Liderança Ambidestra: Navegando os Mares da Inovação
A liderança ambidestra é um conceito intrigante que capacita os líderes a focar tanto no presente quanto no futuro. Neste contexto, precisamos pensar em uma construção de um futuro que seja desenvolvido de forma coletiva, e para tal, podemos efetuar uma analogia de um barco Viking em alto mar, destacando a importância de todos "remarem na mesma direção" com um "propósito único" e "enfrentando todas as dificuldas" desta jornada. O líder desempenha diferentes papéis, ora indicando o ritmo, ora definindo o rumo do barco. Note que agora o lider não fica apenas na operação, mas também toma decisões estratégicas. É muito importante que o lider trabalhe com muita responsabilidade e isto me lembra "responsa" e "habilidade". A "Responsa" de trabalhar de forma sustentavel e a habilidade de discernir e desenvolver competências para cada papel que será vital nesse processo.
A construção de um futuro é uma empreitada que demanda muita energia emocional e física, requerendo assim um ganho significativo em relação ao esforço investido. Tal construção apenas será possível com o engajamento de todos os colaboradores de uma organização. Lembre-se, os liderados não seguem o que os líderes falam, mas seguem o que o lider faz. O engajamento de todos é crucial para que o hoje continue com muita qualidade enquanto de forma paralela o futuro é construido.
No passado, aprendemos que as organizações eram complicadas, mas também aprendemos que para lidar com problemas complicados bastaria dividi-los em problemas menores/simples e resolve-los de forma isolada ("... é preciso fatiar o boi ..."). Porém, hoje estamos diante de organizações complexas, e isto deve-se ao fato de que ao efetuar uma ação, muitas vezes não conseguimos identificar quais serão as consequencias no futuro. Mas calma, também já temos uma solução! Agora é necessário que nossos líderes tenham condições de "assumir micro decisões" para na sequência medir qual foi o impacto gerado por esta decisão (seja bom ou ruim). Devemos ainda lembrar que é inevitavel que teremos "micro decisões erradas", mas o que de fato importa não é o erro em si, mas o que nós faremos com estes pequenos erros.
Ainda no contexto organizacional, no passado aprendemos que as decisões eram tomadas baseadas em um orçamento previamente aprovado (“... qual o budget aprovado? ...”). Porém, agora um lider ambidestro toma decisões baseadas no que queremos ser no futuro e o que precisamos efetivamente para tal. A gestão ambidestra transcende a abordagem orçamentária do passado, baseando-se na visão do que a organização aspira ser.
Recomendados pelo LinkedIn
Em mares desconhecidos, tanto a equipe quanto o líder enfrentam ansiedade e estresse, destacando a importância de conexão e serenidade. A liderança eficaz durante esses desafios exige a busca das melhores alternativas, reconhecendo que a perfeição é por vezes obscura. A inovação é apresentada como um exercício de observação empática, convocando todos para participar. A ênfase recai sobre as ações do líder, que ultrapassam as palavras, moldando a jornada compartilhada.
Os líderes devem inspirar através da jornada de transformação pessoal, enfatizando a importância da humildade para aprender, generosidade para compartilhar, coragem e responsabilidade para seguir em frente. O enfrentamento do medo e a expansão contínua das próprias limitações são identificados como passos cruciais na jornada de uma liderança ambidestra.
Neste oceano de desafios, a liderança ambidestra emerge não apenas como uma estratégia, mas como uma filosofia de navegação, navegando não apenas para vencer, mas para amar cada momento da jornada em direção à melhor versão de si mesmo e da equipe.
Retired - Delivery Partner Executive at IBM
10 m👏🏻👏🏻👏🏻🫵🏻😎
Founder & Diretora de operações / Nutricionista
10 mExcelente artigo e analogia. Parabéns!
Associate Director, Delivery Partner
10 mBom artigo. Concordo plenamente. Particularmente, penso que não há futuro sem planejamento estratégico que envolva uma boa dose de investimento e inovação. Precisamos nos organizar e reservar tempo para falar de estratégia e futuro, sempre.