Network
Competição e associação são termos e filosofia muito utilizado na sociedade moderna. Todos sabem o que significam mas nem todos sabem a hora de usar cada qual.
O ser humano tem o costume de se associar a tudo aquilo que lhe parece familiar. Os estudos evolucionistas dizem que costumamos a não nos associar com o que não conhecemos pois isso nos mantém vivos (evitar coisas que não se conhece, evita também perigos que não se conhece), aí está o motivo para o surgimento da frase "o ser humano tem medo do desconhecido".
Mas a não associação não quer dizer a competição. A competição vem a partir do desejo de adquirir a mesma coisa, deste ponto que o competidor pode ser conhecido ou não. Que a finalidade de derrotá-lo até de modo hostil será utilizada. Mas os mesmos estudos evolucionistas diz que o ser humano tem a necessidade de associar-se. Essa espécie como muitas outras trabalha melhor desempenhando papéis definidos com atividades simples complementares dentro de um grupo ou sociedade.
A competição ou associação são incentivadas dependendo da cultura do povo, suas histórias e sua finalidade. (Focarei no âmbito comercial e na realidade brasileira atual).
O ser humano é treinado desde seu nascimento a se associar a pai, mãe, irmão, tios e assim vai. Confia nas pessoas ao seu redor a medida que reconhece segurança a sua volta. A hostilidade começa em âmbito escolar, onde eles aprendem juntos, porém na hora de suas avaliações se preservam a solidão do que se aprendeu e na sequência seus desempenhos são comparados a outros que tiveram os mesmos ensinamentos. Perdurando essa competição em todo âmbito escolar, principalmente enfatizados nos concursos e no vestibular.
Recomendados pelo LinkedIn
Depois de anos de competição ferrenha, você já dentro de um emprego, se vê na necessidade de se associar novamente para enfrentar "um inimigo comum" a concorrência. Claro que quem praticou esportes de grupo ou competições de grupo já viveu a experiência da associação para melhorar seu desempenho em uma competição. Logo, inimigos e amigos, associação e competição, são apenas pontos de vistas dos dois lados.
Concluindo o que hoje é concorrência amanhã pode ser associação ou vise versa. Saber a hora certa de cada um pode ser o ponto chave para o sucesso ou fracasso de um projeto dentro ou fora do âmbito da empresa ou entre empresas ou até na vida pessoal.
A grande pergunta deve ser: contra quem competimos e a quem nos associamos?
Com o ambiente tão polarizado da politica atual, nos agrupamos em torno de um rotulo que nos dão ou nós tentamos nos incluir , se conhece o grupo que se associa para a politica, porem vivemos em um mundo econômico e afetivo também. Aos poucos as barreiras desses aspectos da nossa vida vão se misturando, o consumo parte da analise de contribuição politica, econômica e ate ecológica que a empresa se propõe.
Os trabalhos e as especialidades ligados aos clientes que consomem estão correlacionados nessa grande Network que fazemos parte na NET (redes sociais).