Notion e a pretensiosa missão de organizar o seu trabalho
Ok, já sei, já sei: você já deve ter visto e lido muita coisa sobre o app queridinho da galera e que eclodiu na pandemia, o Notion. Não? Então, para saber mais detalhes sobre o app, dá uma lida também no texto do Rodrigo Ghedim.
Foi de lá que tirei a melhor definição do que é o Notion. Segundo Ghedim, ele leu em outros lugares que "o Notion é um filho do Excel com o Evernote". Hahahahaha... Geniaaaal!
Definições à parte, o caso é que estou me aventurando na ferramenta e colocando meu semi T.O.C gerencial para trabalhar. Venho configurando páginas e páginas de um projeto de marketing digital essa semana e exercitando a mentalidade ágil para não enlouquecer com tanta informação (do projeto e dos noticiários).
O que acho valioso compartilhar e recomendar aqui, é a sugestão de uso do Notion como exercício pessoal de organização e planejamento. Isso pode ser para tarefas pessoais, como pode ser para tarefas de projetos ou processos que você esteja liderando ou participando. Percebeu a quantidade de "ou" e "e" que escrevi? É justamente porque o Notion é muito flexível, e cabe em diversos usos; algo totalmente coerente com os tipo de trabalho que temos hoje em dia.
Nesse momento, estou usando o Notion como ferramenta de gestão e diário de bordo do projeto. Estou tentando embarcar uma colega de marketing na plataforma, mas estou encontrando resistência dela e dificuldade para explicar mais claramente como funciona a ferramenta e persuadi-la a adotá-la. Mas sei que devagar eu chego lá!
Por essa dificuldade, estava até pensando se o Notion não seria a digitalização daquele caderninho pessoal que cada um nós rabisca e organiza do seu jeito, sendo que agora, ele ganhou os superpoderes da internet e dos hiperlinks...
Um caderninho superpoderoso?
Definições à parte (eu sei que havia falado isso antes), eu tenho feito experimentações bem interessantes com o Miro integrado ao Notion. Confesso não me sentir muito confortável em acessar o primeiro dentro do segundo (Miro-Notion), contudo, o fato de poder "referenciar" os quadros do Miro no Notion, me permite encadear o processo de construção da informação do projeto, visualizando a ferramenta e os tópicos que serão abordados com o cliente, sem contar a possibilidade de registro dos resultados num mesmo lugar.
Em breve pretendo integrar o Notion ao Slack, outro queridinho das equipes remotas e tema para outro artigo. Até lá!