Não sei por que minha carreira não decola…

Não sei por que minha carreira não decola…

Tenho ouvido com frequência esta pergunta – o que estou fazendo de errado que minha carreira esta estagnada, não decola? Então, quero compartilhar um artigo do Max Gehringer, em seu livro – "Aprenda a ser chefe".

“Não sei por que minha carreira não decola…

Talvez você ate saiba, mas reluta em aceitar. Uma carreira profissional tem esse nome – carreira – porque ela deve estar sempre em movimento. Não por acaso, a palavra “carreira” veio de “carro”, o que já equivale a um aviso. Não estacione. Uma carreira é construída acelerando nos momentos certos, mas é importante não ser ultrapassado por alguém com menos potência, mas com mais determinação.

Vamos começar com os sete sinais de que uma carreira pode realmente ter entrado em marcha lenta:

Falta de foco. Você não tem metas definidas. Seu chefe não lhe passou qualquer objetivo numérico para este ano.

Falta de rumo. Você não recebe nem elogios nem criticas construtivas. As únicas críticas resultam de explosões momentâneas de mau humor do chefe.

Falta de informações. Sua empresa não tem um processo formal de avaliação de desempenho. Por isso, você nunca sabe se está mais perto de uma promoção ou de uma demissão.

Falta de reconhecimento. Você não recebe um aumento por mérito há mais de dois anos. Mas algumas pessoas receberam e ninguém lhe explicou por que você foi passado para trás.

Falta de estímulo. Você não tem qualquer incentivo para fazer curso e se aperfeiçoar. Cursos de especialização são visto pela empresa como perda de tempo, porque é vida prática que se aprende a fazer as coisas bem feitas.

Falta de explicações. Se você insinua que merece um aumento, pede uma transferência ou solicita uma oportunidade de mostrar que pode fazer mais do que faz, a resposta é sempre vaga. Por exemplo, “este não é o melhor momento para discutirmos esse assunto”, ou então: “A situação da empresa não permite”.

O pior de todos: falta de perspectiva. Quando você encontra colegas de outras empresas e começa aquela conversa de “Quanto você esta ganhando? , você resolve impressionar, dizendo que ganha bem mais do que realmente ganha. E ai um colega lhe diz: só isso??


Se você se enxergou em pelo menos quatro dessas sete situações, você esta na empresa errada. É um ambicioso em uma empresa que privilegia o marasmo. Porém, se nenhuma das situações bate com aquilo que sua empresa é, ou seja, se ela oferece os meios necessários para o desenvolvimento dos funcionários, mas você ainda não os aproveitou, neste caso o conselho é: acelere.

“Faça cursos, mostre resultados, peça mais trabalho e demonstre que ninguém irá ultrapassa-lo.”

Se você gostou destas dicas e quiser compartilhar com um amigo que talvez precise ler isto, sinta-se a vontade.

Se você quer acelerar mas não sabe por onde começar, procure-nos! Mande um e-mail agora para eminhacarreira@gmail.com com seus dados e um de nossos consultores entrará em contato.

#espaçominhacarreira #decolenacarreira

MICHEL BEZ FONTANA

Sr. Principal Consultant - CPO - COO - GPM - Product Expert - Senior Digital Strategist - Executive Manager - Product Director - Lean Six Sigma Black Belt, GenAI Certified at MIT. Digital Product Management.

5 a

Ouço Max Gehringer há muitos anos na CBN. Sempre bom ler e compartilhar VALOR humano. Obrigado Daniela.

Eduardo Nishida

Account Manager | Gerente de Contas | IT Executive Search

5 a

Excelente seu artigo, Daniela. Colocou todos os indícios de saber quando o local de trabalho não é compatível com seu ideal de carreira. Parabéns. Obrigado por compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dani Domingues Fiamengui

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos