Nosso RH está fofocando? O impacto na moral e na produtividade
Nosso RH está fofocando? O impacto na moral e na produtividade
Já sabemos que a fofoca é uma ocorrência comum em qualquer ambiente social, inclusive no ambiente de trabalho. No entanto, quando a fonte da fofoca está na área de RH isso pode ter um impacto significativo nos relacionamentos dentro da empresa. Neste artigo, vamos explorar esta possibilidade e os problemas que ela pode causar para a empresa, suas equipes e seus clientes.
Você poderia pensar: “Que absurdo o RH ser fonte de discórdia e fofoca na empresa!”. Mas sim, isto acontece, e não é raro de se encontrar. Estamos mais acostumados a ver em diversos setores, mas quando vem da área de Gestão de Pessoas, o impacto em todos é muito maior. Várias universidades mundiais têm excelentes estudos sobre esta situação e seus impactos na empresa.
Vamos imaginar um cenário.
Imagine uma empresa onde o gestor e membros e da equipe de RH são amigos próximos fora do trabalho. Eles geralmente discutem assuntos relacionados ao trabalho em seu tempo pessoal, incluindo informações confidenciais sobre os colaboradores. Essas informações são então compartilhadas com outros membros de seu círculo social, que também podem trabalhar na empresa. Logo, boatos e fofocas começam a se espalhar pelo ambiente de trabalho cansando problemas em todos os níveis.
Problemas para a empresa
Quando a fofoca é gerada dentro de casa e se espalha pelo local de trabalho, pode criar um ambiente de trabalho tóxico. Os colaboradores podem sentir que sua privacidade foi violada e que não podem confiar em seu gerente ou equipe de RH. Isso pode levar à diminuição do moral e da produtividade.
Um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriu que os colaboradores que trabalhavam em um ambiente de trabalho tóxico eram 60% menos produtivos do que aqueles que trabalhavam em um ambiente positivo. O estudo também descobriu que os colaboradores que trabalhavam em um ambiente de trabalho tóxico eram mais propensos a faltar ao trabalho e a pedir demissão. Para a pesquisadora Rebeca Toyama “Atualmente, há diversas empresas que só buscam ganhar, ganhar e ganhar, sem engajar seus colaboradores. Não olham internamente para analisar a saúde mental de seus funcionários, não procuram saber se estão sendo bons gestores, muito menos se seus funcionários estão satisfeitos com a situação em que vivem ou se possuem alguma sugestão de melhoria”.
Problemas para as equipes
A fofoca também pode criar divisões dentro das equipes. Os colaboradores podem começar a tomar partido e formar panelinhas, levando a uma falha na comunicação e colaboração. Isso pode prejudicar a capacidade da equipe de trabalhar em conjunto de forma eficaz e alcançar seus objetivos.
Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que as equipes que estavam sujeitas à fofoca eram menos propensas a ter sucesso do que as equipes que não estavam sujeitas à fofoca. Mostraram ainda que os efeitos negativos da fofoca são capaz de fazer com que pessoas se sintam isoladas dentro de um grupo. O estudo também descobriu que as equipes que estavam sujeitas à fofoca eram mais propensas a ter conflitos internos e a experimentar turnover.
Recomendados pelo LinkedIn
Problemas para clientes
Quando as relações internas de uma empresa são tensas devido a fofocas, isso também pode afetar suas relações com os clientes. Os colaboradores podem estar menos motivados a fornecer um serviço de alta qualidade, levando à diminuição da satisfação do cliente. Além disso, se os clientes se conscientizarem do ambiente de trabalho tóxico, eles podem optar por levar seus negócios para outro lugar.
Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que os clientes que tiveram um atendimento ruim de um colaborador que trabalhava em um ambiente de trabalho tóxico eram menos propensos a fazer negócios com a empresa novamente. O estudo também descobriu que os clientes que tiveram um atendimento ruim de um colaborador que trabalhava em um ambiente de trabalho tóxico eram mais propensos a falar mal da empresa para outras pessoas.
Mas, como evitar a fofoca no ambiente de trabalho?
Aqui estão algumas dicas para evitar a fofoca no ambiente de trabalho:
· Seja cuidadoso com o que você compartilha. Não compartilhe informações confidenciais sobre seus colegas de trabalho, seu gerente ou a empresa.
· Não participe de fofocas. Se você ouvir alguém fofocando, não participe da conversa. Mude de assunto ou saia do local.
· Reporte a fofoca às autoridades apropriadas. Se você souber de fofocas que estão prejudicando a empresa ou seus colaboradores, reporte-as ao seu gerente, RH ou outro responsável.
· Os líderes devem identificar logo o foco e trabalhar com o gestor e equipe causador das anomalias. Caso as conversas não funcionem ações de maior impacto devem ser realizadas.
Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.