A nossa visão: não há programa de relacionamento, nem incentivo, sem troca de conhecimento - Ainda mais na quarentena...
Quando iniciamos a publicação de nossos conteúdos sobre os programas de relacionamento nesses tempos de afastamento social devido à COVID-19, no início de abril, a situação era outra: tínhamos a perspectiva de voltarmos a viajar e permitirem aglomerações em eventos já no segundo semestre deste ano. No entanto, hoje, a situação é bem mais preocupante e incerta do que imaginávamos.
No momento em que esse artigo está sendo publicado, especialistas internacionais já discutem a possibilidade de não voltarmos às atividades que envolvem aglomerações nem mesmo no primeiro semestre do próximo ano (2021). Com essa realidade, nos sentimos com o compromisso de não somente dar dicas sobre o que deve ser evitado neste momento, mas também nos aprofundarmos em como a nossa visão sobre programas de relacionamento pode criar alternativas reais para as diferentes empresas.
Vamos apresentar, então, por que a Verte tem o conhecimento e a capacitação no centro de sua metodologia e como esse mindset pode ser usado tanto na premiação de campanhas de incentivo, como na solução de engajamento e motivação das pessoas de um negócio para atingimento de metas e resultados.
1. Qual a relação entre incentivo e capacitação?
A Verte foi uma das primeiras empresas do nosso setor a vislumbrar o uso de capacitação como prêmio de campanhas de incentivo. Na grande maioria das empresas de incentivo e do mercado comprador, reina, ainda hoje, a ideia de que prêmio é sinônimo de presente, algo que serve puramente para presentear e reconhecer o premiado. Começando por produtos de desejo como carros, celulares etc., ou mesmo um prêmio em dinheiro, estas são ainda as formas mais básicas de premiação. E, conforme descrito anteriormente em nosso primeiro artigo sobre incentivo, essas formas de premiação deixam pouco residual ou nenhum com relação a marca e, muito menos, traz resultados eficazes para quem premia.
Ao longo dos anos, desde 1997, percorremos uma longa curva de aprendizado. Com viagens e eventos, entendemos o poder das experiências que se mostraram bem mais efetivas em marcar a memória e criar um vínculo entre o premiado e a empresa. Ainda dentro das experiências, criamos soluções que fossem mais singulares, algo marcante e envolvente que não fosse capaz de ser comprado, e sim tivesse que ser conquistado. E isso era o que fazia sentido para nós por muito tempo. Até parar de fazer.
Em um certo momento da jornada, percebemos que só a experiência pela experiência já não era o suficiente, afinal as pessoas evoluem. Diferentemente dos concorrentes, o centro do nosso negócio nunca foi somente o turismo, e sim atuar estrategicamente para trazer resultados para os negócios dos nossos clientes. Nos perguntamos, então, o que poderia de fato responder aos desafios trazidos pelos gestores dessas empresas? O que poderíamos adicionar que tivesse o poder de repercutir no trabalho e no relacionamento dessas marcas com os premiados, fossem eles seus colaboradores, vendedores, distribuidores e/ou clientes, a ponto de refletir de verdade nos resultados apresentados por eles? Como impactaríamos a vida e carreira dos premiados a ponto de criar um vínculo de gratidão e parceria duradouro entre cada um desses públicos e a empresa?
A resposta anos atrás, e que continua para os dias de hoje, é o conhecimento. Nossa experiência com programas de capacitação já vinha nos munindo com aprendizados interessantes sobre o potencial de relacionamento presente no compartilhamento de conhecimento. Além da valorização de cursos e aprendizados em si, uma vez que são personalizados exclusivamente de acordo com a estratégia de negócio de cada cliente e para as suas necessidades, percebemos que era na capacitação onde se encontravam os mais longevos e poderosos vínculos de relacionamento. Além do status de ser parte de um programa personalizado por escolas renomadas mundialmente parceiras da Verte, como INSEAD, Cornell, Berkeley, entre outras, a proximidade e a parceria criadas entre um grupo de pessoas que compartilham a experiência de sala de aula e as práticas do negócio eram muito mais fortes e duradouras do que as de qualquer outra experiência. Na hora de aprender, todos se colocam no mesmo nível, no mesmo grupo, como iguais conquistando o desenvolvimento coletivo, algo intrínseco ao ser humano para lhe apoderar e que ninguém retira dele. Cria-se um sentimento de comunidade e irmandade genuíno que é difícil de ser quebrado - exatamente o relacionamento que os negócios dos nossos clientes buscavam com seus colaboradores, distribuidores e clientes.
2. É possível usar a capacitação para além da premiação na construção de relacionamento.
