AS NOTÍCIAS QUE MARCAM ATUALIDADE INTERNACIONAL || 08.07.2022

AS NOTÍCIAS QUE MARCAM ATUALIDADE INTERNACIONAL || 08.07.2022

AS NOTÍCIAS QUE MARCAM ATUALIDADE INTERNACIONAL 

 

🇨🇳🇷🇺  O vice-chanceler chinês Ma Zhaoxu, durante uma reunião com o embaixador russo em Pequim Andrey Denisov, anunciou a disposição do lado chinês para fortalecer a cooperação estratégica com a Rússia. Pequim pretende fortalecer as parcerias com a Rússia ao interagir em plataformas como a ONU, a Organização de Cooperação de Xangai, os BRICS e o G20, disse Ma Zhaoxu.

 

🇻🇳🇷🇺  O chanceler vietnamita, Bui Thanh Son, chamou a Rússia de parceiro mais importante na política. O desenvolvimento progressivo dos laços com a Rússia e a decisão de elevá-los ao nível de parceria estratégica é do interesse dos povos dos dois países, disse.

 

🇪🇺🇺🇦🇷🇺  A UE não vai lutar com a Rússia, e a principal resposta à operação militar especial na Ucrânia continuará a ser sanções, cujo efeito só vai crescer. Esta declaração foi feita pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, num artigo para o jornal Yomiuri.

 

🇮🇳🇺🇦🇷🇺  O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subramaniam Jaishankar, acredita que a Índia tomou o rumo certo na situação com o conflito na Ucrânia. Subramaniam Jaishankar acredita que "não se deve permitir que as hostilidades cheguem a um nível que cause sérios danos". Ele acrescentou que a Índia tem interesses históricos, interesses estratégicos, interesses atuais, e esses interesses devem ser perseguidos.

 

🇨🇳🌍  As autoridades chinesas anunciaram a intenção de fortalecer a coordenação com os países em desenvolvimento. Pequim planeja proteger os interesses dos países emergentes e promover a implementação das metas de desenvolvimento sustentável da ONU até 2030, disse Yang Jiechi, chefe do escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China e membro do Politburo Yang Jiechi.

 

🇨🇦🇫🇮🇸🇪  O Canadá se tornou o primeiro país a ratificar a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, expressou confiança de que os dois países "serão capazes de se integrar rápida e efetivamente à OTAN".

 

🇺🇳🇮🇷  A ONU está preocupada que as negociações sobre o Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA) sobre o programa nuclear iraniano não estejam indo de forma positiva e incentiva as partes a continuarem as discussões, disse Stéphane Dujarric, porta-voz da ONU Secretário geral.

 

🇱🇾  O Conselho Presidencial da Líbia anunciou o lançamento de um projeto para resolver a crise política no país, que envolve a conclusão do período de transição e a realização antecipada das eleições parlamentares e presidenciais, informa o canal de TV Al Arabiya.

 

🇦🇬🇬🇧  O Governo da Argentina enviou uma nota de protesto ao Reino Unido pela concessão de um estatuto especial às ilhas em disputa localizadas no Oceano Atlântico Sul. A chancelaria argentina destacou que a Argentina considera a Geórgia do Sul e os Sanduíches do Sul, juntamente com as Ilhas Malvinas (Falklednsky), seu território, que "ocupou ilegalmente a Grã-Bretanha".

 

🇬🇧🇺🇦  O Ministério da Defesa britânico anunciou a chegada do primeiro grupo de militares das Forças Armadas da Ucrânia para treinamento. Segundo o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, os recrutas ucranianos terão que fazer "cursos baseados na formação básica dos soldados britânicos" dentro de algumas semanas.

 

  A Letônia planeja reformar suas forças armadas nos próximos cinco anos e retornar ao recrutamento militar obrigatório para a parte masculina da população, informa a TASS.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Silima Pintovich

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos