(Não) estamos no mesmo barco

Durante esse período de lockdown, tenho escutado muito a frase “estamos no mesmo barco”, permita-me discordar. Estamos sim passando pela mesma pandemia do Covid 19, porém com percepções e atitudes diferentes.

Quando lá em março entrei em home office, fiquei assustada. Pouco depois veio o comunicado de férias, me deixou petrificada...

Os primeiros dias até que passaram rápido, organizei as coisas em casa, coloquei meus seriados em dia, mas logo estava tudo no lugar, as previsões dos noticiários eram terríveis e a netflix não me satisfazia mais... Sempre foquei minha vida no trabalho (sou meio workaholic). E agora? Trancada em casa, tinha praticamente um mês pela frente...

Surtei, chorei, me desesperei! A ansiedade estava me consumindo. E, como nada acontece por acaso, no meio desse turbilhão, me deparei com uma frase do Leandro Carnal: “A mudança ocorrerá independente da minha vontade. Eu tenho duas chances: ou fico para trás, ou acompanho”.

Independentemente do que venha a acontecer, o mundo como conhecíamos jamais será o mesmo. Passamos por um momento de muitas incertezas e ficar sentada de braços cruzados passou a não ser uma alternativa. Então, diante desse cenário, o que eu poderia fazer considerando as alternativas e com tanto tempo disponível?

Fiquei por horas divagando, olhando para o nada, e então, eureca! Eu posso ser a mudança, ainda que seja em mim mesma! Afinal, como já diz o jargão “mente vazia é a oficina do diabo”. Claro, era isso, corpo são, mente sã. Pessimismo não leva ninguém a lugar algum, era a hora da virada, de expectativas otimistas! De viver um dia de cada vez, como está me Mateus 6:34 “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Afinal, ninguém conhece o futuro, exceto Deus.

De que adiantaria perder noites de sono? Me alimentar mal? Ocupar minha mente com coisas que ainda não aconteceram ou que de verdade não sabemos se vão acontecer? Situações fora do meu controle?

Passei então a estabelecer uma rotina diária! O primeiro pensamento deveria ser “o dia de hoje será melhor do que foi ontem”. Cada sentimento negativo deveria ser repreendido e substituído por algo positivo (real ou imaginário). Filipenses 4:6-7, já dizia: “Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

Como sempre gostei de estudar, passei também a buscar aprimoramento – pessoal e profissional. É impressionante a quantidade de aulas online e gratuitas que estão sendo disponibilizadas. Leio a bíblia, entre outros livros, oro, tenho inúmeras conversas com Deus. Assisto lives, filmes, séries. Fiz cursos EAD. Tenho testado novas receitas, aprendido a dar mais atenção a minha família, ao trabalho, a minha saúde. A ter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios físicos... Todas essas pequenas atividades passaram a fazer parte do meu cotidiano, fazendo toda a diferença. E assim o tempo foi passando e me fortalecendo.

Claro que não é uma receita de bolo. O que funciona para mim, pode não funcionar para você. Fato é que os 30 intermináveis dias de férias se passaram... Amanhã de volta ao trabalho, em home office e com jornada reduzida... Porém, agradecendo a Deus pelo retorno, me sentindo mais preparada, com grandes expectativas, confiante em um cenário positivo.

Para finalizar, não posso deixar de dizer que talvez essa pandemia tenha vindo para termos consciência do que realmente é importante para nós: Deus, família, trabalho, relações interpessoais, ... Que é hora de nos reinventarmos, entendermos o que precisa ser mudado, compreender perdas e ganhos, negociarmos conflitos internos e externos. Resiliência! Todo comportamento tem uma intenção positiva, mas devemos no colocar no lugar do outro. Juntos somos mais fortes! Afinal, se eu brilho, você brilha e vice-versa!

“Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas. Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso”. (Provérbios 3:5-6)

Que assim seja! Amém.

Joelise Liska

Dentist , especialista em Ortodontia e Harmonização Facial

4 a

Excelente depoimento.. gostei muito de ler

Ana Claudia Wornes

Travel & Expense | Relacionamento | Compras | Gestão Frotas

4 a

Sushila quando tudo isso passar seremos mais fortes! 🤜🤛🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sushila Monteiro

  • DOE AMOR

    DOE AMOR

    Pouco depois de os irmãos Téo & Edu lançarem o single “De Coração”, sugeri a eles o lançamento de uma Campanha chamada…

  • Readaptar-se, essa é a chave?

    Readaptar-se, essa é a chave?

    Alvin Toffler, escritor americano, disse certa vez: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos