Nova Economia

Nova Economia


Em mais um momento de reflexão e contemplação coloco a disposição alguns recortes do livro – Nova Economia de Diego Barreto, o qual, eu ganhei em uma palestra do autor, espero que que tenhas alguns momentos de inquietudes com estes contornos de ideias.

“Os erros nem sempre são ruins, a forma como você lida com eles é que define seu sucesso ou fracasso.” – Diego Barreto.

O Brasil está mudando de forma silenciosa, a globalização e massificação da tecnologia abrem oportunidades para novos negócios e para a transformação de empresários em empreendedores. Startups e corporações que perceberam esse movimento moldam a nova economia, mas a grande maioria das empresas tradicionais permanece estática, vivendo do passado.

O Brasil antigo permitia a perpetuação de serviços ruins e resultados artificiais. Agora, a dinâmica é outra. Parece óbvio dizer que o mundo mudou desde que entramos na era da informação e das telecomunicações, um deslizar de dedos na tela do smartphone tem o poder de alterar todo o campo de batalha. Estamos sempre a uma inovação de distância de que tudo aquilo que sabemos e conhecemos se torne obsoleto.

Sempre eu afirmo nas minhas aulas que os dados viraram a moeda mais valiosa das empresas. É a era da nova economia. Nesse cenário turbulento e dinâmico, manter-se preso a antigos paradigmas e práticas pode significar ser engolido por negócios alinhados com princípios da inovação constante.

Dominar as novas regras são atitudes que definem quem permanece no mercado, para não correr o risco de se afogar na avalanche de informações desse novo mundo.

Saber ler o Presente, de modo a vislumbrar o que virá, é uma virtude rara. E é dela que se alimentam os empreendedores de todas as eras. A competição acirrada estimula a inovação tanto em tecnologia como em processos de negócios.

Os processos nem sempre são claros, e a única clareza é que a resposta aos problemas tem de ser ágil. A jornada de aprendizagem requer insistência, fator fundamental no universo antifrágil.

Quanto mais erros, maiores os choques e, consequentemente, conhecimento acumulado.

A nova economia rompe com paradigmas relacionados não apenas ao tipo de negócio, mas também, fundamentalmente, a forma como eles é administrado.

Neste livro podemos verificar alguns insights:

“A única certeza é a mudança” - a maioria das pessoas superestima o que elas podem fazer em 1 ano e subestima que pode fazer em 10 anos;

A  disrupção atual inclui uma mentalidade de inovação, de empresa lean, de organizações com pouca hierarquia e com decisões rápidas e descentralizadas;

Hoje, já vivemos imersos no big data, com uma realidade em que algumas avaliações, decisões e previsões feitas por humanos começam a ser realizadas por algoritmos;

No futuro, a massificação do acesso à tecnologia impulsionará o crescimento e gerará valor por meio de produtividade;

A nova economia diz respeito a substituição da lógica de fabricação manufatureira por outra, que é o fornecimento de produtos e serviços associados ao desenvolvimento de tecnologia proprietária, formado por empresas com modelos de negócios digitais. Aquele em que existe uma convergência de múltiplas inovações tecnológicas potencializadas pela conectividade;

As interações tecnológicas, econômicas e sociais trazidas por estas grandes transformações geram choques e, consequentemente, fricções na sociedade;

Na velha economia, uma empresa era ótima em fazer um produto ou um serviço. Na nova economia empresas são ótimas em integrar um produto a um serviço ou integrar dois serviços, criando o conceito de solução.

Na nova economia temos a consciência de que a diversidade de talentos se tornou uma questão de sobrevivência;

O ponto a ser considerado é a tríade: internet, nuvem e APIs (Application Programming Interface) a soma dos três  é que viabiliza negócios exponenciais em termos de capacidade, velocidade, ultra conectividade e custo;

Quando a transparência faz parte do dia a dia da empresa, não há dificuldade em fazer críticas respeitosas nem elogios públicos. Eles são necessários para criar referências, mostrar a todos como os dar o próximo passo;

O sucesso vai nascendo das dificuldades superadas. E os fracassos podem ser grandes professores;

Quem desbrava o território da inovação uma vez é para sempre fisgado pela inquietação;

A estratégia precisa ser encarada como as escolhas que alguém faz para atingir um desempenho muito alto, envolvendo alternativas que implicam o que fazer versus o que não fazer. Estratégia envolve decisões não frequentes, difíceis de reverter, relacionadas à competição e com consequências relevantes;

O papel da transformação digital é simplesmente viabilizar um novo jeito de operar com mais eficiência em prol do consumidor, não precisa ser uma tecnologia da NASA.

Portanto, o autor argumenta sobre transformação digital, nova economia, cultura, e principalmente disrupção - onde os segmentos da economia passam a se organizar, a estratégia das empresas deixa de ser um roteiro definido somente pela execução.

 Agora é um processo que exige visão elástica durante todo o percurso, para que os empresários possam ajustar o negócio a cada novo sinal do mercado, única forma de tomar decisões que lhe permitiram continuar a gerar Riqueza no futuro.

Uma empresa na nova economia tem cultura orientada para tecnologia, modelo de gestão ágil, infraestrutura de tecnologia moderna, mentalidade de ecossistema, orientação a dados, negócio integrado à tecnologia, tecnologia proprietária em alguns casos e modelo de negócio digital.

Renan Willian

Systems and Business Analyst

1 a

Excelente texto professor. Digitalizar os negócios é primordial! 🤑

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiano Tykalowitz

  • Respeite as ilusões uns dos outros

    Respeite as ilusões uns dos outros

    Adoro dizer que as pessoas não se lembram dos livros; eles se lembram de frases. Mais uma reflexão de Morgan Housel…

  • A Psicologia Financeira

    A Psicologia Financeira

    Após término de mais uma leitura de um livro, um best-seller internacional – A Psicologia Financeira, onde encontramos…

  • Insights do livro - Essencialismo

    Insights do livro - Essencialismo

    Estamos aqui para “dissecar” o livro - Essencialismo - “A busca disciplinada por menos" é um livro escrito por Greg…

  • O QUE IMPORTA É O RESULTADO

    O QUE IMPORTA É O RESULTADO

    De forma objetiva, fiz “alguns recortes” do livro - O que importa é o resultado - da autora Cristiane Correia, sobre os…

    2 comentários
  • Por que pessoas tóxicas são promovidas? Pelo mesmo motivo que as humildes: habilidade política

    Por que pessoas tóxicas são promovidas? Pelo mesmo motivo que as humildes: habilidade política

    Às vezes, as pessoas erradas são promovidas. Podem ser desonestas e manipuladoras inescrupulosas (o que psicólogos…

    4 comentários
  • Uma breve história da Humanidade – Sapiens - Yuval Noah Harari

    Uma breve história da Humanidade – Sapiens - Yuval Noah Harari

    Após a leitura do livro de harari sobre a história da humanidade, recortei algumas reflexões do livro para um debate e…

  • QUANDO TAYLOR CHOROU

    QUANDO TAYLOR CHOROU

    Depois de ler o livro - Quando Nietzsche Chorou, fiquei pensando como seria um diálogo na atualidade com Frederick…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos