O que é Coaching Ontológico?
Em tempos de tantas metodologias para formação de coaching, me sinto à vontade para falar sobre o tema....
No coaching não há promessas... simplesmente é um acompanhar desde a confiança que se abre neste espaço sagrado, em que o coach e o coachee se colocam lado a lado, do respeito, da escuta, da vulnerabilidade para caminharem juntos na descoberta mais profunda de quem SOMOS!
O Coaching Ontológico é um campo de conhecimento que utilizamos para acompanhar os processos transformacionais nos coachees sob a ótica de uma coerência ontológica (corpo, emoção e linguagem).
Vamos entender o que é ontologia?
Ontologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza do ser, da existência e da própria realidade. É a ciência do ser.
Ontologia (do grego ontos, "ser", "ente"; e logos, "saber", "doutrina") é, em sentido estrito, o "estudo do ser".
Como chega o cliente/coachee?
O cliente/coachee traz uma história para contextualizar o que está passando.
Ele chega para uma conversa com o coach contando sobre algo que não vai bem na vida, uma ruptura, algo que o tirou da sua rotina, um incomodo, ou do modo como vem operando na vida que está disfuncional, aparece a dualidade entre o pensar, sentir e agir.
Metodologia
Nesta metodologia, o coach abre um espaço de confiança, propõe que a caminhada seja realizada em conjunto, legitima as dores e o contexto de vida do coachee como um observador único do mundo.
O coach acompanha, apoia, confronta de forma respeitosa o coachee, ou seja, usa a irreverência gentil para lhe fazer perguntas desafiadoras, explorando a história, e revelando as crenças e julgamentos mais profundos do coachee.
É importante salientar que o coach não é conselheiro, o seu papel é escutar, perguntar, escutar e interpretar a história a devolvendo ao coachee, indagando sobre o seu julgamento e crenças.
O coachee por sua vez é incentivado a fundar os seus julgamentos e crenças, dando-se conta do ponto principal e a refletir o sentido de manter estas crenças e julgamentos, ou solta-los e articula uma nova forma de SER na vida.
Considero que articular e reinterpretar são os pontos para a transformação do coachee, assim ele se sente empoderado à novas possibilidades e evolução na vida.
Neste ponto do texto, creio que valha a pena falar um pouco sobre crenças e julgamentos como parte importante deste processo.
Todos nós temos crenças e julgamentos, que são desenvolvidos a partir da infância, crenças sobre si, outros e do mundo. E são tidas como verdades absolutas. E às vezes as mantemos mesmo que elas sejam irracionais e disfuncionais.
As crenças e julgamentos são aprendidos e, portanto, podem ser revisados, desaprendidos e substituídos por outros mais satisfatórias.
Atuar sobre as crenças e os julgamentos do coachee são fundamentais para a efetividade no trabalho do Coach.
Após processo descrito acima, o coach vai apoiar o coachee a desenhar novas ações, criar espaços de aprendizagem e gerar novas possibilidades, seja na sua vida pessoal e ou profissional para garantir a mudança desejada pelo coachee.
Novos olhares e equilíbrio
Concluímos que o coach ontológico é capaz de apoiar, de ajudar a pessoa a ser mais efetiva, bem-estar, satisfação e a obter equilíbrio em uma vida com mais sentido emocional, verbal e atitudinal.
O coachee segue com um novo olhar......, fazendo escolhas assertivas, promovendo mudanças, expandindo o seu potencial e ocupando um lugar mais leve e coerente na sua vida.
Ele passa a viver a unicidade e a plenitude na vida para alçar novos voos!
Convido você a me enviar seus comentários e dúvidas.......
Até o próximo artigo!!
Roseli Faria
Psicóloga e Coach Ontológico
Advogado
5 aTexto conciso e objetivo. Muito esclarecedor.