NA CRISE, REVISITE SEU SONHO.
Apesar da crise, tenho notado aumento da procura dos pequenos empresários interessados em seu próprio aperfeiçoamento como gestor, por entenderem que a dificuldade é passageira. Nestes casos, eles continuam interessados em investir na sua própria capacitação executiva, procurando aqueles programas desenvolvidos localmente, e que são menos teóricos e mais aplicáveis aos seus negócios, com carga horária que não atrapalhe suas atividades, e que tratem das disciplinas essenciais da gestão de forma integrada. Em geral estes programas desenvolvem no empresário uma visão ampliada de estratégia, finanças, marketing, processos, projetos e operações, capacitando-os a atuarem como influenciadores e tomadores de decisões.
Minha orientação para estes empresários é que se mantenham firmes e orientados por aquele SONHO inicial, e que construam seus PROPÓSITOS sempre em torno disto. Vou explicar porque:
Acreditamos muito que o nosso primeiro passo é conhecer muito bem cada empresa e como ela chegou até este momento. Fazemos questão de conhecer estas histórias e isto faz toda a diferença para entendermos onde podemos (e se podemos) contribuir na construção de um futuro ainda mais promissor.
As histórias destas empresas podem até ser parecidas, mas o objetivo destas empresas nunca será o mesmo, e o objetivo mais importante, em geral, não é o máximo resultado financeiro. Cada empresa tem um DNA próprio, que está intimamente ligado ao SONHO do seu fundador ou de seus donos.
Quando este PROPÓSITO está claro, tudo gira em torno disto.
De forma geral as empresas atravessam um mesmo ciclo de crescimento, iniciadas pelo sonho e pela coragem de um empreendedor que por anos a fio sustenta este pequeno negócio com seu suor e dedicação, jogando em todas as posições. No começo, este bravo empreendedor é a cara e o coração da empresa, garantindo a qualidade e o atendimento, e emprestando a sua própria reputação. Com o passar do tempo, os clientes confiam mais, consomem mais, e a empresa cresce, muitas vezes bem mais do se imaginava. Novos funcionários, novas instalações, novas filiais... a família passa a participar mais, os funcionários antigos são promovidos a chefes, e a empresa continua crescendo, até que... Este é o momento crucial! O momento em que os empresários percebem que já não conseguem mais jogar em todas as posições ao mesmo tempo, e que ao delegar, algo começa a se perder... o atendimento, a qualidade, os clientes, os resultados diminuem...parece que perdeu-se o “jeito” !
Quantas empresas não conhecemos assim?
Este fase de “adolescência” das empresas é absolutamente normal, e é aqui que costumamos ajudar os nossos parceiros, resgatando com eles este SONHO e apoiando os empresários na estruturação deste “JEITO” de se fazer as coisas. Acreditamos que ninguém sabe mais do negócio de uma empresa do que ela própria: seus donos e seus funcionários. Nossa contribuição é trazer o conhecimento e as melhores metodologias de gestão para promover internamente este resgate do PROPÓSITO, direcionando e estruturando um novo ciclo de crescimento para a empresa. Nós nos orgulhamos de não trabalhar PARA as empresas, e sim COM as empresas, assim, construímos longas relações de confiança, aprendemos e comemoramos juntos.
A SISEN atua no Rio de Janeiro dando apoio as empresas na estruturação de seus serviços, áreas e gestão e com educação corporativa. Associada desde 2009 à Fundação Dom Cabral –melhor escola de negócios da América Latina há 10 anos pelo Financial Times – a SISEN atua promovendo, principalmente, as seguintes parcerias: PAEX – Parceiros para a Excelência, que oferece um modelo de gestão para médias empresas em busca de resultados, e a PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária, uma solução educacional voltada para empresas familiares. Se interessou por algum programa ou quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e lhe forneceremos mais informações.
Flávio, irretocável seu post. Parabéns!
Comercial YPF
8 aParabéns amigo Flavio Werneck, muito bom o artigo. grande abraço
Especialista em Marketing Digital | Gerente de marca | Gerenciadora de canais no YouTube
8 aNão canso de ler esse artigo. Muito bom!