Novembro Negro
No mês de novembro, novembro negro, celebramos a consciência negra. Chamamos de novembro negro não por causa da “Black Friday”, tão esperada pelo comércio, mas sim por ter sido neste mês, mais especificamente no dia 20, que morreu Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra contra a escravidão e líder do Quilombo símbolo dessa resistência.
Além de revolucionário, Zumbi liderou ações que ainda hoje, mais de 270 anos após sua morte, servem de exemplo. A concretização da data como feriado permitiu que o movimento negro viesse a luz para exaltar a cultura negra em manifestações sociais promovendo reflexões e fomentando as discussões por respeito e equidade. Além disso, ela permitiu que a história afro-brasileira entrasse no currículo escolar e que o tema da representatividade negra fosse enfim discutido em prol dos quase 55% de negros de nossa população.
Consciência negra é um tema que deve fazer parte de uma discussão geral, envolvendo toda a sociedade - e não somente os negros. A quebra de paradigmas e o questionamento dos privilégios deve ser interesse de todos para que possamos, enfim, alcançar a equidade e a representatividade política e econômica. #ubuntu