Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados - 14.08.2024
Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB
Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o Lemob consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.
Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.
Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogado
Automóveis
Carros chineses de marca da Shineray rodam no Brasil. Modelos da SWM circulam pelo país, mas empresa nega intenção de vendê-los por aqui.
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil. A partir de agosto de 2024, oito novas cidades brasileiras contarão com pontos de venda e serviços específicos para veículos elétricos: Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP), Recife (PE), Fortaleza e Salvador (BA), Natal (RN) e Goiânia (GO).
Tesla retira do programa a versão básica de seu Cybertruck. A Tesla retirou a versão básica de 60.990 dólares da Cybertruck de seu configurador nos EUA antes do início das primeiras entregas dessa variante. O novo preço de entrada da atraente picape elétrica de aço inoxidável é, portanto, 99.990 dólares.
Modelo “global” elétrico Mazda EZ-6, lançamento europeu planejado. A Mazda afirma que o sedã EZ-6, oferecido como carro elétrico puro e modelo híbrido plug-in, será seu primeiro modelo “verdadeiramente global”. (EN)
Genesis está seguindo um caminho mais lento para se tornar uma marca de carros elétricos. Segundo relatos, a Genesis está se afastando dos planos anteriores de trazer carros elétricos ao mercado apenas a partir de 2025. Por enquanto, o foco também está nos híbridos. (DEU)
Corolla Hybrid: o Líder está Ameaçado. O Camanzi testou o modelo 2024 do Corolla Hybrid. Entre os sedãs, quem reina no pedaço é o Toyota Corolla, inclusive nos híbridos. Lançado em 2019 foi o primeiro híbrido flex feito no mundo e produzido no Brasil. E, como o irmão a combustão, tem fama de ter qualidade e confiabilidade. Mas, de lá para cá, não evoluiu e agora enfrenta a concorrência dos chineses.
Motocicletas
BMW CE 02: scooter urbana ágil, rápida e sem espaço de armazenamento. Com qualquer crítica à gama, importa referir novamente que a BMW CE 02 foi concebida como uma scooter urbana e a autonomia é suficiente para isso. É melhor ter uma vaga de estacionamento com ligação elétrica, então está tudo bem. Com o carregador rápido opcional de 1,5 kW, as baterias podem ser carregadas de zero a 100 por cento em 210 minutos; com o carregador padrão de 0,9 kW, leva 312 minutos. Assim como o CE 04, o irmão mais novo também está disponível em dois níveis de desempenho: com 4 kW/5,5 CV e 11 kW/15 CV. Com a versão mais potente você pode desfrutar de uma velocidade máxima de 95 km/h, um torque de 55 Nm e um tempo de sprint de 3,0 segundos de zero a 50 km/h. (DEU)
Micromobilidade
E-stroller da Cybex – eletromobilidade para a idade das fraldas. A Cybex, empresa de roupas para bebês de Bayreuth, está anunciando um carrinho com assistência elétrica para empurrar - incluindo uma função de pesagem com o apertar de um botão. Isso significa que os pais podem “atravessar qualquer terreno sem esforço”. (DEU)
Frotas / Caminhões / Ônibus
Xangai quer ter uma frota puramente elétrica de ônibus e táxis até 2027. A metrópole chinesa quer modernizar extensivamente o seu tráfego de ônibus e táxis. Como parte disto, as respectivas frotas deverão ser totalmente convertidas em veículos de novas energias até ao final de 2027. Isto envolve vários milhares de veículos por ano.
Aviação / Táxis voadores
Os serviços de táxi que utilizam drones ou pequenas aeronaves (Advanced Air Mobility, abreviadamente AAM) só serão economicamente viáveis num nicho de mercado premium. Este é o resultado de um novo estudo realizado por Roland Berger e DLR. É necessário um “modelo de negócios convincente” para o futuro. O estudo em inglês pode ser baixado aqui.
Infraestrutura
Milhões em financiamento para a startup de carregamento rápido Gaussion. A spin-off da University College London concluiu a sua ronda de financiamento da Série A de 10,9 milhões de euros. A Gaussion desenvolveu uma solução que visa melhorar o desempenho da bateria utilizando um campo magnético externo durante os ciclos de carga e descarga.
Cidade alemã deverá receber 1.000 novos pontos de recarga dentro de três anos. A Stadtwerke Köln GmbH planeja instalar 1.000 novos pontos de recarga em nome da cidade de Colônia nos próximos três anos. Isso também incluirá 100 estações de recarga rápida, que eventualmente poderão carregar com uma potência de 200 quilowatts. (DEU)
Embarcações
Parkwind testa carregamento offshore para navios. A desenvolvedora belga de parques eólicos Parkwind demonstrou pela primeira vez um sistema de carregamento offshore para navios. O sistema instalado no parque eólico Nobelwind permite que os navios de manutenção carreguem a energia eólica gerada localmente, apesar das correntes oceânicas predominantes no Mar do Norte. (EN)
Técnica
Mercedes lidera o ranking de mídia em inovações técnicas. De acordo com um estudo publicado na mídia, a Mercedes brilha com inovações técnicas: os suábios lideram claramente o ranking de mídia da Unicepta, com 72.349 reações de usuários. (DEU)
Recomendados pelo LinkedIn
Bateria / Reciclagem / Lítio
Mercedes deve divulgar fornecedores de baterias. Um incêndio num veículo na Coreia do Sul tem consequências de longo alcance para o fabricante alemão. A empresa está sob pressão para revelar um segredo normalmente bem guardado. (EN)
Zeekr enfrenta a ansiedade de alcance do EV com carga de bateria de 10 minutos. A bateria de fosfato de ferro-lítio atualizada pode carregar de 10% a 80% em 10 minutos e meio. (EN)
SES relata progresso na bateria de metal de lítio. A SES AI Corporation, desenvolvedora de baterias de lítio metálico, relata testes de segurança bem-sucedidos de suas células na China. A célula de 100 Ah da empresa destinada a carros elétricos passou nos testes de acordo com a norma de segurança chinesa GB38031-2020, afirma-se. (EN)
Tecnologia
Mahle apresenta novos ventiladores de alto desempenho para veículos elétricos. O fornecedor apresentará uma novidade mundial no IAA Transportation 2024 em Hanover, um ventilador biônico de alto desempenho que se destina a tornar veículos comerciais e carros elétricos significativamente mais silenciosos. (EN)
Política e Direito
Canada
Trudeau defende bilhões gastos atraindo a indústria de veículos elétricos para o Canadá. 'Sabemos que os veículos elétricos serão essenciais para o futuro e as escolhas que fizemos como governo garantiram que o Canadá fará parte disso'.
