Nossas Personas em tempos de Home Office
Uma breve reflexão sobre nossas personas doméstica e profissional em tempos de Home office.
"Temos feito das nossas casas nosso escritório, tem sido bastante conveniente, pois os deslocamentos diários tomam muito tempo. No entanto todos precisamos de um tempo para alternarmos nossas personas, morar e trabalhar no mesmo lugar pode tornar isso difícil. De manhã quando está preparando o seu café da manhã, é o seu lado normal, o doméstico que está no controle.Em seguida você caminha para pegar seu carro, ou caminha até o metro entra no vagão, e quando chega ao trabalho, precisa assumir seu lado profissional. O tempo de deslocamento é uma ponte entre a vida doméstica e a vida profissional , que lhe permite alternar as mentalidades completamente distintas." Livro Zen a A arte de viver com simplicidade.
Pode parecer supérfluo, mas indispensável o ato do deslocamento. Neste momento depois de alguns meses em que muitas pessoas estão trabalhando em casa, me pego pensando sobre a questão da confusão em nossas personas sobre o fato de trocar apenas de cômodos para entrar no nosso atual escritório, como tem sido em poucos minutos transitar da mesa de trabalho para estar na cozinha preparando o alimento para a refeição, muitas vezes para a família e logo em seguida se conectar no Zoom e realizar reuniões e mais reuniões. . Quão saudável mental e emocional tem sido esta rotina doméstica?
Lembra de quando ao invés de enviar um e-mail você preferia caminhar até a mesa do seu colega não só para falar de trabalho, mas falar do futebol, do churrasco do final de semana e o cafezinho no escritório, ah o cafezinho do escritório ......? E o quanto o momento do cafezinho com os colegas de trabalho é psicologicamente importante para a descontração, risos, piadas, para relaxar, limpar a mente para se embrenhar naquele relatório exaustivo, ou criar alternativas para um problema a solucionar.
Somos seres gregários, queremos nos conectar, compartilhar, trocar, conversar, fazer parte, agregar, influenciar faz parte da natureza humana tudo isso.
É minha gente, em tempos de home office precisamos aprender como cuidar da nossas mentes e de nossas emoções, temos que dar conta da nossa sanidade mental.
Precisamos abrir espaço para uma aprendizagem de uma competência que não temos instalada, a de assumir as diferentes personas de um lugar que é onde moramos, dormimos, vivemos, convivemos em família, brincamos com nossos filhos, esposas, maridos, cachorro e gatos, e ainda somos profissionais.
E você como tem sido sua percepção e vivências sobre a perspectiva alternar suas personas?
Persona
O Arquétipo Persona dá ao sujeito a possibilidade de criar um personagem que pode não ser de fato ele mesmo.Dentro de cada persona existe um conjunto de ideias que se originam da sociedade, no qual denominamos regras sociais. A Persona é muito importante para a sobrevivência humana. Através dela, nos tornamos capazes de conviver com o outro, inclusive nos ajuda a conviver com aquelas pessoas que nos são desagradáveis de maneira saudável e equilibrada. Este Arquétipo é ideal quando ele é flexível, ou seja, não é unilateral.
Ela tem o compromisso em expressar a individualidade do individuo no contexto social rodeado por códigos sociais e as variáveis de outras pessoas. Wikipedia