A necessidade de um novo Perfil de Liderança: A Liderança Consciente
Em 2010 um estudo do Instituto para Estudos Futuros de Copenhagen sobre Inovação e Liderança concluiu que em 2027 mais da metade das empresas que fazem parte do Standard & Poor´s (as 500 maiores empresas do mundo) não estariam mais no ranking, por falta de Liderança Criativa, cedendo lugar a startups com modelos de negócio e modus operandi mais flexíveis, adaptáveis e disruptivos.
A #lideranaçaconsciente é um modelo holístico de #liderança que abrange o #líder como um todo. É suportada por valores morais elevados que produzem uma influência em qualquer ambiente de trabalho, pelo exemplo de autenticidade, transparência, fluidez e serviço. Um serviço altruísta que tem em conta as necessidades dos outros, que os envolve na sua força de rede inclusiva, através da conexão e da motivação.
Este é um momento de imenso potencial e contribuição – não de inércia – para implementar uma Liderança viva, onde é necessário um mix de #humanskills que já não são mais hard ou soft e sim um conglomerado, consequência da experiência de vida pessoal e profissional de cada Líder.
Neste momento mais BANI - brittle, anxious, non-linear , incomprehensice - do que nunca, a Liderança Consciente é a resposta necessária ao impacto que como Pessoas, Empresas e Sociedade estamos a ter. Estando o mundo como está, surge a necessidade de assumir uma Liderança #humancentered e com #propósito. Precisamos de vulnerabilidade, inovação, intraemprendedorismo, colaboração, co-criação, complementariedade, autenticidade, responsabilidade, e interdependência.
O Propósito, tão falado como confundido, não opera para o Líder ou para a #organização e sim através deles. Quando existe Propósito, é porque existe também uma identificação com uma causa maior que gera força motriz de ação em si mesma. Isto obriga-nos a questionar-nos: Quem sou Eu? Eu Rocío, Eu Danone, Eu Banco Santander…e o que estou a fazer aqui? A resposta vai ser bem diferente da que teria sido há 10 anos atrás, 2 anos atrás ou 6 meses atrás, antes desta pandemia.
Este Propósito que transcende a própria Pessoa e/ ou Organização – é por isso que lhe chamamos de Propósito, se não lhe chamaríamos plano estratégico ou modelo de gestão – às vezes não é tão evidente e requer algum trabalho de “curagem”. Requer o que o mundo nos está a pedir agora: abandonar a sensação de controle e abraçar o que é, tal e como é, sem resistências, apegos nem defesas. Neste processo, cada Pesssoa e Organização vai localizar-se no nível de #consciência em que está, nem mais nem menos, e a partir daí podemos vislumbrar os Líderes e as Empresas que teremos futuramente.
O nível de consciência é o estado em que o Ser Humano toma as suas decisões. O modelo de D. Hawkins que utilizo como base de parte do meu trabalho, apresenta uma escala numérica dos diferentes níveis de consciência, conforme as emoções predominantes. Líderes com um nível de consciência mais elevado irão criar equilíbrio e balanço nas Organizações e praticar uma #liderançapeloserviço, fundamental na Liderança Consciente.
A estructura do Programa LeaderSHIFT - Mentoria e Facilitação que desenhei para #empresashumanizadas responde a 4 pilares ou alicerces
A #autoliderança, o #interrelacionamento e a #ultraprodutividade e o #mindfulness se apresentam diferenciados, mas complementares.
. A Autoliderança é o ponto de partida para a integração plena do mundo interno do Líder com o mundo externo da Organização.
Recomendados pelo LinkedIn
. No Interrelacionamento existem oportunidades de evolução e aprendizagem que só podem ser aproveitadas desde um #desenvolvimentopessoalconsciente.
. A Ultraprodutividade - produzir no nosso máximo potencial sem perdermos qualidade de vida - é o sistema operativo do #liderconsciente
. O Mindfulness, estado que se conquista através de práticas como a #meditação, é a base que confere #sustentabilidade a este tipo de Liderança.
A Liderança Consciente vai além das paredes do escritório e dos domínios do impacto social. Actua como fio condutor na colaboração entre pessoas, negócios, empresas, países… nos diferentes campos: político, económico, tecnológico, social e ambiental, para garantir um futuro sustentável através de um estilo baseado num sistema dinâmico onde as ações a curto prazo são orquestradas e alinhadas à visão a longo prazo, prevendo possíveis evoluções e contribuições, e possíveis contratempos nesse timing. Um claro exemplo disto poderá ser a revolução digital inclusiva, como fenómeno-resposta desta pandemia.
Centrada num presente-futuro desejável para todo o ecossistema onde opera, a Liderança Consciente é o oposto a uma visão estática da vida, da sociedade, das pessoas. É divergente, versátil e transcendente. Livre de julgamentos, acredita em si mesma e aporta novas visões e formas de fazer as coisas, ao desenvolver ideias inovadoras com a ambição de melhorar o mundo através da funcionalidade, do pragmatismo e da generosidade.
Características d@ Líder Consciente
Os Líderes Conscientes são um elo essencial no desdobramento da Cultura Organizacional das Empresas Humanizadas, que por sua vez são responsáveis por criar algum space-time para promover iniciativas, práticas e programas, que permitam este desdobramento.
Mais informação sobre mim e sobre o meu trabalho: www.rociocervino.com