Não Existem Atalhos
Certo dia, um jovem rapaz apareceu no estúdio do renomado artista Pablo Picasso e disse: - Eu gostaria de aprender com você. Quanto tempo levará para que eu me torne um grande artista como você?
-Dez anos no mínimo - respondeu Picasso.
-O quê? Dez anos? - exclamou o jovem com raiva. - Tanto tempo?
-Sabe de uma coisa? - respondeu picasso- considere 20 anos.
-Você tem certeza? Não me agrada ouvir isso - disse o jovem impacientemente.
Picasso virou-se para o jovem e disse simplesmente:
-Eu levei a minha vida inteira.
O caminho do sucesso depende uma boa dose de persistência. Ao olharmos aquelas pessoas que são nossas referências independente do campo de atuação perceberemos que nada se conquistou sem muito caminhar e persistir em busca de um objetivo. Para que consigamos os objetivos que almejamos, é fundamental não perdermos o foco e constância de propósito. A chamada sorte será apenas consequência do todo o empenho que fizemos ao longo do tempo, pois acredito que sem mérito não se conquista nada que seja consistente ou nobre! A fórmula do sucesso? Na verdade as fórmulas só existem nas leis das ciências naturais como a física e a química, no nosso caso, a lei sempre será a do maior esforço para que algo realmente possa acontecer. Para isso, temos três pequenas lições aprendidas:
Não existem atalhos para os lugares aos quais vale a pena ir. - Efrat Shani.
Postergar ou mudar o foco para que se consiga atingir um objetivo é perda de tempo. Já temos aprendido ao longo da vida que para atingirmos determinado resultado precisamos investir em uma longa e árdua caminhada. Por isso, não há atalhos, não podemos deixar para amanhã ou para outro momento, a não ser que não seja nosso desejo alcançar o tão sonhado objetivo agora.
O sucesso, parece ser, em grande parte, uma questão de persistir quando os outros desistem. - Willian Feather.
Sempre teremos ao nosso redor, os pessimistas de plantão, aqueles que acreditam que não vale a pena insistir e caminhar, e que o melhor a se faze é desistir porque a trilha está muito difícil. Por mais que a trilha do nosso objetivo maior seja difícil de ser alcançada, muito provavelmente não sejamos nós o primeiro a fazer o percurso, o desbravador de uma ideia que ninguém teve, um caminho que ninguém fez. Pensando assim, podemos chegar a conclusão, que alguém passou por obstáculos parecidos com os quais nos detemos agora, mas superaram. Podemos então pensar: Em que aspecto estou pensando de forma limitadora? qual a crença que tem me sabotado? Qual pensamento está me privando da oportunidade de vencer? Obtendo essas respostas, é mais fácil fazer a trilha sem maiores dificuldades internas.
Com talento ordinário e perseverança extraordinária, todas as coisas são atingíveis. Tomas Buxton.
Qual o seu talento? Já parou pra pensar nisso? Pode ser que seu objetivo seja completamente o inverso de suas áreas de talento, eis o grande impeditivo para que se atinja um objetivo. Quando negligenciamos o que precisamos potencializar para utilizar como aliado ao sucesso, o resultado demora para chegar. Por isso, precisamos sempre pensar: quais recursos e talentos eu possuo que são aliados para que eu possa atingir meu objetivo. Caso eu não identifique nenhum talento, vou precisar desenvolver, porque serão fundamentais para que eu chegue realmente onde quero.
Que essas reflexões sejam o combustível para continuarmos na busca incessante de tudo aquilo que almejamos na vida!
Sucesso!