Ninguém vem te salvar, seja o seu próprio herói.
Eu gosto muito de histórias de sobre heróis. Quando comecei a estudar sobre comportamento humano e como mudá-lo, muitos livros citavam a famosa "jornada do herói". Comecei a ficar curioso e fui pesquisar a respeito, até chegar ao livro O Herói de Mil Faces, do autor e historiador Joseph Campbell. O livro é fruto de anos de pesquisa sobre as histórias, contos, fábulas e lendas sobre heróis, ao redor do mundo e ao longo da história.
Eu li o livro e não achei muito legal, é enorme e muito detalhado, eu acho que não estava preparado para algo tão denso. No entanto, o conceito é muito interessante. A maioria esmagadora das histórias sobre heróis seguem uma mesma estrutura. Sr.Campbell fez o favor de descobrir o padrão das histórias e criar um "fluxograma" de como toda narrativa sobre heróis é montada.
Mais tarde, um outro escritor, Christopher Vogler, escreveu um livro chamado A Jornada do Escritor, então o conceito do Sr. Campbell ficou muito mais conhecido, pois Vogler conseguiu escrever um livro muito mais didático e fácil de ler. Campbell havia definido originalmente 17 passos para a jornada do herói, Vogler sintetizou um pouco e criou os 12 passos. A maioria dos livros, peças e filmes utiliza os 12 passos da jornada do herói para construir as suas narrativas.
No entanto, algo me chamou atenção sobre a similaridade da jornada do herói com a nossa jornada quando precisamos passar por um processo de mudança. Normalmente, quando passamos por um processo de mudança é porque fomos forçados. É difícil alguém que esta feliz e satisfeito com a própria vida se propor entrar um processo de mudança de identidade e auto conhecimento.
Todas as pessoas que eu conheço, incluindo eu, que embarcaram em uma jornada de mudança e auto-conhecimento, estavam cuidando da sua vida, normalmente, e então algo aconteceu. Alguém ficou doente, um relacionamento que terminou, alguém morreu ou alguma coisa pegou fogo (meu caso). Nesse momento, perceberam que tinham que mudar, se continuassem a ser como eram, não iam acabar bem.
E nesse momento, todos embarcam rumo ao desconhecido. No caminho, sempre temos alguém, pessoalmente ou não, que atua como um guia. Compramos um curso, lemos um livro, vamos a terapia ou conhecemos alguém que nos ajuda a trilhar o caminho. Muitas vezes, esses guias vão surgindo em momentos diferentes da nossa jornada.
Recomendados pelo LinkedIn
Durante o caminho, temos provações, obstáculos, pessoas que nos deixam e que tentam nos impedir de alcançar nosso objetivo. Nos desmotivam, falam que estamos loucos, nos criticam, mas continuamos firmes e fortes. Com frequência, chega um ponto de um teste, algo que realmente vai mostrar se aprendemos e mudamos, ou não. Chegou a hora da prova, da apresentação que você treinou, da luta, a hora de convidar alguém para sair ou construir uma casa.
Passamos pelo teste e então assumimos a nossa nova identidade, agora voltamos a viver a nossa vida, mas completamente mudados, mais maduros, responsáveis, mais fortes e capazes.
Não importa a situação difícil que nos encontramos, a única alternativa que temos para obter sucesso é continuar no caminho, na nossa jornada heróica. Continuar levantando depois de cair e matando um dragão todo dia, até não ter mais dragão.
Ser o herói da nossa história é o que devemos a nós mesmos. O único momento que você fracassa é quando desiste! Como diria Winston Churchill "se estiver passando pelo inferno, continue caminhando".
Até amanhã
João
Gerente Key Account / Novos Negócios/ Farma/ Bens de Consumo
1 aExcelente