Networking - a arte de criar conexão.

Networking - a arte de criar conexão.

Networking e Carreira

Construir uma boa rede de conexões profissionais é indispensável para quem deseja se destacar e ter sucesso na carreira. Tudo parte do princípio de que “quem não é visto não é lembrado”, afinal de contas, indicações e referências podem ser decisivas a para conquista de oportunidades e ascensão profissional.

É importante ter em mente, que networking não se trata apenas de ter uma ampla lista de conhecidos a quem você possa recorrer quando necessitar. Isso é apenas um ponto de partida. Networking envolve conexão, e essas conexões só geram frutos, se forem cultivadas, gerando contribuição mútua, e não apenas focando em obter vantagens.

Lembre-se que pessoas se relacionam com pessoas, e por isso, a conexão é tão importante. Estender vínculos com pessoas que você conheceu no ambiente de trabalho, em cursos ou eventos profissionais, alimentando interações de trocas de experiências e histórias, de auxílio e admiração, pode ser a base que impulsionará uma futura indicação, mesmo quando você não espera ou pede por ela.

Como fazer networking?

·       Conecte-se a pessoas com interesses similares aos seus: para construir uma relação duradoura e contribuinte, ter interesses similares favorece o diálogo e a identificação de mais afinidades, estreitando laços, com contatos mais naturais e sinceros.

·       Participe de eventos profissionais: eventos, palestras, feiras, cursos, workshops, congressos e conferências; participe e inicie conexões nestes eventos, dialogando sobre os temas e ações que ambos estão acessando simultaneamente, e após, mantenha a relação com mais contatos e contribuições. Troque cartões de visita, compartilhe perfis de redes sociais e interaja.

·       Alimente suas relações sendo contribuinte: transforme seus conhecidos em pessoas próximas, organizando o compartilhamento de informações relevantes e oferecendo ajuda. Cheque sua lista de contatos, e indique a elas um artigo interessante, uma notícia inovadora, divulgue um curso, evento ou palestra que possa ser do interesse de cada um. Mantenha a proximidade através de contribuições, mas tenha cuidado para não ultrapassar limites e tornar-se invasivo e excessivo. Vá evoluindo nas trocas conforme for recebendo retornos. 

·       Mantenha a sua autenticidade e mostre que valoriza o outro: apenas distribuir o mesmo texto padrão, sem personalizar e sem promover trocas, não é alimentar networking. Aplique autenticidade, empatia e criatividade, e demonstre que entende os interesses e valoriza o tempo do outro,  pois só assim conseguirá se diferenciar e se destacar dos demais. Muitas vezes, é melhor ter uma rede menor, mas bem nutrida, do que tentar ter uma rede muita ampla e muito superficial.

·       Se mantenha uma pessoa relevante: suas conexões podem crescer através de pessoas que se interessam por você e suas qualificações ou notícias que divulga. Mantenha seu currículo atualizado em sua página no LinkedIn, divulgue informações sobre sua carreira, seus projetos e resultados, participe ativamente de associações e fóruns de seu nicho profissional, e nestas situações esteja atento aos demais presentes para alimentar conexões.

·       Explore todos os canais: seja ativo no mundo online e offline. Reserve em sua agenda alguns momentos para estar em eventos presenciais, e dedique-se também a estabelecer conexões e participar de fóruns e grupos de discussão relevantes por meio de WhatsApp, Telegram e Facebook, por exemplo. As pessoas estão em todas as redes, e conexões podem surgir de todos os canais, mesmo os não voltados especificamente ao profissional, como é o caso do LinkedIn. Quando se sentir apto a gerar contribuição, tenha coragem, e assuma o protagonismo, construindo diálogos e transmitindo informações. Lembre-se de alimentar essas iniciativas, e esforce-se para responder às interações.

Dica Bônus: vença a timidez. Desenvolva seu autoconhecimento, explore suas potencialidades, alimente a sua autoconfiança e desenvolva habilidades de comunicação. Além disso, procure iniciar suas interações e participação em eventos para fomentar contatos, contando com o apoio e companhia de alguém conhecido e que lhe transmita segurança. Aos poucos você vai se encorajando e perceberá que pode vencer suas barreiras da timidez e até passar a gostar destes momentos de troca e interação.

Dê o primeiro passo, e dedique-se a criar boas relações: essa é a melhor forma de se manter relevante e sempre ser lembrado. Acredite: encontrar oportunidades e acessar crescimento profissional pode ser uma tarefa bastante difícil e desafiadora. Investir em um bom networking profissional pode abrir muitas portas, e ser indicado pelas pessoas certas, dá peso e credibilidade ao seu currículo.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eleva'ss

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos