Não ficou sabendo? Fique ligado!
Bem-vindos à nossa newsletter! 📰
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, é um marco global de luta e resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero e raça.
Como em anos anteriores, durante todo o mês de julho, vamos publicar uma série de conteúdos que celebram a importância das mulheres negras, que apesar de silenciadas, sempre conseguiram se destacar pelo seu conhecimento em diversos setores da sociedade.
Bora conferir isso e muito mais!!
🌎 A Amefricanidade de Lélia González
Para iniciar o #JulhodasPretas, mês que comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Alma Preta Jornalismo preparou o especial Amefricanas, em homenagem à pensadora e ativista Lélia González.
Na Dica Preta de abertura deste especial, explicamos o conceito de Amefricanidade e Améfrica Ladina, termos cunhados por Lélia para discutir a identidade anticolonial e múltipla da América Latina.
🎙️ O Papo Preto, podcast da Alma Preta, está de cara nova! 🥳
Neste episódio especial do #JulhodasPretas, o programa também aborda o conceito de "Amefricanidade", e destaca as tentativas de apagamento e inferiorização dessas raízes ao longo da história da colonização na América Latina e importância de resistir a isso.
Para aprofundamos essa temática, neste bate-papo trazemos reflexões e conversas com Ana Miranda, Luciana Brauna e Vera Mara, mulheres que seguem o legado de Lélia Gonzalez em seus trabalhos e pesquisas.
⏯️🎧 Junte-se a nós para entender melhor o significado desse termo e suas aplicações práticas no dia a dia. Confira agora!
🤥 Caso Zambelli: advogados do policial que perseguiu homem negro mentiram no processo
Em apuração exclusiva, a Alma Preta Jornalismo avaliou que os advogados do policial militar que atirou e perseguiu Luan Araújo mentiram no processo que corre no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Recomendados pelo LinkedIn
No dia 29 de outubro de 2022, um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais, ocorria manifestação na Avenida Paulista em forma de apoio a Lula, então candidato à presidência da República, quando a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e Valdecir Dias discutiram e intimidaram um homem negro na rua.
Segundo o boletim de ocorrência, que está anexado ao processo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Dias afirmou, em seu depoimento no dia do fato, ser amigo de Carla Zambelli e que estava de folga do trabalho na Polícia Militar.
Valdecir Dias, que está lotado no Centro de Inteligência da Polícia Militar (CIPM), foi denunciado pelo Ministério Público por práticas de crime de "ameaça, injúria, lesão corporal e disparo de arma de fogo". Leia na íntegra.
📰 Não deixe de ler:
🌈 A África é anti-LGBTs?
Nas vésperas do mês do orgulho LGBTQIAPN+, Uganda se juntou aos mais de 30 países do continente africano com punições severas contra essa comunidade em seu território.
O grande número passa uma impressão de que os países africanos possuem um único posicionamento e de que a homo-lesbo-bi-transfobia estão enraizados na cultura africana. Não é uma verdade.
O jornalista Giovanne Ramos levanta pontos que devem ser considerados quando o assunto é discriminação da população LGBTQIAPN+.
Conheça também a nossa campanha de financiamento! ✊🏾
Todo o dinheiro que entra nos ajuda a pagar as contas, a garantir um trabalho de qualidade em grandes projetos, como o #JulhodasPretas.
Ademais, ao contribuir com nosso Catarse, além de apoiar a produção de jornalismo antirracista independente, você também tem direito a algumas recompensas exclusivas. Saiba mais clicando aqui!
Até a próxima newsletter! 😊📰
Trabalho
1 aFiquei apaixonada por tudo..❤️
•Cosmetologo Formulador; Idealizador de infusões de ervas em Cosmética Natural. Inovação é produzir em simbiose com a natureza.
1 aDomênica Moraes 👀