NÃO CONSEGUI SEGUIR A MULTIDÃO, LAMENTO!

NÃO CONSEGUI SEGUIR A MULTIDÃO, LAMENTO!

Em 2018 quando entrava para a primeira agência criativa de design " ENAKELA " carregava comigo as habilidades de design gráfico muito voltado para a publicidade de eventos.

Passavam os dias e eu começava a aprender com o meu Diretor Criativo que na época era o Alírio Gomes . Ele falava sobre design limpo e minimalista. Fazendo menção também sobre como devíamos passar a encarar o branding como sistema e não apenas uma mera concepção que deverá ser usada para identificação de marcas.

Estudava muito sobre os princípios do design, as inúmeras leis que regiam a criatividade e enfatizam a funcionalidade do design. Apegava-me aos ensinamentos que consumiam de Moholly-Naggy, Umberto Eco, Kimberly Elam, João Gomes e vários outros missionários do design.

Na procura de crescimento alinhado aos ganhos financeiros daquilo que podia representar o meu crescimento profissional, abracei novos desafios mas assente nas bases sólidas do conhecimento que me conduziam.

Passavam-se os meses e eu fazia sempre questão de assinar com criatividades as peças gráficas que elaborava com delicadeza nas demais empresas com as quais colaborava.

Há dada altura durante o meu trajeto notava que quanto mais usava o conceito "menos é mais", mais eu me perguntava se fazia realmente sentido ser minimalista e criativo com quase todas as peças gráficas?

Há medida que o tempo passava, esta pergunta era respondida pelo feedback que obtinha de quem acompanhasse os meus trabalhos. Percebia que fazia realmente ser minimalista pois isto além de representar a minha assinatura criativa, demonstrava a minha organização com informações que o briefing me fornecia.

O que acabei percebendo é que eu realmente não seguia a multidão, o processo de concepção e resultado final das peças a que estivesse envolvido sempre se demonstravam criativas e simples.

Está tudo bem seguir a multidão, mas me conhecer permitiu que eu não o fizesse. E talvez siga um grupo de pessoas cujas as ideologias estivessem alinhadas com as minhas.

David Jobino

Designer Gráfico | Brand Designer | UX/UI Designer

6 m

Gostei bastante do artigo. Deu pra conhecer um pouco mais da sua trajetória embora seja uma trajetória bem comum entre os designers eu tenho uma trajetória bem diferente da maioria... quem sabe um dia eu partilho a minha história também 🙆🏾♂️😅 Mas achei bem lega tirei bom aprendizado... existe uma linha ténue entre seguir as cega a multidão e saber quem é você e para onde vas‼️ Companheiro parabéns ‼️ Calitangui Candumbo 👏🏾👏🏾👏🏾👍🏾🇦🇴🔥

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Calitangui Candumbo

  • QUANTO CUSTA A IMPRESSÃO DA SUA ARTE?

    QUANTO CUSTA A IMPRESSÃO DA SUA ARTE?

    É muito fácil criar bons designs e visualmente estéticos, mas quanto custa a sua impressão? Durante os meus anos como…

  • O DESIGN INCONSCIENTE

    O DESIGN INCONSCIENTE

    INTRODUÇÃO O inconsciente é um conceito amplamente discutido na psicologia, especialmente na psicanálise, desenvolvido…

  • CONCEITOS DE DESIGN - Sua influência em peças gráficas

    CONCEITOS DE DESIGN - Sua influência em peças gráficas

    Uma das partes que sempre amei estudar no design, é a parte conceitual. Sempre me interessei por perceber a mágica por…

  • Design para Designers

    Design para Designers

    Quantas vezes você fez um design onde o seu principal foco era a crítica que outro designer podia fazer ao seu…

  • O INCONSCIENTE PENSA

    O INCONSCIENTE PENSA

    Introdução: Como designers, temos uma tendência natural de criar artes visualmente atraentes, o que faz parte dos…

    1 comentário
  • O PERIGO DO VÍCIO EM MOCKUPS

    O PERIGO DO VÍCIO EM MOCKUPS

    No design gráfico e constantemente no design de marcas, o uso de mockups (maquete) é parte do processo de apresentação…

    7 comentários
  • Conhecimento na Cabeça e no Mundo: Alinhando legenda(copy), design e percepção.

    Conhecimento na Cabeça e no Mundo: Alinhando legenda(copy), design e percepção.

    Introdução No processo diário de criação de artes para mídias sociais, pensar no usuário nem sempre é um processo a ser…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos