Negociação: uma das maiores habilidades para quem trabalha com produto
Desde que comecei a trabalhar com produtos digitais (e olha que já faz algum tempo isso...), constantemente me via em um cenário onde tinha que negociar. E quando se fala em negociação, é muito comum se pensar em um momento de disputa, com foco nos seus próprios interesses. Mas, vale ressaltar que o sucesso de uma negociação se dá quando as partes envolvidas saem satisfeitas do acordo. E, para isso, a chave do sucesso de uma boa negociação é a comunicação, é quando fica claro o valor do acordo, para ambas as partes.
Um produto, muitos stakeholders
Imagine a seguinte situação: você é product manager de um produto importante para sua empresa, que tem vários stakeholders, na maioria, diretores de diferentes áreas. Todos estes stakeholders solicitam diversas features e dizem que precisam que isso fique pronto rápido, pois é muito importante. Você possui recursos finitos (engenheiros, testers, designers, etc…) para tocar este produto, e devido a diferentes demandas de diferentes stakeholders, temos um funil… O que fazer?
Você vai precisar ter habilidade para negociar estas features e prazos com todos estes stakeholders, certo? Pois é aí que entra a negociação.
O que vemos de mais comum nas empresas é um produto com muitos stakeholders que não tem dados o suficiente para provar a entrega de valor de uma feature, mas creem veementemente que o resultado será certo.
Matriz de priorização de backlog
Para colocar em prática a habilidade de negociação, o mais importante é convencer à todos que você tem um backlog priorizado com base em dados que vão provar o valor de cada feature e sua importância.
Particularmente, o que me ajudou muito ao longo da minha carreira, foi criar uma Matriz de priorização (pode fazer o download dela, clicando na imagem), baseada na técnica de Scorecard (escrevi um artigo sobre técnicas de priorização de backlog, e se quiser saber mais sobre, pode acessar aqui). Essa matriz, se consiste em definir os principais objetivos do produto e seus respectivos pesos, depois é só inserir o backlog nela e de acordo com dados dar uma nota de 0 a 10 para cada feature que automaticamente a planilha vai fazer o cálculo, de acordo com o peso de cada objetivo e já vai dar a priorização de acordo com o que vai trazer mais valor para seu produto.
Isso, vai te ajudar a dar clareza na priorização e deixar mais fácil o entendimento da priorização do backlog, diretamente ligado ao que vai trazer mais valor para o produto, e consequentemente, para a empresa. Aí, a tarefa de negociar vai ficar bem mais fácil.
Objetivos do produto, alinhados com a estratégia da empresa
Mas, para que esta estratégia dê certo, é muito importante você ter definido os objetivos do seu produto, e principalmente, que estes objetivos estejam em linha com o planejamento estratégico da sua empresa. Por exemplo, se sua empresa tem um objetivo de aumentar a receita e seu produto pode contribuir com isso, este deverá ser o principal objetivo do seu produto. E assim, baseado em dados, você conseguirá criar uma cultura de produto e não vai precisar dizer não para quem estiver te pedindo algo que não vai ajudar a atingir a meta, e o mais importante é que utilizando este conceito, vai ficar claro para todos a priorização do seu backlog.
Aconselho o uso de OKRs para definir estes objetivos, mesmo que sua empresa não utilize o conceito de OKR (Objectives and Key Results) para realizar o seu planejamento estratégico e definição de objetivos, e a cada quadrimestre, você pode mudar eles, mas sempre cuidando para que esteja em acordo com a estratégia da empresa.
O grande negociador
E não é só com os stakeholders que você vai precisar negociar. Quer saber porque? Sabe quando no meio da sprint, você descobre que se criar algo simples, vai melhorar a taxa de conversão de uma etapa do seu funil, mas, por mais simples que seja a alteração, você vai precisar do time de desenvolvimento, e terá que incluir uma chamada "voadora"? O time de desenvolvimento, não gosta nem um pouquinho disso… E você vai precisar de quê? Negociar com eles, derrubar uma tarefa menos importante, pedir para que se dediquem um tempo mais para garantir a entrega da sprint e mais essa nova…. Enfim, vai precisar engajar e deixar claro o valor desta demanda e explicar porque ela não foi priorizada antes e não pode esperar a próxima planning. Novamente, destaco aqui o que faz o sucesso de uma boa negociação, é quando ambas as partes ficam satisfeitas com o acordo.
Conclusão
Viu só como saber negociar é importante? Mas, não é só saber negociar, estar bem organizado, fazer a priorização de seu backlog baseado em dados e deixar tudo isso bem claro para todos os envolvidos, vai te ajudar muito neste processo. É não dizer não, porque toda a ideia é bem vinda, mas é alinhar as expectativas de quando aquilo será entregue, e se não fizer sentido, deixar bem claro o porquê. É engajar todo o time e compartilhar os resultados.
E você, acha que negociar faz parte do seu dia-a-dia como "produteiro"? Me conte suas experiências. E se você quiser fazer uso da Matriz de priorização e quiser saber mais informações, escreva nos comentários que te ajudo.
Representante de desenvolvimento de vendas na Novatics
2 aRafael, obrigada por compartilhar!