensagem aos jovens

Este pequeno texto é parte de nossa palestra e tem por objetivo despertar nos jovens uma imersão na realidade deixando de lado as desculpas que hoje deixam a maioria a margem de uma vida de sucesso e felicidade.

Para muitos é a sua condição social que define o seu futuro. Se você nasceu em berço de ouro, seu futuro será brilhante. Se você nasceu em meio a dificuldades, você não terá futuro. Jamais acredite nisso. O que irá definir o seu futuro não é a sua condição social, mas a sua vontade e determinação em fazer valer a pena ter nascido.

Concordamos que nascer em berço de ouro pode facilitar as coisas, mas não é definitivo. Conheço varias pessoas que tiveram todas as oportunidades na vida e hoje não são nada além de, por algum tempo, herdeiros de alguma coisa que logo irão jogar fora em baladas e coisas inúteis do gênero. Sou testemunha de pessoas que vieram do nada, enfrentaram a sua realidade, e com determinação e coragem se transformaram em um exemplo de sucesso.

Mas, para quem não nasce em berço de ouro, algumas atitudes são determinantes para transformarem as suas vidas:

a) Ter um objetivo claro na vida: Só é possível chegar a algum lugar quando sabemos claramente que lugar é esse.

b) Ter muito cuidado com falsos amigos: Quando você disser para um “amigo” que não vai a balada para estudar, certamente lhe chamarão de otário, iludido, sem noção e farão de tudo para você esquecer seu objetivo e segui-los rumo ao fracasso. Não ande ao lado de fracassados ou você se tornara um deles 

c) Buscar conhecimento: Hoje não podemos mais alegar ignorância para nada. Temos todo tipo informação disponíveis na ponta dos dedos. Essa realidade acaba com a falácia de que quem estuda em colégio público não sabe nada. Se não entendeu a matéria dada em sala de aula, você sabe onde procurar e se aprofundar no tema. Cada segundo desperdiçado em redes sociais ouvindo e assistindo coisas que não contribuem em nada para você chegar ao seu objetivo, colocam um abismo entre o agora e o seu destino

d) Ser determinado: Quando você definir o seu objetivo, não permita que nada e nem ninguém o impeçam de seguir em frente. Você vai cair, vai ser muito difícil, você ouvira com frequência que não vai conseguir, vai pensar em desistir, mas não se afaste do seu objetivo, não olhe para traz, e siga corajosamente em frente até a linha de chegada. 

e) Ter fé: Não confie em “amigos” que só o querem ao lado deles para baladas ou outras coisas erradas e até ilegais. Confie em Deus sempre, mas não se esqueça de que Ele não fara o que você pode fazer. O que depende de você, é você quem deve fazer. 

Todos irão conseguir? É claro que não. A maioria vai optar pelo caminho mais fácil, pela porta mais larga. A esses muitos não restam muitas opções de futuro e sempre serão os coitadinhos abandonados pela sorte, pelo governo, pelo Papa, etc. Sempre buscarão um culpado pela sua incapacidade de lutar por algo que realmente faça sentido na sua vida. Não seja um deles.

Não espero que ninguém mude instantaneamente o seu pensamento, mas que os poucos que pararam para ler este artigo reflitam sobre a sua vida atual e o seu futuro, seja como pessoa, marido, mulher, filho, filha ou profissional. 

Faça valer a pena!

Visite nosso site arildoramos.com e conheça nossas soluções

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos