Nós não somos "café com leite"
Não! Eu não sou "café-com-leite"
Quando eu era criança, esse é o termo dado para as crianças mais novas que "não contavam" nas brincadeiras, que precisavam de chances extras por serem "menos capazes".
Estamos em 2023, em pleno século 21 e sou uma, entre muitas outras, mulher que conquistou, com muita luta, seu lugar na liderança.
Sou apaixonada por falar sobre a evolução e conquistas das mulheres. Mulheres como minha mãe, que foi pioneira em criar sozinha e com muito orgulho as filhas para estarem preparadas e independentes, em mundo que era muito mais dominado por homens que o atual.
Quando penso que só em 1932 que as mulheres puderam começar a votar no Brasil, fico impressionada. Ainda existem mães, avós e bisavós para contar que não podiam votar simplesmente por serem mulheres.
Nessas últimas linhas do último parágrafo da história humana, já conquistamos a honra de sermos 26% das posições de alta liderança das "Melhores empresas para Trabalhar em 2021".
Nessas últimas linhas do último parágrafo da história humana, já representamos 44% das posições de liderança, segundo o "Guia de Diversidade do Great Place to Work".
Nessas últimas linhas do último parágrafo da história humana, já lideramos o mundo nos mais importantes cargos das maiores empresas e, para citar apenas alguns exemplos de nossos feitos:
- Katharine Graham (CEO /Washington Post/Década de 80): responsável por levar a empresa para as maiores e mais rentáveis corporações do planeta (Fortune 500) da revista Fortune, na década de 80
- Claudia Sender (CEO e Vice-presidente Sênior / LATAM BR/ De 2017 a 2019): responsável por consolidar a empresa como referência na América Latina, e liderar as estratégias para enfrentar as turbulências que as crises política, financeira e sanitária causaram no setor de aviação.
- Camila Farani (uma das empreendedoras brasileiras de maior destaque principalmente no universo das Startups, além de ser educadora): considerada uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo a Bloomberg Línea e Empreendedora do Ano 2022 pela IstoÉ Dinheiro, na categoria Inclusão Social. Women in Tech Latam Awards 2022, ma categoeia Best Ally.
Mas, afinal, por que ainda tem gente que acha que precisamos ser tratadas como "café-com-leite"? Que precisamos estar na liderança só para equilibrar o jogo? Que precisamos aceitar a insinuação que somos menos capazes?
Não! Eu não sou "café-com-leite"!
Não! Nós não somos "café-com-leite"!
Nós somos f*! Nós sobrevivemos há milênios de dificuldades de tratamento infantilizado ou possessivo. Lutamos, conquistamos nossos lugares e trazemos vantagens reais e palpáveis, como todo bom profissional deve fazer para galgar os mais altos postos. Só líderes devem liderar.
E nós somos líderes.
Segundo estudo conduzido pela Workplace, há um aumento de 21% nas chances de maior lucratividade em uma empresa quando a força de trabalho é diversificada.
Segundo dados divulgados pela CNBC (Consumer News and Business Channel), as empresas que são lideradas por mais de 30% de mulheres conseguem aumentar mais de 1% na margem de lucro.
Recomendados pelo LinkedIn
"Ah! 1% não parece muito!"
Calcule o que é 1% de uma empresa como o Wallmart que fatura quase 600 bilhões e diga se ainda acha pouco!!!
Ainda não se convenceu?
Ok.
Uma pesquisa da renomada Revista Harvard Business Review revelou que as mulheres são classificadas como melhores em 12 das 16 competências que se encaixam em liderança excepcional como:
Vou repetir!
Melhores em 12 das 16 competências que se encaixam em liderança excepcional.
Como ficou claramente demonstrado ...
Não! Eu não sou "café-com-leite"!
Não! Nós não somos "café-com-leite"!
Os dados nos são muito favoráveis.
Os dados nos fornecem uma noção do impacto positivo das mulheres.
Os dados nos explicam claramente o porquê estamos ganhando mais espaço no mercado de trabalho e, em especial, em cargos de liderança.
Agora cabe a nós mulheres, com competência e seriedade, continuarmos alçando voos cada vez maiores e quebramos os vieses organizacionais que atrapalham muitas empresas de perceberem que estão desperdiçando oportunidades e talentos que a concorrência já está aproveitando.
Nós hoje provamos que no jogo de resultados, jogamos de "igual para igual", no mínimo 🙂
Um próspero 2023 para todos, em especial, para nós mulheres que estamos liderando a construção de um mundo melhor para as nossas próximas gerações.
Diretor Executivo na Agência MD
2 aBv
Tecnologia | Negócios | Empreendorismo | Totvs | ERP |Protheus - Consultora Independente
2 aMás gente! Que mulher mais linda e inteligente e uma líder competente demais! Sou amiga, sou fã e sou encantada por você ✅ Cléo Paula 🚀