A NECESSIDADE DE SE TER UM OBJETIVO DE VIDA
Em nossos dias, é comum que as pessoas vivam até sem perceber que estão vivendo pelo fato de não terem um sentido na vida. Viver sem ter um objetivo na vida não é viver, é apenas existir, vegetar pela vida afora, é ter uma existência vazia. Mas, o que é um objetivo vida? Perseguir um sonho impossível, uma utopia, algo irrealizável?
Um objetivo de vida é um sonho do qual não abrimos mão, um projeto que construímos e que buscaremos enquanto estivermos respirando e tivermos um coração batendo no peito, por mais que ele pareça impossível ou absurdo. Muitos pensam que a capacidade de pensar é o maior dom que o ser humano possui, mas, na verdade, a de sonhar é de suma importância, porque, na verdade, todos pensam, e muitos até sonham, mas poucos são os que conseguem alcançar aquilo com que sonharam.
Na verdade, lutar por um sonho e ver que ele é impossível e que jamais conseguiremos alcançá-lo nos machuca infinitamente menor do que se vivermos sem sonharmos. Mesmo assim, milhares (e porque não dizer milhões?) de pessoas em todo o mundo caminham na longa estrada da vida de cabeça baixa, com medo de olhar para o futuro e avistar apenas a escuridão onde deveria estar iluminado por sonhos.
Assim, veem apenas as pedras que há no caminho, e não fazem mais do que se desviar delas, e isso quando, mesmo vendo-as, não se deixam tropeçar quando poderiam ter evitado. Mas o que causa essa falta de objetivos, tão importantes para uma vida de felicidades, mesmo que em alguns pontos haja lágrimas? O que leva uma pessoa a, muitas vezes, abandonar seus sonhos mais belos?
A sociedade está perdendo sua capacidade de sonhar, de amar, de viver. E, o que é pior, não percebe que isto está acontecendo e, assim, não compreendem porque estão sempre estressadas, em depressão, nem mesmo onde buscar ajuda. Uma das causas que levam uma pessoa deixar de lado a capacidade de sonhar é a falta de tempo. Em um mundo onde cada segundo é precioso, já não se tem tempo para se ocupar com “bobagens”. Já não se pode reservar alguns minutos de nosso dia em sonhar, e muito menos em achar o caminho certo até estes sonhos. Pensa-se somente que eles são impossíveis, e que ir em busca deles é perda de tempo, o precioso tempo, o bem mais valioso nos dias de hoje. Não é sem razão que dizem que “tempo é dinheiro”
Outro fator que faz com que alguém deixe de buscar um objetivo para a sua vida é o fato de que ninguém acredita nos sonhos, mesmo a que o construiu. Em nossos dias, quem menos acredita em seus sonhos é a própria pessoa que o sonhou. E tudo isso por quê?
Apenas pelo fato de se sentir diferente em um mundo onde o normal é não sonhar e viver como se a vida fosse acabar no dia seguinte. Para que fazer planos para o futuro, se podemos viver apenas do presente? Para que gastar tanto tempo com algo tão incerto?
O medo de ver seu sonho não realizado e ter o tempo empreendido nele perdido faz com que muitos o abandonem mesmo antes de começar a buscá-lo, sem contar com o temor de ver as pessoas rindo e apontando o dedo, dizendo frases com: “eu não disse?”, “viu só?”, “eu já sabia que nunca daria certo!”. Assim, os que não são capazes de sonhar acabam destruindo a vontade de sonhar novamente daquele que não conseguiu alcançá-lo.
Mas quem fez o que é certo, os que nem tentaram ou os que ousaram, mesmo que não tenham conseguido? Com toda a certeza, foram os últimos, que não se acovardaram, mas pelo menos tentaram.
