Novidades sobre Eletromobilidade - 31.05.2024

Novidades sobre Eletromobilidade - 31.05.2024

Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB

Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o Lemob consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.

Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.

Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogado

Automóveis 

BYD Yuan Pro chega ao Brasil em 2025: veja a estratégia da montadora chinesa para o utilitário esportivo. Chamado de SUV do Dolphin, elétrico já foi homologado no país e terá preço competitivo.

MINI confirma o lançamento de dois novos modelos no Brasil. No caso do MINI Countryman chega com sua versão inédita de motorização 100% elétrica, enquanto o MINI Cooper S vem com motor a combustão.

SUV mais barato do Brasil fica mais caro. O Fiat Pulse, até então o SUV mais barato do Brasil acaba de ficar mais caro. A linha 2025 teve seus preços reajustados com aumentos que chegam a R$ 2.500 em todas as versões. Veja quanto vai custar levar um desse para casa.

P3 Charging Index Asia – O Lotus Emeya supera todos eles. A consultoria P3 , especializada em eletromobilidade, desenvolveu a sua própria edição asiática do P3 Charging Index – uma comparação da adequação de carros elétricos para longa distância que relaciona o tempo real de carregamento com o consumo. Um modelo do Grupo GEELY superou claramente todos os outros carros de fabricantes alemães e chineses. No total, foram testados dez veículos de vários fabricantes, que são vendidos em números significativos na Ásia ou que estabelecem novos padrões em termos de desempenho - como de costume, a variante de tração com a maior autonomia foi usada nos modelos. Os modelos alemães incluem o Mercedes-Benz EQS 450+ e o BMW i7 eDrive50, ambos com baterias de 100 kWh. Da Coreia do Sul, foram testados o Kia EV9 com tração traseira e o Genesis G80 eletrificado, bem como o Hyundai Ioniq 6 RWD. As marcas chinesas incluíram o BYD Atto3, o NIO ET5 Touring e o XPENG G9 com uma bateria de longo alcance. Dois modelos têm um papel especial: embora o Tesla Model Y LR RWD seja de um fabricante norte-americano, ele é construído em Xangai e será vendido em números significativos na Ásia. E embora a Lotus seja essencialmente uma marca britânica, ela pertence ao grupo chinês Geely - o novo Emeya com sua bateria de 102 kWh também é construído na China. Aqui uma apresentação da P3.

Skoda prepara facelift Enyaq, protótipo a caminho. A Škoda Group introduziu a linha de carros elétricos Enyaq em 2020 e a aprimorou desde então. De acordo com um relatório, outra reforma está pendente. Agora também há fotos do coupé. Também não há sinal do novo design “Modern Solid” da marca aqui.

Chefe da Ferrari: Carro elétrico chegando no final de 2025, carro elétrico da China “apelo à ação” para a Europa. O CEO da Ferrari , Benedetto Vigna, falou sobre os planos da fabricante italiana de supercarros para carros elétricos e sua visão sobre o estado da indústria automotiva.

Cadillac apresenta SUV elétrico Optiq. Cadillac apresentou o novo Optiq. O modelo com 4.820 milímetros de comprimento complementa o portfólio de carros elétricos da marca de luxo e chega também à Europa.

Peugeot E-5008 pode ser encomendado na Europa a partir de 51.150 euros. O novo Peugeot 5008 pode ser encomendado. O francês oferece espaço para até sete pessoas e, como carro elétrico, tem autonomia de até mais de 600 quilômetros. (Texto apenas em alemão)

VW oferece o carro elétrico compacto ID.3 em três versões adicionais. A VW está expandindo a gama de seu carro elétrico compacto ID.3 e agora oferece mais três versões, incluindo um novo modelo básico e o modelo topo de linha.

A Renault está desenvolvendo o Twingo elétrico em conjunto com um parceiro chinês – em vez da VW. Depois do fracasso das negociações com a Volkswagen , a Renault está agora a trabalhar com um parceiro chinês no Twingo elétrico. O modelo está previsto para chegar ao mercado em 2026.