Uma vez que entendemos o potencial relacional da troca de conhecimento, introduzimos a capacitação e a troca de conhecimento mais e mais em nossas soluções. As viagens de premiação para as campanhas de incentivo passaram a contar com palestras exclusivas, além de cursos e workshops personalizados, e nossa parceria com universidades e profissionais do mundo todo se tornou ainda mais valorizada pelos nossos clientes. Mas, fomos mais adiante do que apenas usar o conhecimento como prêmio. Nós o colocamos no centro de todas as nossas estratégias de relacionamento. Hoje, pautamos todo o nosso negócio na premissa de que a essência de negócio da Verte é fomentar relacionamento por meio do conhecimento.
Uma vez com esse direcionamento, identificamos a oportunidade de responder com capacitação uma demanda presente no decorrer das campanhas de incentivo: a necessidade de engajar os participantes a atingirem suas metas e se envolverem ao máximo com a empresa. Passamos, então, a entregar “pílulas de conhecimento” aos participantes como parte da estratégia de incentivo, fortalecendo a campanha. Por meio de conteúdo, palestras, cursos e workshops, garantimos que os participantes se sintam seguros e apoiados com as ferramentas necessárias para garantirem suas performances e atingirem as metas estabelecidas. Essa preocupação cria um maior compromisso para com a campanha, um forte engajamento com os objetivos e com a marca por parte do participante, seja ele um colaborador, um intermediário ou um cliente.
Com essas inserções de conhecimento, conseguimos contribuir não só para o cumprimento das metas quantitativas das campanhas, mas também para as qualitativas, como índice de engajamento da equipe, fomento da cultura organizacional, criação novos líderes e reconhecimento das pessoas. Assim, abrindo caminho para as empresas irem além, criando protagonistas comprometidos e engajados. É mais do que só resultados e performance, é uma questão de relacionamento e lealdade.
3. Conheça o potencial de impacto do conhecimento quando ele é bem plantado: O círculo virtuoso de relacionamento.
O resultado do qual estamos em busca quando investimos em capacitação como parte de nossa estratégia de relacionamento, seja para incentivo de vendas, motivação de compras, reconhecimento de pessoas ou até o alinhamento de uma equipe, é um ganho mútuo entre a pessoa que a recebe e a empresa que a proporciona. Por conta dessa característica retroalimentativa, o denominamos “círculo virtuoso”: a empresa entrega ao premiado, seja ele uma pessoa interna ou externa, algo de muito valor que será entendido e recebido como tal. O conhecimento é algo que ninguém poderá tirar dele, que os outros ao seu redor não podem comprar, que vai impactar em seu crescimento pessoal e profissional, e, muito possivelmente, na sua performance. Algo que não se esgota ou é esquecido; pelo contrário, com o qual se ganha exponencialmente: o seu próprio desenvolvimento.
E o mais interessante é que esse prêmio em forma de capacitação que a empresa ofertou vai retornar para ela de um jeito ou de outro, seja tendo profissionais mais preparados ao seu lado e mais engajados com a sua empresa, ou seja preparando as pessoas para desempenhar funções de liderança, tomando melhores decisões, inspirando seus times e levando seu negócio rumo aos seus objetivos. E se o público premiado for o cliente, por exemplo, você terá um distribuidor ou comprador final mais preparado para ter sucesso em seu próprio negócio, atingindo melhores resultados e sendo cada vez mais seu parceiro e defensor da sua marca. E tem mais, você tem o poder de escolher em que quer capacitar essas pessoas, pode guiá-las ao caminho que faz sentido para os objetivos e desafios de negócio em questão.
E claro, o que a empresa recebe de volta não são só as consequências diretas dessas capacitações. Tem todo o relacionamento conquistado, que, como falamos no primeiro item, é mais forte e duradouro do que qualquer outro. Essas habilidades adquiridas e aprendizados absorvidos estão à disposição de pessoas que desejarão crescer ao seu lado. Ao capacitar aqueles ao seu redor, você só tem a ganhar.
…
Chegamos ao fim de mais um conteúdo sobre como a Verte entende as estratégias de relacionamento nesse momento e após a quarentena. Não deixe que o distanciamento social te afaste dos seus públicos de interesse. Acompanhe a Verte por aqui para conferir as próximas postagens. E para discutir mais sobre esse assunto, tirar alguma dúvida ou começar a planejar como a sua empresa vai investir em capacitação a partir de agora, entre em contato conosco em verte.com.br ou pelo nosso inbox do Linkedin!
Leia também o nosso primeiro artigo, citado anteriormente neste texto, sobre incentivo em tempos de quarentena.