Não existe fórmula pronta para a Carreira
Na verdade não existe fórmula pronta para quase nada, o que temos é a realidade que vivemos para a construção da nossa jornada.
Penso que podemos sim ter ajuda, exemplos e ferramentas que nos guie a construir o nosso caminho, mas nunca um caminho será igual ao outro.
Apesar de eu ter um método de atendimento, onde eu guio o cliente para a construção do seu planejamento, nunca um processo é igual ao outro ou eu uso as mesmas ferramentas. É preciso ter sensibilidade para entender o momento, as dores, o ambiente e o que o profissional quer se desenvolver para ajudá-lo a encontrar o seu caminho e não usar fórmulas mágicas para ficar "rico" ou ter um "sucesso repentino".
Construir uma carreira é um caminho único e muito pessoal. Eu desconfio de formulas prontas, promessas mirabolantes e resultados instantâneos.
A jornada de trabalho de um profissional gira em torno de 35 a 40 anos (já conheci pessoas com carreira com mais de 50 anos) e com isso a caminhada pode levar seu tempo para o amadurecimento pessoal e isso é muito individual.
Atendi um jovem com de cerca de 30 anos onde ele já tinha passado por várias empresas grandes e multinacionais. Com essa idade estava frustrado e com muitas dúvidas em relação a como conduzir a sua carreira. Tivemos que reconstruir os seus objetivos pessoais e ressignificar o que ele queria alcançar para a vida.
Assim, trago a seguinte reflexão:
O que você quer para a sua vida?
Não é uma reflexão com uma resposta única ou rápida. Hoje você pode desejar algo, o cenário pode se alterar e as suas necessidades podem mudar, e é preciso termos flexibilidade e trabalharmos o nosso processo de adaptação.
Adaptação é a chave até para termos mobilidade entre várias carreiras e isso para mim é ter uma CARREIRA INFINITA.
Hoje as oportunidades de carreira são infinitas e é você quem cuida da sua carreira podendo transformá-la em infinita.
Recomendados pelo LinkedIn
Eu trabalhei muito tempo no mundo organizacional e olhava para essa carreira como única, até que eu consegui, com ajuda, olhar para outras alternativas que hoje me dão a chance de ter várias carreiras em paralelo e viver experiências diferentes que agregam a minha experiência a minha vida.
Mas fazer essa transição não acontece da noite para o dia. é preciso ter um planejamento onde leva em consideração o financeiro, o desenvolvimento pessoal, o seu posicionamento pessoal e entender os passos e marcos que você dará para alcançar os seus objetivos e metas.
O @andre santos em uma live disse que "Você é o seu principal produto" e, assim, para qualquer mudança ou construção de carreira é preciso se expor, experimentar e estar pronto para se adaptar se for preciso.
Já que não existe fórmula pronta para a construção de uma carreira, me conta aqui, como você se organiza e constrói a sua carreira hoje?
Karla Santos - Psicóloga, especialista em carreira, desenvolvimento humano e reestrutura a sua carreira o tempo todo.
CEO da Aurion, consultoria em Desenvolvimento Organizacional; Designer, coordenador e professor dos cursos de especialização e MBA da área de Gestão de Pessoas da PUC Minas. Monitor da área de Pessoas da FDC.
2 aParabéns pelas sugestões Karla Santos !
Técnico de Segurança Empresarial /Assistente Administrativo/ Líder/ Encarregado/ Supervisor/Chefe de Setor de Almoxarifado
2 aKarla Santos, concordo com o Allan. Entretanto, deveríamos ser instruídos na escola, pois hoje em dia é onde menos se aprende algo pro seu futuro. Concorda?
Gerente de Engenharia na Vale
2 aMuito bom Karla!!
Procurement Coordinator at e-STORAGE, Canadian Solar | Project Procurement
2 aÓtimo artigo, fez muito sentido para mim.
Engenheiro | Analista Técnico | Especialista | Professor | Planejamento e Controle | Orçamento | Segurança do Trabalho
2 aEsse tema é tão verdadeiro que é só observar as diversas histórias de vida por aí. Ora calmaria, Ora fracasso, de repente um sucesso absurdo ou vice-versa. Cada um tem seu tempo, a gente tem que aceitar. Tenho trabalhado isso em mim. É fácil, rápido, claro que não. A gente quer tudo pra ontem. As vezes uma pessoa vai dar certo em outra área que ela nem pensava em atuar. Vivendo e aprendendo! Sigamos...