Não adianta discutir com fanáticos!
Nas últimas semanas, tomamos conhecimento das pessoas indicadas para concorrerem ao Prêmio Nobel da Paz. Muitos leitores estranharam a falta de lógica e a afronta ao bom senso de diversas indicações e não puderam deixar de registrar o viés ideológico nelas contido.
Assim, as hostes esquerdistas indicaram: a furiosa ativista mirim,, Greta Thunberg, o ignorante botocudo, Raoni e o presidiário condenado como ladrão, Lula da Silva.
O mais incrível é que há pessoas que julgam esses indicados muito merecedores do prêmio! O que as leva a essas ideias esdrúxulas? Seria o fanatismo? Mas o que é fanatismo?
O fanatismo pode ser definido como a adesão passional e absoluta a uma pessoa ou a uma ideia, termo que tomado em seu sentido mais amplo, abarca as ideologias, as seitas e as doutrinas, encarnadas, ou não, em uma instituição, como um partido político ou um sistema, como o coletivismo.
Observa-se que o fanatismo se revela em duas vertentes principais:
- Em relação ao seu objeto, coibindo no fanatizado o exercício de sua capacidade crítica. Assim, quem é fanático por uma pessoa só vê nela qualidades e a superestima em exaltações entusiásticas. Em contrapartida, quem é fanaticamente contra alguém, ou alguma ideia, só enxerga defeitos, combatendo a matéria de seu repúdio com ódio implacável.
- Quanto ao indivíduo, o fanatismo tende a despertar nele uma disposição à autodestruição em benefício da causa. A obediência fanática seria, portanto, resultado desta disposição. O terrorista que, mandado pelo chefe do partido, conduz um carro-bomba contra um prédio e explode junto com o veículo, é um exemplo do que foi dito.
Portanto, o fanatizado obedece cegamente às determinações do líder ou dos mentores do sistema. O fanatismo tem significativas semelhanças com os fenômenos da histeria e do masoquismo.
Também inibe o senso moral da pessoa e ela acha que tudo pode ser justificado, desde que seja em benefício do líder ou da causa. Em sua estreita visão tubular, o mal que se causa agora será recompensado pelo bem maior que virá depois!
É inútil argumentar. Certa vez, conversava com uma certa pessoa formada em Artes que defendia ideias socialistas. Cansado de discutir, finalmente eu lhe disse o seguinte:
- Aponte-me algum país ou região do mundo onde o socialismo tenha dado certo!
E ela respondeu:
- Aqui no Brasil vai dar certo!
Como se vê, discutir com fanáticos é perda de tempo. Eles acreditam piamente nas bobagens que falam.
Anos depois o "brilhante" professor, tem como presidente o Bozolóide e teve como MRE o terraplanista e olavista Ernesto Araújo... Dizem que a vingança anda à cavalo, mas essa veio à jato! Um governo de ilustres medíocres, lunáticos ideológicos com gente maluca que vê Jesus na Goiabeira... E o ex ministro da saúde era um militar "especialista em logística" que não sabia a diferença entre Amazonas e Amapá! Vai um picolé de cloroquina aí, professor? 😂 😂 😂 😂 😂