A beleza de um sonho: não a sua realização em si, mas o esforço que temos que empreender para realizá-lo
É nisto que está a beleza de um sonho: não a sua realização em si, mas o esforço que temos que empreender para realizá-lo, é esta busca que nos dá a sensação que estamos vivendo intensamente, e que, mesmo estando tão longe de nós, o importante não é chegar, mas prosseguir, apesar das dificuldades.
E por falar em dificuldades, estas são o maior temor da sociedade em nossos dias. Já não se sonha, se imagina tudo realizado e pronto para ser usufruído, querem que tudo simplesmente se materialize em sua frente, sem esforço algum, como mágica. E mesmo os que se arriscam no complexo campo dos sonhos, em muitos casos, desistem quando vem a primeira dificuldade, sem perceber que são elas que definem o valor de uma conquista, pois quanto menos dificuldade se tem para conquistar algo, menor o seu valor e vice-versa.
Um sonho que se realiza sem dificuldades não tem valor algum, pois o sentido de se sonhar é vencer as dificuldades que nos separam dele e, depois, olhar para trás e vermos que nossos esforços não foram em vão, mas que valeram a pena, pois não só nos permitiram realizá-lo, mas também nos deram um motivo para vivermos: lutarmos pelo nosso sonho.
Na nossa sociedade, há milhares de pessoas incapazes de sonhar. Muitos entram para o mundo das drogas, do álcool, no trabalho compulsivo, e até do crime em busca de um sentido, mas não o encontram. Quantas vezes passamos na rua e vemos bêbados caídos, nos noticiários vemos cada vez mais crimes, tráfico de drogas, casamentos são destruídos à nossa volta todos os dias. E tudo isso por quê? Porque já não se sonha mais, e a vida não tem um sentido, pois são os sonhos que nos dão um sentido de vivermos.
E quais são os sonhos que mais estão sendo deixados de lado? Basta apenas olharmos ao nosso redor e perceberemos que a maioria deles, mas os que mais estão sendo abandonados são exatamente os mais importantes para o ser humano. Já não se sonha em construir uma família, viver um grande amor. Já não se acredita que se possa ser feliz. Já não sonham com um mundo melhor, mas creem que não há mais solução, e fazem disso uma desculpa para ficarem estáticos parados enquanto a vida passa e os deixa para trás.
A maioria dos jovens de hoje pensam que o amor não existe, ou que ele existe apenas em filmes românticos, e, assim, constroem famílias sem o único alicerce capaz de sustentá-la: o amor. Esta é a razão de vermos tantos lares sendo destruídos, tantos filhos abandonados, muitos deles entrando por caminhos que os levarão à ruína. Já não veem o namoro como uma forma de demonstrar e receber o amor, de planejar a construção de uma família, por isso o “ficar” se tornou tão popular em nossos dias. O casamento é visto como uma instituição falida e condenada a desaparecer.
Mas, caso isso acontecesse, o que nos diferenciaria dos animais? Eles não são capazes de montar famílias, não sonham com um lar onde o amor é o maior laço de união entre eles, mas nós somos. Já não se acredita na felicidade, e muitos acham que ela é um ideal inalcançável.
Outros a buscam, mas jamais a encontram, pois não são capazes de perceber onde ela realmente está: nas coisas simples da vida. Muitos a procuram nas drogas, no crime, no álcool, levam uma vida devassa e pensam que encontrarão a felicidade, mas ela só cruza o caminho de quem sabe onde está indo.
E para sabermos isso, devemos ter algo que nos oriente, e sonhar nos faz exatamente isto. Se temos um sonho, traçamos um caminho até ele e começamos a buscá-lo, e, assim, temos um caminho a seguir: o que nos leva ao nosso sonho. E, enquanto caminhamos, são as pequenas coisas que encontramos na vida que nos trarão a felicidade, e farão de nós os seres mais felizes do universo.