Micromobilidade

Com "jabuti", Mover é aprovado na Câmara e segue para o Senado com uma emenda que garante incentivos à produção de bicicletas elétricas. Há uma emenda do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que garante incentivos à produção de bicicletas elétricas, como a redução do IPI. O corte do imposto varia conforme a etapa do processo produtivo e pode chegar a até 100% de isenção.

Frotas / Caminhões / Ônibus

Aliança da 99 revisa projeção para veículos elétricos. Empresas que formam grupo de mobilidade, como a 99 , preveem frota formada por 20 mil veículos até 2025.

Em pesados, descarbonização passa pela renovação de frota. No Up Next, executivos dizem que o país irá conviver com várias tecnologias para reduzir as emissões de CO2. A eletrificação será mais lenta em veículos pesados no Brasil. Isso porque o país tem muitas alternativas de descarbonização, como o gás e o biocombustível. O que irá determinar qual tecnologia será adotada pelos transportadores e caminhoneiros é justamente a viabilidade econômica.

FreeNow estabeleceu metas de sustentabilidade e um terço da sua frota já é elétrica. Nos nove países onde o FreeNow está ativo, os usuários podem reservar táxis elétricos e híbridos utilizando a opção de frota “Verde”. 78 por cento de todas as viagens compartilhadas na plataforma, incluindo e-scooters, e-ciclomotores, e-bikes e compartilhamento de carros, foram feitas com veículos com emissão zero, disse a empresa. 46 por cento de todas as viagens realizadas através da aplicação de mobilidade em 2023 já foram realizadas com veículos elétricos ou híbridos. Segundo a empresa, o uso de veículos elétricos economizou 2.067 toneladas de CO2 por meio do aplicativo FreeNow.

Einride encomenda 150 caminhões elétricos Peterbilt. O fornecedor sueco de soluções de frete “como serviço” fez um grande pedido ao fabricante de caminhões Peterbilt Motors Company . A Einride quer adquirir um total de 150 veículos do modelo 579EV.

Volvo CE quer produzir mais máquinas de construção elétricas. O fabricante de equipamentos de construção inaugurou duas novas instalações na Suécia e na Coreia do Sul que ajudarão a produzir mais equipamentos elétricos de construção. Para este efeito, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) investiu o equivalente a mais de 38 milhões de euros.

Elephant E-Power – Novo caminhão elétrico para limpeza de esgoto. A FFG Umwelttechnik apresentou um veículo elétrico de aspiração e descarga baseado em um caminhão elétrico da Volvo Group , que atende pelo nome de Elephant E-Power. Segundo o especialista em carrocerias, nenhuma modificação é necessária: a carroceria de sucção e lavagem se encaixa diretamente no chassi da Volvo. (Texto apenas em alemão)

Infraestrutura

2.000 pontos de carregamento para Mercadona. A Iberdrola já instalou 2.000 pontos de carregamento AC em cerca de 450 locais da rede espanhola de supermercados Mercadona . Um total de até 3.500 desses pontos de carregamento estão planejados em 800 locais do Mercado em Espanha e Portugal.

Gerador de célula de combustível de hidrogênio para carregar carros elétricos. Clean City e seus parceiros tecnológicos HyMove B.V. e Venema E-Mobility Charge Systems B.V. desenvolveram o GameChanger 1. De acordo com seu próprio comunicado, é o primeiro gerador de energia móvel e independente da rede com uma célula de combustível de hidrogênio que pode ser usada para carregar rapidamente carros elétricos. Este gerador foi especialmente concebido para o porto de Livorno, um dos maiores centros europeus de veículos eléctricos.

Hidrogênio

Hyundai N Vision 74: superesportivo a hidrogênio chegando em 2026. Em setembro de 2022, o apresentador do Top Gear, Olly Q, derivou no carro-conceito híbrido a hidrogênio N Vision 74 de 680 cavalos da Hyundai Motor Company (현대자동차) no circuito de Bilsterberg, na Alemanha. Ele descreveu o design como retrô e o desempenho como voltado para o futuro. Um bom ano depois, a Hyundai anunciou que estava planejando trazer o N Vision 74, um carro esportivo com acionamento por célula de combustível de hidrogênio, para a estrada em uma pequena série.

