Nas minhas férias, resolvi viajar para dentro de mim mesmo
Esta newsletter traz meus relatos de um mergulho na tecnologia que não pressiona ou intimida, mas inclui e humaniza. E reflexões sobre atuar em uma empresa que já nasceu olhando para o futuro, com os princípios de diversidade e da inclusão, a valorização dos jovens e dos mais velhos no mercado de trabalho, e, ainda, com iniciativas corporativas focadas na evolução de processos em benefício do meio ambiente.
Embarque comigo nessa viagem! Clique no botão "Assinar" , ali no topo, à direita. E deixe seus comentários!
Nas minhas férias, resolvi viajar para dentro de mim mesmo
Absolutamente nada contra quem decide deitar na espreguiçadeira ou viajar para a Disney com as crianças nas férias. Acredito que toda maneira de descanso vale a pena, mas, por aqui, a criança - minha filha - já cresceu faz muito tempo e, nos últimos anos, eu peguei gosto por usar os dias de pausa no trabalho para empreender jornadas de autoconhecimento.
No ano passado fiz a peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela, que foi uma experiência muito intensa em diversos aspectos, como contei aqui. Este ano, reencontrei, em Lisboa, Portugal, o mesmo grupo que participou da caminhada comigo, guiado novamente pelo Padre Domingos, um especialista em Eneagrama, para aprofundar meus estudos sobre essa ferramenta de desenvolvimento pessoal que abracei já há algum tempo para me ajudar a ser um ser humano e um líder com mais empatia.
O foco desses dias de aprendizado foram os três instintos que compõem o Eneagrama: autopreservação, social e um para um. Combinados com os nove tipos de personalidades que a metodologia mapeia, temos 27 perfis que não são, de forma alguma, caixinhas estereotipadas, mas olhares sobre as diferentes maneiras como costumamos enxergar o mundo, tomar decisões e lidar com as pessoas. Pressão, frustrações, inseguranças são sentimentos naturais a todos, mas como cada um reage a essa gama de situações/emoções é um universo de possibilidades.
Recomendados pelo LinkedIn
Num mundo cada vez mais complexo e ocupando posição de liderança de grupos cada vez mais distintos, este entendimento sobre si mesmo e também sobre o outro torna muito mais fáceis as relações e o diálogo. Sinto a diferença que esse “mapa” me traz nas interações com familiares e amigos, com o time do Compra Agora, com os mentorados com quem tenho trabalhado. Vejo como os profissionais ao meu redor que também contam com o apoio do autoconhecimento trazem consigo importantes ganhos de performance. Quando você conhece as pessoas, seus instintos e suas motivações, coloca diante dos olhos uma poderosa lente de aumento da empatia. E quando você sabe quem é na essência, de fato consegue desenvolver todo o seu potencial.
Quanto mais profundo eu vou nessa jornada, mais consigo ajudar os outros e também me transformar. Por isso, além de Lisboa, emendei uma ida à Florença, na Itália, para outro curso de Eneagrama. Fomos analisar a “Divina Comédia” de Dante Alighieri, sob a ótica dos diferentes tipos e instintos. Achei muito interessante traduzir a metodologia com exemplos dos personagens e do Inferno, Purgatório e Paraíso.
Foram abordagens diferentes e complementares. Enquanto em Santiago de Compostela foi uma experiência física, em Lisboa foi mais uma vivência coletiva e, em Florença, um estímulo intelectual. Todas colaboraram para o meu crescimento pessoal e profissional. Se esse tipo de jornada faz sentido para você também, olhe para dentro de si, encare quem você é e encontre seu caminho. Eneagrama é apenas uma das diversas ferramentas de autodesenvolvimento.
Conselheiro/ Business Partner/Advisor/ Empreendedor/ Apaixonado pelo Varejo
1 aExcelente Reflexão!!
LinkedIn TOP VOICE | Presidente do Instituto Mulheres do Varejo, Embaixadora Sinal Vermelho | Diretora Core Group
1 aQuanto mais leio os seus diários, mais admiração tenho por você! Não sabia que conhecia bem o eneagrama, ferramenta que também gosto muito! #unidosparatransformar