Muitos, atualmente, fazem do dinheiro o verdadeiro sentido de suas vidas, mesmo tendo ouvido de muitos que ele não traz felicidade, e começam, então, a buscá-lo desesperadamente. Trabalham além das suas forças, gastam todo o tempo disponível, inclusive o que deveria ocupar com sua família, amigos e mesmo com outros sonhos e ainda insinuam que sua vida tem sentido, e que estão buscando seus sonhos: carros importados na garagem, mansões à beira da praia e outros luxos que, na maioria das vezes, não terão tempo de desfrutar.
Assim, desviam todos os seus esforços, que deveriam coisas simples da estar sendo usados para construir sonhos ao lado de vida... ”sua família e amigos para algo que lhe traz apenas uma felicidade ilusória, que, quando passa, deixa no peito a sensação de vazio, que jamais pode ser preenchido.
Quantas famílias não estão desestruturadas porque os pais vivem apenas para o trabalho e pensam que tudo que podem dar a seus filhos são bens materiais, como escolas particulares caríssimas, casa luxuosa, carro novo na garagem?
Muitos pais não percebem que seus filhos, muitas vezes, precisam apenas de um pouco de carinho, e que alguns minutos da sua atenção valem mais que todo o dinheiro do mundo...
É por isso que, na sociedade atual, vemos muitos jovens que têm tudo, materialmente falando, mas que ainda assim, são frustrados, vivem tristonhos e em cuja vida há um vazio que não sabem como preenchê-lo. Muitos tentam preencher este vazio com as drogas, bebidas ou levando uma vida desregrada que, em vez de diminuí-lo, acaba aumentando-o. E o que é pior: não conseguem sonhar, pois não tiveram exemplo daqueles que sempre são os modelos dos filhos: os pais acabam entrando no mesmo caminho que eles, fazendo do dinheiro o seu único objetivo de vida, iniciando, assim, um interminável círculo vicioso.
Os sonhos são o que há de mais importante nesta tão curta trajetória, a que chamamos vida. Quando sonhamos, damos um novo rumo à nossa vida, fazemos com que ela tenha um rumo certo. Uma vida sem sonhos e objetivos é uma vida vazia. Devemos viver intensamente cada segundo, sonhando, buscando nossos sonhos, compartilhando e construindo outros com as pessoas que amamos.
Os sonhos são o verdadeiro sentido para nossa vida, e lutar por eles deve ser nossa única meta, independente de conseguirmos ou não realizá-lo. Devemos incentivar outras pessoas a fazê-lo, ajudá-las na busca dos que elas construíram, para que elas também nos ajudem quando precisarmos. Não há nada mais importante em nossa vida que lutarmos por nossos sonhos. Se não nos importarmos com isso, jamais seremos felizes, pois maior é a dor de não sonhar do que a de não ter seu sonho realizado.
E mesmo que nos decepcionarmos, devemos sempre ver isso como uma chance de crescer, de começar novamente, baseando-nos na experiência que tivemos com os que não conseguimos realizar. E quando nossa vida chegar ao fim, poderemos olhar para trás e vermos que nossa vida valeu a pena, pois cada segundo foi usado para a construção de nossa felicidade.
Poderemos, então, partir em paz, sabendo que escrevemos uma história digna, que servirá de exemplo às gerações futuras, e que nosso nome ficará sempre na memória daqueles que sonham, pois eles dirão: “Se ele conseguiu, nós também conseguiremos, basta apenas lutar...
”Assim, e somente assim, seremos felizes, pois quem não sonha não vive, apenas existe”. Por isso, ouse sonhar, lute pelos sonhos que você construiu, mesmo que pareçam impossíveis. Jamais deixe de sonhar mesmo quando ninguém mais acredita em você, pois assim, e só assim, encontrará o verdadeiro e único sentido da vida, pois a capacidade de sonhar é, sem sombra de dúvida, o maior dom que ser humano possui.
Desenhos e Projetos & Vendas técnicas
4 aAline Gomes , Angélica Carvalho Pinto , Antonio Macedo , Raquel de Oliveira Amaral , Bruna D' Amenti , Mírian Arouca ,