Vietnã
Vietnã poderia fornecer subsídios para carros elétricos. Para promover a difusão dos carros eléctricos, o governo vietnamita quer subsidiar a eletricidade para as estações de recarga. Aparentemente também se discute incentivos à produção de carros elétricos, importações e sucateamento de modelos.
Números do dia
Vendas globais de veículos elétricos cresceram 21% em julho. Apesar da alta, volumes foram afetados no mercado europeu após medidas protecionistas.
A Volvo Cars vendeu 14.130 carros elétricos em todo o mundo em julho, um aumento de 157% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Houve também 13.749 híbridos plug-in, cujas vendas aumentaram quatro por cento. (EN)
Mais notícias
Blume: Porsche continuará a construir motores de combustão por pelo menos dez anos. “O cliente deve decidir sobre a direção” – Panamera e Cayenne continuam com motores de combustão – “demanda esmagadora” pelo 911 híbrido. (DEU)
Porsche vê boas oportunidades no segmento de SUVs de ponta com o carro elétrico K1. Em entrevista à Auto Motor und Sport, o CEO da Porsche, Oliver Blume, confirmou a sua entrada no segmento de SUV elétricos de luxo com o modelo K1. Ele espera que a marca consiga se afirmar neste segmento. (DEU)
A marca Omoda da Chery já está superando Alfa Romeo, Honda e BYD em vendas na Espanha. O SUV compacto da montadora chinesa, abaixo de € 23.000, que será produzido em Barcelona, também é oferecido com motores elétricos. (EN)
Os veículos elétricos precisam de mais ajuda para aposentar carros movidos a combustíveis fósseis, diz o fornecedor britânico Dowlais Group. Os principais mercados da UE, incluindo a Alemanha, eliminaram ou reduziram os subsídios para veículos elétricos. (EN)
Renault promove Anne-Catherine Brieux a diretora industrial na unidade Ampere EV. Brieux, uma das principais executivas de qualidade da Renault, substitui Luciano Biondo, ex-executivo da Toyota. Ela supervisionará quatro fábricas de EV no norte da França.
BMW equilibra planos de trem de força enquanto os EVs esfriam. Grande parte da linha de crossovers da BMW será redesenhada nos próximos quatro anos, mas a perspectiva para algumas placas de identificação de carros movidos a gasolina é incerta. (cobrado e EN).
Alemanha: Estudo de satisfação de VE com inquérito de maio a julho de 2024 - Os veículos oferecem autonomias mais longas e velocidades de carregamento mais elevadas - a satisfação entre os condutores de VE está a aumentar novamente. Recentemente, os motoristas de carros elétricos ficaram decepcionados com o desempenho de seus veículos. O novo estudo de satisfação com veículos elétricos realizado pela empresa de consultoria e pesquisa de mercado USCALE mostra agora que a satisfação com veículos elétricos está novamente a aumentar. Os condutores de automóveis elétricos atestam que os seus automóveis têm um desempenho mensuravelmente melhor em termos de autonomia e potência de carregamento, as características técnicas mais importantes de um automóvel elétrico. Os problemas de utilização, por outro lado, são claramente evidentes na conectividade, nos conceitos operacionais e no carregamento. No entanto, existem diferenças claras entre as marcas no que diz respeito à vontade de recomendar. O ranking é liderado pelo líder do setor Tesla: 71% dos condutores de Tesla recomendam o seu modelo, apenas 5% não o fazem (os restantes são indiferentes). Tesla continua sendo o número um indiscutível. No outro extremo da classificação estão os modelos da Stellantis: apenas 3% dos condutores da Peugeot recomendariam o seu modelo a um amigo ou colega, 62% desaconselham (ver gráfico no folheto de imprensa). Dependendo da marca, os entrevistados veem diferentes pontos fortes e fracos das diferentes marcas, que são destacados neste artigo. (DEU)
Estudo: A queda na mobilidade elétrica na Alemanha provavelmente não será superada até 2028. O Centro de Pesquisa Automotiva (CAR) em Bochum apresentou um novo estudo e determinou que a Alemanha provavelmente perderá cinco anos no aumento devido à atual queda na demanda por eletromobilidade. Como relata o Die Welt, pode-se então presumir que os números de vendas terão se estabilizado novamente e o aumento continuará. (DEU)
Peugeot quer voltar ao Top 10, mas sem prazo de validade. Segundo Fabiana FIgueiredo, vice-presidente da empresa na região, marca está focada em retomar volume e ampliar portfólio por meio de eletrificados.
Após incêndios, Coreia do Sul entra em estado de alerta com veículos elétricos. Reuniões entre montadoras e agentes públicos se tornam regulares após incidentes no país. (Veja também baterias acima).
_________________________________________
LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.
Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.