O ódio existe e a culpa é nossa, não da internet
O debate sobre cultura do ódio na internet, acredito, vai muito além da explicação que diz: É a ilusão do anonimato. Acho que se a gente parar um pouco pra pensar, achar-se anônimo significa que o discurso ainda ali existe, mesmo que na cabeça de quem o promove. Explico.
Ora, o problema não está apenas em falar. Sim, esse é bem grave, mas acho que a grande desgraça é a sua existência. Aqui cai o mito de que a internet é a responsável por tanto ódio, não é. A internet não é um papel que aceita tudo, a rede social não é um mural em branco. Isso aqui é um ambiente resignificado como espaço público, já que rede social é algo que existe desde o início da humanidade e agora a sua versão digital está mais clara. É a educação, a falta ou excesso de informação - o que configura nada saber - que pode gerar tudo isso. E não toco aqui no âmbito das leis, fato que mataria esse texto no início, quando falei do anonimato, já que são totalmente rastreáveis 99% das ações digitais de qualquer usuário por autoridades competentes. Falo da gente, eu e você. Do que a gente anda pensando e propagando por aqui.
Colocar sobre os ombros da internet a culpa pelo ódio é um ato covarde e, consequentemente, passivo diante do real problema: a gente.
Product Owner
7 aConcordo com você, a Internet só serviu de veículo para rodo o ódio que já existe dentro das pessoas.