NÃO TENHO TEMPO PARA NADA, E AGORA?

NÃO TENHO TEMPO PARA NADA, E AGORA?

Parece uma epidemia, ninguém tem tempo para nada, todo mundo está ocupado, a vida é uma correria sem fim. Essa é a reclamação de uma grande parte das pessoas, provavelmente do mundo. E estas pessoas não estão totalmente erradas, é uma realidade. Mas a questão é, o que fazer para que a vida fique minimamente equilibrada que é a luta diária de muitas pessoas. Muitos querem melhorar a sua vida, melhorar a saúde, se exercitar, se aventurar mais fazendo algo diferente, abrir um negócio próprio, fazer um curso e tantos outros projetos de vida que não conseguem realizar pela falta de tempo.

Normalmente o que se fala é que a falta de tempo pode ser corrigida com alguns ajustes na agenda diária e acredito que isso é parte do processo, mas nesse artigo gostaria de abordar alguns pontos que são importantes refletir com o objetivo de buscar uma vida mais equilibrada e leve.

Vamos a eles:

1)     Olhe para você

Quando estamos em uma situação de desequilíbrio ou que não conseguimos sair do lugar por causa de um contexto, normalmente colocamos o foco na situação externa. Por exemplo: a vida é difícil, não consigo mudar, as exigências do dia a dia são grandes, a vida me levou para essa realidade, não posso fazer nada, etc. Mas pare um pouco, pense! Quem vive a realidade da vida é você, provavelmente a questão tem a ver com você e não com questões externas. Então, o primeiro exercício que temos que fazer é olhar para nós mesmos  e avaliar o porque estou vivendo uma vida corrida e frenética.O que me levou a isso? Porque cheguei nesse ponto? A primeira coisa é um check-up interno.


2)     Olhe para o contexto

Depois de fazer uma análise interna, chegou o momento de avaliar o seu contexto. Como você está vivendo? Onde você está vivendo? Como está a sua realidade profissional? E a sua vida familiar? Como está a dinâmica do seu dia? Você vive no automático, fazendo tudo repetitivamente sem pensar ou planeja o que está acontecendo no seu dia a dia com um objetivo definindo? Neste momento , o contexto externo precisa ser avaliado para que você saiba o que está acontecendo em volta de você, em que este contexto atual está afetando a sua rotina ou deixando ela pesada, caso contrário não é possível tomar uma decisão consciente de mudança.


3)     Ajustes são feitos aos poucos para serem duradouros

Quando queremos iniciar um processo de reavaliar o nosso tempo e as nossas prioridades temos a tentação de fazer mudanças grandes. Este não é um bom caminho, as mudanças devem ser feitas devagar, acrescentando coisas novas aos poucos, bem como retirando. Não faça muitas mudanças na sua rotina, comece com pequenas coisas e solidifique primeiro para depois acrescentar novas. Não há pressa, saiba que transformações na nossa vida levam tempo e é preciso respeitá-lo.


4)     O tempo é seu maior aliado

Se você deseja por exemplo acordar mais cedo para se exercitar, este é um novo hábito. No início será difícil, o esforço será grande e o desconforto também, mas na medida que o tempo passa tudo vai ficar mais leve e de repente se tona um hábito. Assim acontece com outras áreas da nossa vida. O importante é começar e buscar atingir metas com o tempo definido. Os resultados vão te motivar ainda mais. O difícil é sair do lugar, mas depois o trem pega velocidade.

O desafio é fazer com que a sua vida fique mais leve e equilibrada, com uma rotina mais organizada para que você faça aquilo que ainda não consegue pela falta de tempo e que possa dar prioridade para coisas que são importantes para você nas diferentes áreas da vida.

Saiba que estes ajustes sempre acontecerão durante sua trajetória, independente da época ou da idade. O que importa é refletir sobre o seu dia a dia e perceber que ajustes devem ser feitos para manter o equilíbrio.

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Kleto Castro de Faria

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos