A Relação entre Competir, Colaborar e Vencer na Vida
O que é vencer na vida? Qual a relação entre competição e colaboração, e vencer na vida?
É sobre isso que vou falar no artigo de hoje, além de deixar dicas para você vencer na vida.
“A competitividade é um conceito primitivo” - Valter TAMER
O que é competição?
Competição é a disputa ou concorrência entre duas ou mais pessoas. Então, a competição está sempre relacionada à sobrevivência, em qualquer contexto, em qualquer circunstância.
Então, se a pessoa luta pela sobrevivência, é como os cães e as gaivotas que lutam por ossos e cabeças de peixe.
Se o sujeito não luta mais pela sobrevivência, mas ainda está na disputa, está no mesmo nível de consciência, porque ele é escravo do seu ego, e o ego é apenas uma construção social, é uma construção psicológica.
E colaboração?
A colaboração é a ação realizada entre duas ou mais pessoas, que também está ligada a sobrevivência, mas de todos os indivíduos, e não de um indivíduo mais forte que os outros. Então, a colaboração é a palavra de ordem para a sobrevivência ecológica, sistêmica das empresas, das pessoas e dos seres humanos enquanto espécie
Então, primeiro a gente define a nossa sobrevivência enquanto espécie, depois a qualidade de vida da sociedade.
Qual o conceito de vencer na vida?
Vencer na vida é um conceito subjetivo, mas muito comumente associado a dinheiro. Então, dinheiro não é sinônimo de vencer na vida. Se fosse assim, esses políticos todos que estão condenados a trezentos e tantos anos por improbidade administrativa, corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, essa galera não pode se se dizer vencedora, de forma nenhuma.
Por que que a colaboração deve ser um projeto de vida, uma filosofia de vida e não a competição?
Porque a competição divide e enfraquece, a colaboração une e fortalece as pessoas, as empresas e as organizações.
A pandemia, o coronavírus veio pra provar isso. A quantidade de movimentos de colaboração, de inclusão social durante esse momento, provou a necessidade da colaboração como escolha e não a competição.
Há quem defenda, claro, que a competição foi necessária pra nos trazer até aqui, enquanto espécie, sim foi. Mas, contextos diferentes exigem atitudes diferentes.
A competição é uma relação ecológica selvagem de uma outra época, de um momento em que hoje não faz mais sentido.
Então, o jeito errado de conduzir as coisas é conduzi-la no sentido de associar dinheiro à vencer na vida.
Este tema, para você ter uma ideia, surgiu do comentário de uma aluna que leu um post de alguém afirmando que não gosta do conceito de vencer na vida, porque isso a coloca numa posição de competição em relação a outro ser humano.
Por que que essa pessoa associa vencer na vida com competição?
Porque dinheiro tem a ver com sobrevivência, competição tem a ver com sobrevivência. Então, como a pessoa associa vencer na vida com dinheiro, ela entende que uma coisa tá relacionada com a outra, é um conceito ainda primitivo, os conceitos são individuais e intransferíveis.
Então, se a pessoa entendeu que vencer na vida tem a ver com competição, ela entendeu também que dinheiro é vencer na vida, significa vencer na vida, o que não é necessariamente.
E a maneira de nós vivermos uma vida em qualidade, como sociedade, como seres humanos, é entendendo, compreendendo a outra pessoa como um igual, como um semelhante.
Há, para mim, um elemento chave nesse processo que é a empatia. Muitas pessoas não conseguem ter empatia, não conseguem ver, no outro, um igual, apesar das diferenças aparentes, apesar das diferenças de gênero, de cor, de sexo, enfim, de crenças religiosas ou políticas, o que nos une é maior do que o que nos separa.
Então, a empatia é o é o pré-requisito para a colaboração, porque ela produz respeito, ela produz outros princípios e qualidades inerentes aos relacionamentos das pessoas, entre as pessoas, em qualquer contexto.
Empatia produz, respeito, solidariedade, confiança, bondade, generosidade, paz, entre outros valores importantes para as relações humanas.
Chega!
Chegou a hora de nós dissociarmos competição de vencer na vida, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vencer na vida é você chegar onde quer chegar, qualquer que seja o lugar aonde você quer chegar. Na minha visão dos fatos, vencer na vida é ter condições dignas, por meio do seu trabalho, de suprir as suas necessidades e as da sua família, com dignidade e chegar aonde se quer chegar.
Então, dissociar isso de dinheiro, porque o dinheiro serve tão somente para suprir as necessidades fisiológicas dos seres humanos, que já é grande coisa, mas não necessariamente significa sucesso. Tem muita gente de fracasso com muito dinheiro, porque se a única coisa que você tem é dinheiro, você, certamente, é pobre, no sentido sistêmico da vida.
Precisamos pensar a sociedade em termos coletivos, sistêmicos e colaborativos.
E entender que a colaboração é o único meio, é o único caminho para uma vida de qualidade e para a sobrevivência do ser humano enquanto espécie, porque, se nós continuarmos nesse processo de competição, vai chegar uma hora que as pessoas vão lutar, ter que se matar pra disputar território, disputar recursos naturais, porque a humanidade só cresce, só faz crescer.
Então, a competição, como tem a ver com sobrevivência, a competição significa o seguinte: eu sobrevivo, você, se tiver que morrer, vai morrer pra eu sobreviver. Se a gente seguir essa lógica, a humanidade vai acabar, e se não acabar, aqueles que ficarem vão ter com prejuízo, comprometimento da sua qualidade de vida.
Quem ama não compete, quem ama apoia e colabora, e a solução da humanidade é o amor. - Valter TAMER
Esse é o meu recado pra você hoje.
Agradeço a você que me segue, compartilha meus conteúdos, a você que está comigo aqui nessa jornada.
Grande 4braço,
Valter TAMER
Palestrante I Mentor I Escritor l Terapeuta Cognitivo Comportamental, Utiliza Eneagrama Sistêmico e PNL I Ajudo Corporações na Ampliação de Saúde Mental, Performance Profissional e Felicidade Corporativa
3 aMestre Valter TAMER , precidamos compartilhar mais e esquecer que competir é coisa boa. A gente só vai conseguir jogar o jogo do "ganha-ganha" quando para uma pessoa ganhar, a outra não precisar perder. Abs!