Não troque seu ERP, implante uma ferramenta de Análise de Negócios
Nas minhas visitas em clientes, quase sempre ouço de diversas áreas das organizações um problema em comum: a necessidade de se trocar o ERP. Estes sistemas supostamente não estariam atendendo mais as necessidades organizacionais sejam porque a empresa cresceu, ou não acompanhou a modernização dos processos empresariais. Porém, quando começo a conversar mais detalhadamente sobre o problema, os gestores invariavelmente relatam algo em comum, presente na insatisfação da maioria desses clientes, com frases do tipo: “a questão é que não consigo extrair a informação que preciso, no momento certo”. Daí eu digo, “o problema não é do ERP, e sim da falta de uma ferramenta de Análise de Negócios”. Acontece é que os sistemas transacionais, como é um ERP, não foram feitos para oferecer informações para tomada de decisão de uma maneira rápida, muito menos para disponibilizar elementos de redescoberta do seu próprio negócio. Os ERPs foram criados, e a maioria faz isso muito bem, para faturar, atualizar estoques, lançar na contabilidade, gerar folha de pagamento, fazer integração entre sistemas, ou seja, para automatizar processos operacionais da empresa.
A questão é que os gestores percebem que hoje isso não basta. Se faz necessário que a tecnologia da informação responda a questões primordiais, de maneira rápida, correta e na hora certa. Quando se implementa uma ferramenta de Análise de Negócios (Business Analytics & Business Intelligence) , estas já nasceram com uma missão de sumarizar dados e informações, de maneira rápida e intuitiva, seja para o gestor tomar uma decisão rápida e correta, ou para ele conhecer mais coisas sobre sua própria empresa que estavam escondida por debaixo de tantas informações e processos.
Então, não desgaste sua relação com seu fornecedor de ERP e busque conhecer uma solução moderna de Análise de Negócios.
Analista Senior - Gestor de Inovacao - Dev Flutter/android
6 aExcelente artigo, complementando acho que uma diagnosticar processos x sistemas e representar um chart onde estão os processos manuais, e fazer a aderência do que está faltando no ERP , seria muito interessante para uma visão além da boa necessidade do BI.
Análise de Negócio acho que não, seria a Inteligência de Negócio.
Luiz Guimarães
Marcelo Neves, Rildo Santoso