NÃO PERCA TEMPO COM O QUE VOCÊ NÃO CONTROLA
A gente passa boa parte da vida tentando mudar coisas e pessoas, mas, geralmente, isso não depende da nossa vontade, ou das nossas ações em relação a elas.
O colaborador diz que não vai se doar, porque o colega ao lado vive fazendo corpo mole. Ou, alega falta de comprometimento porque o chefe não o reconhece, e além disso, vive dando sermão coletivo.
Olha só, você não pode mudar seu colega de trabalho, tampouco seu chefe. A única coisa que só depende de você, é se comprometer e se entregar por completo nas suas tarefas e funções, ou ir trabalhar noutro lugar depois de um bom diálogo com seu chefe ou colega de trabalho. Fora isso, é enxugar gelo, chover no molhado, tapar o sol com a peneira. Você vai gastar muita energia, e tempo, em algo que você não tem a menor condição de mudar, pois depende unicamente dos outros, não de você.
"Ah, meus pais bebem todo final de semana, e na segunda nem gás não tem para fazer almoço, nem pão para o café." Eu sei o quanto isso pode gerar frustração, decepção, e você tem razão em criticar seus pais, irmãos, alguém que não tem a responsabilidade que deveria. Todavia, você não tem poder para mudá-los, mas, tem para comprar um botijão de gás, de ir trabalhar, vender algo na rua e comprar o pão, o arroz, o feijão que faltou. É lamentável agirem assim, entretanto, você não tem como mudar essas pessoas, nem ninguém.
Recomendados pelo LinkedIn
"Eu dei tudo para ela, mas minha filha só me dá desgosto". Para os pais, é terrível notar que os filhos não honram o que ganharam, os sacrifícios que foram feitos em prol deles. Mas se você viver apegado a isso, vai se auto abandonar, sentir que é um fracasso na criação dos seus filhos, e sabemos que a partir de certa idade, nada mais depende de você. Se você fez o seu melhor, tem consciência de que pavimentou as estradas para que eles tivessem uma vida digna, não se responsabilize pelas decisões que estão tomando. Não é mais papel seu preparar a mamadeirinha do bonitão, da bonitona, que vive cometendo besteira, reclamando da vida, enquanto faz carinha sexy ou forçando o bíceps no instagram.
Foque naquilo que você tem controle, que depende de ações suas para que algo mude.
Seja o melhor colaborador, inspire os outros através das suas atitudes, apesar dos contratempos que esteja enfrentando, ou mesmo que veja todos à sua volta fazendo corpo mole. Deixe que cada um, no seu tempo, receba as recompensas que fez por merecer.
Seja o melhor filho, irmão, pai, a melhor mãe que puder, irrelevante ao comportamento dos demais.