Técnica / IA

Tactotek e Polestar estão trabalhando na tecnologia IMSE. IMSE significa “In-Mold Structural Electronics”, eletrônica estrutural moldada por injeção. O fornecedor finlandês Tactotek e Polestar estão trabalhando em eletrônicos moldados. A Polestar quer examinar como a tecnologia pode ser integrada aos veículos. A Polestar licenciará a tecnologia, os produtos e as soluções da TactoTek para explorar iluminação e interfaces homem-máquina.

ABB apresenta pacote de acionamento para ônibus elétricos. A empresa apresentou o que diz ser um motor e conversor com eficiência energética desenvolvido especificamente para ônibus elétricos. Os componentes do pacote são perfeitamente coordenados entre si.

Bateria / Reciclagem

Como uma abordagem multivida para baterias de carros elétricos gera valor agregado. Baterias usadas de carros elétricos podem ser reutilizadas para outros fins. A abordagem multivida é uma alternativa econômica e ecologicamente sensata à reciclagem e os fabricantes poderiam até se beneficiar financeiramente. Sendo o componente individual mais dispendioso, a bateria determina significativamente o preço dos carros elétricos. Se o preço destes puder ser reduzido, isso levará a um aumento na aceitação de veículos eléctricos, especialmente em segmentos sensíveis ao preço. Além disso, a produção e reciclagem de baterias tem impactos ambientais significativos. No PoV “Multi-Lifecycle-Battery” da Deloitte irá aprender como um conceito multi-vida para a utilização de baterias pode ajudar a poupar recursos e reduzir custos.

Aliança da China para a comercialização de baterias de estado sólido. A indústria automóvel está à espera de baterias de estado sólido que prometam maior segurança, maior vida útil e carregamento mais rápido em comparação com as tradicionais baterias de íons de lítio. Agora a China está a avançar com uma aliança industrial patrocinada pelo Estado.

Solithor atinge 500 ciclos de carregamento com sua própria bateria de estado sólido. O desenvolvedor belga de baterias de estado sólido, SOLiTHOR , fundado em 2022, afirma ter alcançado 500 ciclos completos de carga/descarga com uma célula tipo bolsa de primeira geração – com menos de sete por cento de perda de capacidade.

Política e Direito

União Europeia / China

UE pode anunciar tarifas para carros elétricos após eleições europeias. De acordo com relatos da mídia, a Comissão Europeia não quer anunciar a sua decisão sobre as tarifas contra a China até depois das eleições europeias de 9 de junho. Já foi indicada uma data específica, mas a Comissão nega-a.

As tarifas da UE sobre VEs custariam à China quase US$ 4 bilhões em comércio, diz estudo. É provável que os consumidores enfrentem preços mais elevados para os VE se as tarifas restringirem as importações chinesas de VE, porque a produção europeia é significativamente mais cara.

Número do dia

Hoje: Novos registos de VE em Espanha. 3.985 carros eléctricos foram registados na Espanha em Abril – mais de dez por cento a mais do que no mesmo mês do ano passado. A participação de mercado dos BEV sobe para 4,5%. Houve também 5.150 novos híbridos plug-in. Nos primeiros quatro meses do ano, Espanha registou 15.654 novos BEVs e 21.014 novos PHEVs.

Mais notícias

BYD acelera e planeja trazer 100.000 carros eletrificados ao Brasil até julho. Volume de importação sem precedentes de elétricos e híbridos plug-in visa garantir abastecimento até o final do ano.

Toyota, Mazda e Subaru continuam a apostar em motores de combustão. Os fabricantes de automóveis japoneses querem desenvolver uma nova geração de motores de combustão que possam funcionar com combustíveis sintéticos. Os novos motores devem pelo menos ser “adaptados à eletrificação”, o que significa que também podem ser integrados em propulsões híbridas.

Faraday Future vendeu apenas quatro carros elétricos em 2023. Há poucos dias, a fabricante de carros elétricos Faraday Future publicou uma retirada da sua previsão de produção para 2024 e do seu relatório financeiro para 2023. Devido às atuais condições de mercado e aos níveis de financiamento, a empresa retirou a sua expectativa original de produzir aproximadamente 1.000 carros elétricos este ano. Em vez disso, Faraday procura investidores adicionais para apoiar o crescimento e reduzir a sua dependência de financiamento que dilui o balanço.

________________________

LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.

Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos