Perguntas que ando fazendo sobre IA e que você deveria fazer:
- IA vai substituir os humanos em todos os aspectos, inclusive o comportamento?
- Ficaremos sem emprego?
- A IA vai agir na tomada de decisão?
- Trabalharemos num sistema de cooperação IA x humanos?
- Você se sente profissionalmente protegido com toda essa mudança?
- Homens estão trabalhando em cima de um tema que deixará homens sem emprego?
- Já pensou que a IA é só mais uma forma de exclusão diante de tantas outras?
Ficaria feliz se deixasse seu comentário sobre este artigo. Nada aqui é verdade absoluta, somente percepções do que consumimos de conversas, troca de ideias, livros, notícias, artigos, filmes e isso tudo compõe nosso repertório de interpretação.
É uma situação para se alarmar!
Há quem diga que a IA não fará tomada de decisão, tenho as minhas dúvidas. Hoje já usamos tecnologia para nos ajudar na tomada de decisão, marcamos encontros através de aplicativo, usamos app para nos ajudar na escolha do restaurante, o GPS pra nós ajudar a chegar no local correto... o homem e a máquina já decidem juntos e isso só vai aumentar. Para quem ainda não teve oportunidade de assistir indico documentário sobre I.A. e aprendizado de máquina, feito por Robert Downer Jr. no Youtube.
Agora falando um pouco sobre esse futuro incerto...
Este tema tem me perseguido e voltando um pouquinho na história, na era da revolução industrial homens perderam seus empregos, mas foram remanejados para outras atividades operacionais, e sem querer assustar, dessa vez não será assim. Como vocês já sabem a IA vai afetar fortemente a área de serviços. O mundo vai exigir profissionais cada vez mais qualificados.
Olhando um pouco o macro, pois essas questões devemos tratar no coletivo, já pensou por exemplo, como ficará um mundo desigual com nível de especialização maior exigido?
Um professor da USP, Osvaldo Novais, disse uma verdade: um milionário distribui 1 milhão de reais a todos, neste caso podemos igualmente receber e ficaremos todos milionários.
Conhecimento não conseguimos compartilhar igualmente para todos.
Se você está em um curso onde todos os slides estão em japonês, a maior parte da turma não vai absorver muita coisa. Só adquire conhecimento quem está preparado para receber conhecimento.
Quanto mais conhecimento se exige mais desigualdade é gerada, não existe solução simples, a não ser investir em educação. Precisaremos aprender e reaprender de forma rápida.
Como diz meu amigo, Bruno Oliveira, Gerente de Fábrica da Caterpillar, precisaremos de flexibilidade e aprendizado rápido. Provavelmente o ciclo de vida de uma profissão durará em torno de 5 anos.
Olhando dessa forma consegue entender o desastre que poderemos enfrentar no futuro?
Meu primo, Tulio Zannon da área de TI, levantou algumas questões, uma delas foi que as pessoas na faculdade estão se formando, adquirindo conhecimento pra trabalhar o profissional que não será mais útil no futuro e isso é altamente preocupante.
As profissões não serão extintas, mas ao invés de ter 1 milhão de engenheiros civis teremos 100 mil engenheiros trabalhando junto com a IA, o restante ou se adapta ou morre no meio do caminho. Trabalharemos em um sistema de cooperação e quem não aceitar trabalhar dessa forma perderá seu emprego, inclusive saiu um artigo sobre este tema, de Thomas H. Davenport, na Folha de São Paulo este final de semana.
O mundo não se juntará contra esse movimento, ele vai acontecer! E é um movimento sem freio.
Não quero entrar em questões políticas ideológicas, mas vivemos em um mundo naturalmente egoísta, onde quem manda é o dinheiro. Isso não é novidade pra ninguém. Me parece não ter espaço para buscar algo mais igualitário, até porque o capitalismo na sua essência já surge num modelo individualista prevalecendo a agilidade e o dinheiro.
Vale um parêntese: Alguém achou que com a pandemia o mundo ficaria mais unido?
Países que lutaram juntos um dia de repente estavam criando bomba atômica para jogarem um no outro.
Acredito que o mundo permanecerá dessa forma.
Com a IA teremos um aumento na qualidade dos serviços, a máquina fará coisas muito melhores que o homem, isso é indiscutível...
Mas qual o preço que pagaremos por isso? Vou mudar um pouco a pergunta: o que precisamos fazer para mitigar esse conflito?
Talvez a gente vivencie esse momento, não economicamente ativos. Pode ser que muitos de nós estejamos fora do mercado de trabalho, mas nossos filhos farão parte disso. E precisamos ensiná-los que terão que ser adaptáveis. Professor Osvaldo deu a dica: muita matemática e línguas para nossas crianças!
“Talvez precisemos mudar uma chave em nossa mente, e nos dar conta de que cuidar de uma criança é sem dúvida o emprego mais importante e desafiador do mundo. Assim, não haverá escassez de trabalho” – Yuval Harari.
E você? Se assusta com a Inteligência Artificial? Será que precisamos nos preocupar?
Um artigo enriquecedor Ana. Obrigado por compartilhá-lo! :)
Mãe da Céu | Comunicação Corporativa | Gestão de Crise | PR | Comunicação Interna | Endomarketing | Imprensa | Eventos
3 aOi Ana! Excelente artigo! É muito assunto para analisar dentro de alguns contextos. Concordo que a desigualdade acaba com a humanidade e ao aqueles que detém o conhecimento estarão à frente de alguns benefícios que a IA pode nos oferecer. De um lado me assusta entender o quão avançado esse processo está e ainda ficamos bem alheios à tido isso. Aquela Baby-X do doc me deixou meio assustada real, apesar do avatar do Will.I.Am eu ter achado o maximo! Mas também gosto de pensar bastante nos benefícios para a qualidade de vida das pessoas, como no avanço da medicina e em questão de segurança. Sei que postos de trabalho serão extintos, mas a evolução do mundo naturalmente pede isso e as pesssoqs precisam Buscar conhecimento. Na minha profissão, como também é muito dinâmico muita coisa que os profissionais faziam há 10 anos já está obsoleto porque não comporta mais. Então, ficamos ali naquela linha tênue de querer entender e aceitar o que está por vir! Agradeço o compartilhamento! Bjus
Data Science e Analytics | EHS | Facilities | Engenharia Elétrica
3 aDepois da nossa conversa eu me lembrei de um trecho no livro Admirável Mundo Novo, onde um Alfa (a classe elite intelectual) diz que eles poderiam reduzir a quantidade de trabalho realizada pelos Ipsilon, mas eles nãoo o faziam pois a natureza dos Ipsilon era condicionada aquilo, eles não suportariam. Fica uma reflexão sobre o impacto mental que uma sociedade altamente robotizada poderia causar na sociedade.
Padawan em Ciência de Dados e Analytics / Consultoria em projetos de adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)
3 aParabéns pelo artigo e obrigado por compartilhar. Esses questionamentos devem ser parte do nosso dia a dia para exercitar nosso sendo crítico e constantemente nos tirar da zona de conforto.
Gerente Sênior de RH | Líder multifuncional apaixonado por #otimizar e #desbravar | Experiência prévia em cadeia de abastecimento, gerenciamento de fábrica e estratégia | Leitor assíduo e um eterno aprendiz
3 aShow, Ana!! A mudança é a única constante... aprender rápido é a solução. Não há máquina que substitua os 4C’s: pensamento Crítico, Comunicação, Colaboração e Criatividade. Obrigado pelas trocas de ideias 💡👊🏽