As noites não estão sendo suficientes?
Foto: Jacob Yuri Wackerhausen - Shutterstock

As noites não estão sendo suficientes?

Se você é uma daquelas pessoas que acreditam que dormir 8 horas por dia é o suficiente para manter a saúde mental e física, você pode estar enganado. As noites mal dormidas podem ser um sinal de que algo não está indo bem em sua vida.

Acordar sem disposição, sonolência diurna, irritabilidade, cansaço, menor rendimento no trabalho e estudos, dificuldades de concentração, menos controle emocional, problemas de memória são alguns exemplos desses sinais. No longo prazo isso pode trazer consequências mais graves.

Enquanto uma boa noite de sono é importante para o nosso bem-estar, a verdade é que precisamos de muito mais do que isso para cuidar de nós mesmos. É preciso olhar para além do tempo de sono e pensar em práticas de autocuidado que nos ajudem a relaxar e recarregar as baterias.

Acreditem, aconteceu comigo.

Em uma das minhas antigas experiências de trabalho me senti completamente esgotado. A rotina engessada do trabalho, combinada com uma jornada exaustiva em que eu trabalhava de segunda a sábado, me fizeram perceber que eu precisava buscar ajuda. As noites não eram suficientes e eu sempre acordava com vontade de continuar dormindo, e quando levantava, geralmente estava mal-humorado e estressado. Ouvir a música do Fantástico era deprimente, pois eu sabia que em poucas horas iniciaria outra semana de trabalho.

Então, descobri algumas práticas de autocuidado que me ajudaram bastante. Primeiro, me acolhi por meio de um acompanhamento psicológico. Depois, descobri práticas como meditação, caminhadas e leitura que me ajudaram a diversificar mais o meu dia. Por último, mudei de emprego - e foi a melhor coisa que eu fiz em benefício ao meu sono e a mim mesmo.

Acolher-se é fundamental para uma vida saudável e equilibrada.

Isso significa ser gentil consigo mesmo, reconhecer seus limites e fazer coisas que te fazem sentir bem. Pode ser uma caminhada ao ar livre, uma xícara de chá quente antes de dormir, ler um capítulo de um livro, ou até mesmo uma sessão de meditação.

Desenvolver práticas de autocuidado é uma forma de investir em si mesmo e garantir que você esteja em seu melhor estado físico e mental. Não é apenas uma questão de ter tempo para si mesmo, mas também de ser proativo em relação à sua saúde e bem-estar.

Então, se você está se sentindo cansado e esgotado, reserve um tempo para refletir sobre o que pode estar causando essas sensações. Talvez seja hora de olhar para além do tempo de sono e encontrar maneiras de acolher-se e cuidar de si mesmo.

Abaixo deixo 6 dicas que funcionaram para mim e que podem te ajudar a melhorar sua higiene do sono.

  1. Estabeleça uma rotina de sono: Tente ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico e a melhorar a qualidade do sono.
  2. Crie um ambiente confortável: Mantenha o quarto escuro, fresco e tranquilo. Invista em um colchão confortável e em travesseiros que suportem o pescoço. Use cortinas blackout ou uma máscara de dormir para bloquear a luz e abafe os ruídos externos com protetores auriculares ou sons relaxantes - Descobri uma máscara de dormir com fones blutooth que é maravilhosa e super confortável. Além disso, eu investi também em um difusor de óleos essenciais, o de lavanda francesa deixa um cheirinho gostoso no ar, relaxa e é um calmante natural.
  3. Evite estimulantes antes de dormir: Evite cafeína, álcool, nicotina e alimentos pesados antes de dormir, pois podem prejudicar a qualidade do sono. Substitua o café por chás, os de camomila e flor-de-maracujá são conhecidos por acalmarem e relaxarem.
  4. Faça atividades relaxantes antes de dormir: Estabeleça um ritual de relaxamento antes de dormir, como tomar um banho quente, ler um livro ou praticar meditação.
  5. Desligue eletrônicos: Evite usar eletrônicos como o celular ou o computador antes de dormir, pois a luz azul emitida por esses dispositivos pode afetar o sono.
  6. Exercite-se regularmente: Exercícios físicos regulares ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode melhorar a qualidade do sono. Mas evite atividades intensas antes de dormir, pois podem afetar a capacidade de relaxar.

Se mesmo assim você tiver enfrentando problemas para dormir, sugiro que você consulte um especialista. Pode se tratar de um problema crônico de sono, nesse caso, considere consultar um especialista em sono para obter orientação e possíveis tratamentos.

Lembre-se de que a qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade. Ao implementar esses passos em sua rotina, você pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e ter um sono mais reparador e revigorante.

_______

Inspirado na palestra "The real reason why we are tired and what to do about it" – SMITH, Saundra Dalton no TEDxAtlanta

_______

Esli Queiroz | esliqueiroz@gmail.com | Linked in |

Aron Bernardo

Estudando Ciências de Dados / Analista de Dados / Data Analytics / Python/ SQL/Power BI/Tableau/ Pandas, Numpy/ CNV / Google Colab

1 a

Meditação é algo surpreendente para relaxar e ajudar a dormir , o simples fato de usar a técnica de respiração do 4,7,8 já acelera o processo de relaxamento para conseguir dormir .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Esli Queiroz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos